Livro de Judite (JT) - Capítulo 10

1JUDITE PARTE PARA O ACAMPAMENTO INIMIGO
Quando cessou de clamar ao Deus de Israel e terminou todas estas palavras,
2Judite levantou-se, chamou a serva e desceu à casa, onde ela passava os dias de sábado e as festas.
3Despiu o pano de saco, com o qual se vestia, deixou sua roupa de viúva, tomou banho e ungiu-se com um perfume especial; penteou os cabelos, ajustou o diadema na cabeça e se vestiu com o traje de festa que usava quando seu marido Manasses ainda vivia.
4Calçou sandálias e enfeitou-se com colares e braceletes, anéis, brincos e todas as suas jóias, enfeitando-se o mais que pôde para seduzir os olhos dos homens, de todos os que a vissem.
5Entregou à sua serva um odre de vinho e uma bilha de óleo. Encheu também uma sacola com farinha de cevada, massa de figos, pães e queijo; embrulhou tudo e entregou à serva.
6Saíram ambas para a porta de Betúlia, e aí encontraram Ozias e os anciãos da cidade, Cabriz e Carmiz.
7Ao vê-la, com o rosto transformado e roupas diferentes, foram tomados de grande admiração e lhe disseram:
8?O Deus de nossos antepassados te conceda encontrar graça e realize teus projetos, para a glória dos filhos de Israel e a exultação de Jerusalém!?
9Prostrando-se por terra, ela adorou a Deus e disse a eles: ?Ordenai que me abram a porta da cidade e sairei, para que se realize aquilo que acabais de me dizer?. Eles mandaram aos jovens que se abrisse a porta para ela, conforme o que dissera.
10Assim fizeram, e Judite saiu, ela e sua serva. Seguiram-na com o olhar os homens da cidade, até que ela desceu a montanha e atravessou o vale. Depois, não mais a viram.
11Elas caminharam em linha reta, vale adentro, quando veio ao seu encontro o primeiro destacamento dos assírios.
12Eles a detiveram e interrogaram: ?A que povo pertences? de onde vens e para onde vais?? Ela respondeu: ?Sou uma filha dos hebreus, mas estou fugindo deles, pois estão a ponto de se entregarem a vós para serem devorados.
13Eu venho apresentar-me a Holofernes, o comandante-em-chefe do vosso exército, para levar-lhe informações seguras. Posso mostrar diante dele o caminho que deve seguir para conquistar toda a região montanhosa, sem que um só dos seus homens seja ferido ou morra?.
14Tendo ouvido suas palavras e observando o seu rosto ? era, a seus olhos, de uma beleza admirável! ? os homens lhe disseram:
15?Salvaste a tua vida, antecipando-te a descer para te apresentares ao nosso senhor. Podes ir até sua tenda. Alguns dos nossos irão à tua frente, até te entregarem em suas mãos.
16Quando chegares à sua presença, não tenhas medo, mas informa-o segundo o que nos disseste, e ele te tratará bem?.
17Destacaram cem homens dentre eles, os quais juntaram-se a Judite e à sua serva, e as conduziram até a tenda de Holofernes.
18Houve um alvoroço em todo o acampamento, pois correra nas tendas a notícia da sua chegada. E vinham e a rodeavam, enquanto ela esperava fora da tenda de Holofernes, até que o informaram a seu respeito.
19Admiravam-se da sua beleza e comentavam as suas palavras, que eram muito auspiciosas, e louvavam os filhos de Israel por causa dela. Diziam um para o outro: ?Quem desprezará esse povo, que tem tais mulheres? Não é bom deixar sobreviver um só homem dentre eles, pois os que escapassem poderiam lograr toda a terra!?
20Entretanto, saíram os guarda-costas de Holofernes e todos os seus servos, e introduziram Judite na tenda.
21Holofernes estava repousando em seu leito, debaixo de um cortinado tecido em púrpura, ouro, esmeralda e pedras preciosas.
22Informaram-no a respeito de Judite. Então ele saiu para a ante-sala da tenda, precedido de muitos archotes em candelabros de prata. Fizeram-na entrar.
23Quando ela chegou diante dele e de seus oficiais, todos louvaram a beleza do seu rosto. Ela prostrou-se por terra, fazendo-lhe reverência, mas seus servos a reergueram.