Livro de Jó (Jó) - Capítulo 8

1PRIMEIRO DISCURSO DE BALDAD - OS FILHOS FORAM CULPADOS DE SUA SORTE
Tomando a palavra por sua vez, Baldad de Suás falou:
2?Até quando dirás tais coisas? Tuas palavras parecem um furacão!
3Acaso Deus passa por cima do direito ou o Poderoso perverte aquilo que é justo?
4Se teus filhos pecaram contra ele, ele os entregou às conseqüências da iniqüidade que cometeram.
5Tu, porém, se de manhã cedo te levantares para Deus, se suplicares o Poderoso
6e se caminhares com pureza e retidão, ele imediatamente despertará em teu favor e restaurará a tua legítima propriedade.
7Desta forma, o que possuías antes parecerá pouca coisa, em comparação com as tuas posses multiplicadas no futuro. ?Somos de ontem??
8Interroga a geração passada e investiga com cuidado a memória dos antigos.
9Pois somos de ontem e nada sabemos, e nossos dias sobre a terra são como a sombra.
10pois eles, os antigos, vão te ensinar e te falar, e do seu próprio coração vão extrair estas palavras:
11Pode o papiro vicejar sem a umidade ou o caniço crescer sem água?
12Estando ainda em flor, e sem que alguém o colha, seca antes de todas as ervas.
13São assim os caminhos de todos os que se esquecem de Deus, pois a esperança do ímpio se frustrará.
14Sua esperança é como um fio tênue; como teia de aranha, a sua confiança.
15Ao se apoiar sobre a sua casa, ela não agüentará; mesmo se lhe puser estacas, ela não ficará de pé.
16Parece cheio de seiva antes de vir o sol e seus brotos irrompem no seu jardim.
17Suas raízes se entrelaçam sobre as rochas e no meio das pedras persiste.
18Mas, se o arrancam do seu lugar, este o renega, dizendo: ?Não te conheço?.
19Assim termina sua alegre história: outros brotarão do mesmo chão.
20De fato, Deus não rejeita quem é íntegro, como tampouco não estende a mão aos malvados.
21Um dia a tua boca se encherá de riso e os teus lábios, de alegria.
22Quanto aos que te odeiam, se cobrirão de vergonha, pois a tenda dos ímpios não ficará em pé?.