Livro de Jonas (Jn) - Capítulo 1
A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amati:
2?Levanta-te! Vai a Nínive, aquela grande cidade, e denuncia suas injustiças, que chegaram à minha presença?.
3Jonas partiu então, mas com a intenção de escapar da presença do Senhor, fugindo para Tarsis. Desceu até Jope, onde encontrou um navio que estava de partida para lá. Pagou a passagem e embarcou, para tentar escapar da presença do Senhor.
4Mas o Senhor mandou sobre o mar um vento forte que provocou grande agitação com ondas violentas que, parecia, iam arrebentar o navio.
5Os marinheiros ficaram com medo e puseram-se a orar, cada qual ao próprio deus. Jogaram ao mar a carga que o navio transportava, a fim de aliviar-lhe o peso. Jonas tinha descido ao porão e, deitado, dormia a sono solto.
6Indo até onde ele estava, o capitão disse-lhe: ?Como podes estar dormindo? Levanta-te! Ora ao teu deus! Quem sabe ele se lembra de nós e não nos deixa morrer!?
7Depois disseram uns aos outros: ?Vamos tirar a sorte para ver quem é o culpado dessa desgraça que está nos acontecendo!? Tiraram a sorte, que caiu sobre Jonas.
8Disseram-lhe, então: ?Dize-nos porque nos aconteceu essa desgraça! Qual é a tua profissão? De onde vens? Qual a tua terra? Qual a tua gente??
9Jonas respondeu: ?Sou hebreu. Adoro o Senhor, o Deus do céu e da terra, aquele que fez o mar e a terra firme?.
10Os homens ficaram muito assustados e disseram: ?Mas por que fizeste isso?? Eles entenderam que Jonas estava fugindo da presença do Senhor, pois ele próprio lhes havia contado tudo.
11Disseram-lhe: ?Que vamos fazer contigo para o mar se acalmar?? O mar estava cada vez mais agitado.
12Jonas respondeu: ?Vamos! Atirai-me ao mar e ele ficará todo calmo ao vosso derredor, porque eu sei que foi por minha causa que vos veio tão forte temporal?.
13Tentaram remar para se aproximarem de terra firme, mas não conseguiam porque o mar estava ficando cada vez mais agitado, o vento soprando em sentido contrário.
14Clamaram, pois, ao Senhor: ?Ah! Senhor, não queremos perder a vida junto com este homem! Não faças cair sobre nós um castigo indevido. Tu és o Senhor e fazes tudo o que queres?.
15Pegaram Jonas e o atiraram fora do navio. Imediatamente o mar se acalmou.
16Aqueles homens passaram a temer muito ao Senhor, oferecendo-lhe sacrifícios e fazendo-lhe promessas.