Evangelho segundo São João (Jo) - Capítulo 14

1JESUS, O CAMINHO
?Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim.
2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós.
3E depois que eu tiver ido e preparado um lugar para vós, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também.
4E para onde eu vou, conheceis o caminho?.
5Tomé disse: ?Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho??
6Jesus respondeu: ?Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.
7Se me conhecestes, conhecereis também o meu Pai. Desde já o conheceis e o tendes visto?.
8Filipe disse: ?Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta?.
9Jesus respondeu: ?Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me conheces? Quem me viu, tem visto o Pai. Como é que tu dizes: ?Mostra-nos o Pai??
10Não acreditas que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras.
11Crede-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Crede, ao menos, por causa destas obras.
12A VIDA DOS QUE CRÊEM
?Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai.
13E o que pedirdes em meu nome, eu o farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.
14Se pedirdes algo em meu nome, eu o farei.
15Se me amais, observareis os meus mandamentos.
16E eu pedirei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, que ficará para sempre convosco:
17o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê, nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e está em vós.
18Não vos deixarei órfãos: eu voltarei a vós.
19Ainda um pouco de tempo e o mundo não mais me verá; mas vós me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis.
20Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
21Quem acolhe e observa os meus mandamentos, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.
22Judas (não o Iscariotes) perguntou-lhe: ?Senhor, como se explica que tu te manifestarás a nós e não ao mundo??
23Jesus respondeu- lhe: ?Se alguém me ama, guardará a minha palavra; meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada.
24Quem não me ama, não guarda as minhas palavras. E a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que me enviou.
25Eu vos tenho dito estas coisas enquanto estou convosco.
26Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito.
27Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é à maneira do mundo que eu a dou. Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração.
28Ouvistes o que eu vos disse: ?Eu vou, mas voltarei a vós?. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.
29Disse- vos isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais.
30Já não falarei mais convosco, pois vem o chefe deste mundo. Ele não pode nada contra mim.
31Mas é preciso que o mundo saiba que eu amo o Pai e faço como o Pai mandou. Levantai-vos! Vamos-nos daqui!?