Livro dos Números (Nm) - Capítulo 16

1REVOLTA E CASTIGO DE CORE
Coré filho de Isaar, filho de Caat, filho de Levi, junto com Datã e Abiram filhos de Eliab e com On filho de Felet, que eram filhos de Rúben,
2revoltaram-se contra Moisés com mais duzentos e cinqüenta israelitas, todos chefes da comunidade, membros do conselho e pessoas de posição.
3Amotinaram-se contra Moisés e Aarão e lhes disseram: ?Basta! Todos os membros da comunidade são consagrados, e o Senhor está no meio deles. Com que direito vos colocais acima da comunidade do Senhor??
4Quando ouviu isso, Moisés prostrou-se por terra.
5Depois falou a Coré e a todo o bando: ?Amanhã cedo o Senhor fará saber quem é seu e quem é o consagrado que ele quer perto de si. Fará aproximar-se de si quem ele escolher.
6Fazei o seguinte: Coré, e vós de seu bando, arranjai incensórios,
7e amanhã deitai neles fogo e incenso, na presença do Senhor. Aquele que o Senhor escolher, esse será o consagrado. Que isso vos baste, filhos de Levi!?
8Moisés disse a Coré: ?Escutai, filhos de Levi!
9Parece-vos pouco que o Deus de Israel vos tenha separado da comunidade de Israel para vos aproximar de si no serviço da morada do Senhor e para estardes à disposição da comunidade e servi-la?
10Ele te aproximou de si junto com todos os teus irmãos levitas, e agora ambicionais também o sacerdócio?
11É por isso que tu e teus partidários vos amotinais contra o Senhor! Não sabeis quem é Aarão para que murmureis contra ele??
12Moisés mandou chamar Datã e Abiram filhos de Eliab. Mas eles responderam: ?Não iremos!
13Não basta nos teres tirado de uma terra onde corre leite e mel para nos fazeres morrer no deserto, e ainda pretendes ser o nosso chefe?
14Não nos conduziste a uma terra onde corre leite e mel, não nos deste em herança nenhum pedaço de terra ou de vinha. Queres cegar os olhos de todos estes homens? Não vamos subir!?
15Moisés ficou muito indignado e disse ao Senhor: ?Não aceites a oferta deles! Nunca lhes tirei nem sequer um jumento e a ninguém prejudiquei?.
16Depois disse a Coré: ?Amanhã comparecei diante do Senhor, tu e teus partidários, juntamente com Aarão.
17Cada um pegará seu incensório e porá nele incenso. Depois tu, Aarão e os duzentos e cinqüenta homens vos aproximareis do Senhor com os incensórios?.
18Pegando, pois, cada um seu incensório, puseram nele brasas e incenso e pararam à entrada da Tenda do Encontro. mesmo fizeram Moisés e Aarão.
19Coré reuniu em torno deles toda a comunidade na entrada da Tenda do Encontro. Então a glória do Senhor se manifestou a toda a comunidade.
20O CASTIGO DE DATÃ E ABIRAM
O Senhor disse a Moisés e Aarão:
21?Afastai-vos do meio desse bando, pois num momento vou acabar com eles?.
22Mas eles se prostraram com o rosto em terra e disseram: ?Ó Deus, Deus dos espíritos de todas as criaturas! Um só homem está pecando e te enfureces contra toda a comunidade??
23O Senhor respondeu a Moisés:
24?Fala à comunidade nestes termos: Afastai-vos das proximidades da moradia de Coré, Datã e Abiram?.
25Moisés dirigiu-se para onde estavam Datã e Abiram, seguido dos anciãos de Israel,
26e avisou a comunidade: ?Retirai-vos já das tendas dessa gente má! Não toqueis em nada do que lhes pertence para não serdes varridos por causa de seus pecados?.
27Eles se afastaram das proximidades da moradia de Coré, Datã e Abiram. Datã e Abiram, porém, saíram e ficaram à entrada de suas tendas, juntamente com as mulheres, os filhos e as crianças.
28Disse então Moisés: ?Agora ides saber que foi o Senhor quem me enviou para fazer tudo o que tenho feito, e que não agi por conta própria.
29Se estes morrerem de morte natural e tiverem o destino do comum dos mortais, então não foi o Senhor quem me enviou.
30Mas se o Senhor fizer algo de inaudito, se a terra abrir as entranhas e os tragar com tudo o que lhes pertence, se eles descerem vivos para o Abismo, então sabereis que essa gente desprezou o Senhor?.
31Mal acabou de pronunciar essas palavras, o solo fendeu-se debaixo deles,
32a terra abriu as entranhas e os tragou com as suas famílias,com todos os partidários de Core e todos os seus pertences.
33Logo que eles desceram vivos para a morada dos mortos com tudo o que lhes pertencia, a terra os cobriu, e assim eles desapareceram do meio da assembléia.
34E todos os israelitas que estavam em torno deles fugiram ao ouvir o grito deles, e exclamavam: ?Que não nos trague a terra a nós também!?
35Mas um fogo enviado pelo Senhor devorou os duzentos e cinqüenta homens que ofereciam incenso.

Capítulos