Evangelho segundo São João (Jo) - Capítulo 12

1A UNÇÃO EM BETÂNIA, PRELÚDIO DA MORTE
Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele tinha ressuscitado dos mortos.
2Lá, ofereceram-lhe um jantar. Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.
3Maria, então, tomando meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os cabelos. A casa inteira encheu-se do aroma do perfume.
4Judas Iscariotes, um dos discípulos, aquele que entregaria Jesus, falou assim:
5?Por que este perfume não foi vendido por trezentos denários para se dar aos pobres??
6Falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas, porque era ladrão: ele guardava a bolsa e roubava o que nela se depositava.
7Jesus, porém, disse: ?Deixa-a! Que ela o guarde em vista do meu sepultamento.
8Os pobres, sempre os tendes convosco. A mim, no entanto, nem sempre tereis?.
9Muitos judeus souberam que ele estava em Betânia e foram para lá, não só por causa dele, mas também porque queriam ver Lázaro, que Jesus tinha ressuscitado dos mortos.
10Os sumos sacerdotes, então, decidiram matar também Lázaro,
11pois por causa dele muitos se afastavam dos judeus e começaram a crer em Jesus.
12ENTRADA MESSIÂNICA EM JERUSALÉM
No dia seguinte, a grande multidão que tinha subido para a festa ouviu dizer que Jesus estava chegando em Jerusalém.
13Apanharam ramos de palmeiras e saíram ao seu encontro, gritando: ?Hosana! Bendito aquele que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel!?
14Jesus encontrou um jumentinho e montou nele, como está escrito:
15?Não temas, filha de Sião! Eis que o teu rei vem montado num jumentinho!?
16Naquele momento, os discípulos não entenderam o que estava acontecendo. Mas depois que Jesus foi glorificado, eles se recordaram que isso estava escrito a seu respeito e que assim lhe tinham feito.
17Os que estiveram presentes quando chamou Lázaro do sepulcro, ressuscitando-o dos mortos, davam testemunho.
18Foi por este motivo que a multidão foi ao seu encontro, porque ouvira dizer que ele tinha feito este sinal.
19Os fariseus, então, comentavam entre si: ?Estais vendo que nada conseguis? Olhai, todo mundo se foi, atrás dele?.
20OS GREGOS QUERENDO VER JESUS
Havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém para adorar durante a festa.
21Eles se aproximaram de Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e disseram: ?Senhor, queremos ver Jesus?.
22Filipe conversou com André, e os dois foram falar com Jesus.
23Jesus respondeu-lhes: ?Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado.
24Em verdade, em verdade, vos digo: se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só. Mas, se morre, produz muito fruto.
25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem não faz conta de sua vida neste mundo, há de guardá-la para a vida eterna.
26Se alguém quer me servir, siga- me, e onde eu estiver, estará também aquele que me serve. Se alguém me serve, meu Pai o honrará.
27Minha alma está perturbada. E que direi? ?Pai, livra-me desta hora?? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim.
28Pai, glorifica o teu nome!? Veio, então, uma voz do céu: ?Eu já o glorifiquei, e o glorificarei de novo?.
29A multidão que ali estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: ?Foi um anjo que falou com ele?.
30Jesus respondeu: ?Esta voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por vossa causa.
31É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso,
32e quando eu for levantado da terra, atrairei todos a mim?.
33Ele falava assim para indicar de que morte iria morrer.
34A multidão disse-lhe: ?Nós ouvimos na Lei que o Messias permanecerá para sempre. Como podes dizer que o Filho do Homem precisa ser levantado? Quem é esse Filho do Homem?
35Jesus então respondeu: ?Por pouco tempo a luz está no meio de vós. Caminhai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos dominem. Quem caminha nas trevas não sabe para onde vai.
36Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz?. Depois de lhes ter falado assim, Jesus saiu e escondeu-se deles.
37CONCLUSÃO SOBRE A INCREDULIDADE
Apesar de ter feito tantos sinais diante deles, eles não creram nele.
38Foi assim que se cumpriu a palavra do profeta Isaías, quando diz: ?Senhor, quem acreditou na nossa mensagem? E o braço forte do Senhor, a quem se revelou??
39Eles não podiam crer, conforme diz também Isaías:
40?Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, de modo que não vêem com seus olhos, nem compreendem com seu coração, nem se convertem para que eu os cure?.
41Isaías disse isso porque viu a glória dele e profetizou a seu respeito.
42No entanto, mesmo entre os chefes, muitos passaram a crer nele. Mas não o confessavam, por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga.
43Preferiram a glória que vem dos homens à glória que vem de Deus.
44Jesus exclamou: ?Quem crê em mim, não é em mim que crê, mas naquele que me enviou.
45Quem me vê, vê aquele que me enviou.
46Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
47Se alguém ouve as minhas palavras e não as observa, não sou eu que o julgo, porque vim não para julgar o mundo, mas para salvá-lo.
48Quem me rejeita e não acolhe as minhas palavras já tem quem o julgue: a palavra que eu falei o julgará no último dia.
49Porque eu não falei por conta própria, mas o Pai que me enviou, ele é quem me ordenou o que devo dizer e falar.
50E eu sei: o que ele ordena é vida eterna. Portanto, o que eu falo, eu o falo de acordo com o que o Pai me disse?.