Livro de Zacarias (Zc) - Capítulo 11

1DESOLAÇÃO: CONTRA OS PODEROSOS
Abre, ó Líbano, tuas portas, para que o fogo devore teus cedros!
2Chora cipreste, que o cedro caiu, as árvores arrogantes foram derrubadas. Gritai de dor, carvalhos de Basã, que a mata virgem tombou ao chão.
3Escuta! É o gemido dos pastores, sua arrogância foi arrasada. Escuta! É o choro dos leões, porque acabou a exuberância do Jordão.
4PARÁBOLA DOS PASTORES
Assim diz o Senhor meu Deus: ?Faz como um pastor de gado de corte:
5Quem compra, mata e não se arrepende, quem vende, diz: ?Louvado seja Deus, ganhei dinheiro!?? Nenhum desses pastores fica com pena das ovelhas.
6Eu também não terei mais pena dos cidadãos desta terra ? oráculo do Senhor. Eu mesmo os entregarei, cada um nas mãos do seu pastor, cada um na mão do seu rei. Eles atacarão o país e eu não vou livrá-lo de suas mãos.
7Tornei- me, então, pastor de ovelhas de corte. Para isso peguei duas varas, a uma dei o nome de ?Compaixão? e à outra o nome de ?Concórdia?.
8Depois, em um mês despedi três pastores. Perdi a paciência com eles e eles também já estavam enjoados de mim.
9Então eu disse: ?Não serei mais o vosso pastor. Agora, quem estiver para morrer, que morra, quem estiver para sumir, que suma; e os que sobrarem, que se devorem uns aos outros?.
10Em seguida peguei a vara de nome ?Compaixão? e quebrei, para acabar com a aliança que fiz com todos os povos.
11Acabou naquele mesmo dia. Os compradores de ovelhas que estavam me observando entenderam que aquilo era uma palavra do Senhor.
12Eu, então, disse: ?Se estais de acordo, fazei-me o pagamento, se não, deixai!? Eles pesaram, então, as moedas do meu pagamento: trinta siclos de prata.
13O Senhor me disse: ?Joga no cofre a bela quantia pela qual fui avaliado por eles?. Peguei as trinta moedas de prata e lancei-as no tesouro, na Casa do Senhor.
14Depois quebrei a outra vara, a ?Concórdia?, para acabar com a fraternidade entre a casa de Judá e a casa de Israel.
15O Senhor disse me ainda uma vez: ?Pega também apetrechos de pastor sem responsabilidade,
16pois farei aparecer neste país um pastor que não se preocupará com a ovelha desaparecida, não vai procurar a extraviada, nem curar a ferida, nem conservar as que estão sadias, só vai comer a carne das gordas e aproveitar até os cambitos.
17Ai desse meu pastor de nada, que abandona o rebanho! Venha a espada ferir-lhe o braço e o olho direito, que seu braço fique seco de uma vez e o olho direito se apague totalmente!?

Capítulos