Livro de Judite (JT) - Capítulo 12

1JUDITE NO ACAMPAMENTO INIMIGO
A seguir, mandou introduzi-la no compartimento onde se guardava a sua prataria, para que lhe preparassem a mesa e lhe servissem da comida e do vinho reservados para ele.
2Mas Judite observou: ?Não comerei nada dessas coisas, para eu não cair em pecado. Do que foi trazido, se proverá ao meu sustento?.
3Disse-lhe Holofernes: ?Quando terminar o que está contigo, de onde traremos e te ofereceremos alimentos semelhantes? Não há aqui ninguém da tua raça, que tenha tais coisas?.
4Respondeu-lhe Judite: ?Por tua vida, meu senhor, a tua escrava não consumirá o que tenho comigo antes que o Senhor realize, por minha mão, aquilo que decidiu?.
5Os oficiais de Holofernes levaram-na para a tenda, onde ela dormiu até a meia noite. Antes da vigília da aurora levantou-se,
6e mandou dizer a Holofernes: ?Dê ordens o meu senhor para que seja permitido à tua escrava sair para a oração?.
7Holofernes mandou a seus guardas que não a impedissem. Assim ela permaneceu no acampamento, por três dias. À noite saía para o vale de Betúlia, e banhava-se na fonte.
8Saindo da água, ela orava ao Senhor, Deus de Israel, para que dirigisse o seu caminho em vista da exaltação do seu povo.
9Tendo voltado pura, permanecia na tenda, até que lhe trouxessem o alimento para a tarde. O banquete de Holofernes
10No quarto dia, Holofernes ofereceu um banquete só para seus servos, sem convidar nenhum dos oficiais.
11E disse a Bagoas, o eunuco que administrava todos os seus bens: ?Vai persuadir essa hebréia, que está a teus cuidados, para que venha até nós e coma e beba conosco.
12Pois seria uma vergonha para nós deixar uma mulher assim sem nos entretermos com ela, porque, se não a conquistarmos, ela escarnecerá de nós!?
13Bagoas saiu da presença de Holofernes e foi ter com Judite, dizendo: ?Não hesite a bela jovem em vir até o meu senhor para ser glorificada diante dele, bebendo conosco do vinho na alegria e tornando-se hoje honrada como uma das filhas dos magnatas da Assíria, que vivem no palácio de Nabucodonosor!?
14Respondeu-lhe Judite: ?Quem sou eu, para contrariar o meu senhor? Pois tudo o que for bom a seus olhos eu o farei bem depressa, e isto será para mim motivo de alegria até o dia da minha morte?.
15Ela então se enfeitou com suas vestes e todos os seus adornos femininos. Sua serva foi à frente e estendeu para ela, diante de Holofernes, no chão, os tapetes que recebera de Bagoas para seu uso diário, para comer reclinada sobre eles.
16Judite entrou e se reclinou. O coração de Holofernes foi arrebatado por ela, sua alma excitou-se e desejou apaixonadamente deitar-se com ela. De fato, desde o dia em que a vira, espreitava o momento favorável para seduzi-la.
17Disse-lhe, pois, Holofernes: ?Vamos, bebe e alegra-te conosco!
18Respondeu Judite: ?Beberei sim, meu senhor, pois minha vida é hoje mais engrandecida que em qualquer dia desde o meu nascimento?.
19E ela comeu e bebeu, diante dele, daquilo que sua escrava lhe havia preparado.
20Entusiasmado com ela, Holofernes bebeu muito vinho, como nunca havia bebido num só dia desde o seu nascimento.

Capítulos