Livro de Miquéias (Mq) - Capítulo 1

1PROFECIA DE MIQUÉIAS
Palavra do Senhor dirigida a Miquéias de Morasti, no período em que Joatão, Acaz e Ezequias eram os reis de Judá: o que ele viu a respeito de Samaria e de Jerusalém.
2AMEAÇAS - JUÍZO DE DEUS SOBRE ISRAEL E JUDÁ
Escutai, povos todos! Que o país e seus cidadãos prestem atenção! Do seu templo sagrado o Senhor Deus vem testemunhar contra vós.
3Sim, o Senhor sai do seu lugar e desce, andando pelas alturas da terra.
4Debaixo de seus pés as montanhas se dissolvem e os vales se derretem como cera junto ao fogo, como águas rolando morro abaixo.
5Tudo isso pelo crime de Jacó, por causa dos pecados da casa de Israel. Qual é o crime de Jacó? Não é Samaria? E quais os lugares altos de Judá? Não é Jerusalém?
6Pois vou deixar a Samaria como um terreno limpo para formar vinhedo, jogo suas pedras nas grotas e mostro o que está debaixo do seu chão.
7Serão quebradas suas imagens de deuses, suas pagas de prostituta, queimadas ao fogo; reduzirei a pó os seus ídolos, pois com pagas de prostituta foram colecionados e em pagas de prostitua irão se transformar.
8LAMENTO PELA QUEDA DE SAMARIA
Por isso mesmo vou chorar e gemer, andarei nu e descalço, uivando como chacal, gemendo como filhote de avestruz,
9pois a ferida de Israel não tem remédio e se estende até Judá, chega até as portas do meu povo, até Jerusalém.
10Em Gat não divulgueis, em Aco não clameis, em Bet-Leafra rolai na poeira!
11Sopra a trombeta cidadão de Safir! Humilhados e envergonhados, os cidadãos de Saanã não saíram! Luto em Bet-Esel porque tomam-lhe a morada!
12Pode sonhar com felicidade o cidadão de Marot? Pois a desgraça desce do Senhor até às portas de Jerusalém.
13Atrela o carro ao cavalo, morador de Laquis! (Aqui começou o pecado da filha de Sião, aqui se encontram os erros de Israel.)
14Por isso, um dote pagarás por Morasti Gat. Bet-Acsib é decepção para os reis de Israel.
15O proprietário ainda te procura, inquilino de Maresa. Até Odolam hão de ir as riquezas de Israel.
16Corta e raspa o cabelo, Israel, por causa dos filhos que eram tua alegria; fica de cabeça pelada como águia, porque, cativos, eles foram levados para longe de ti.

Capítulos