Livro dos Números (Nm) - Capítulo 9
O Senhor falou a Moisés no deserto do Sinai, no primeiro mês do segundo ano depois da saída do Egito:
2?Na data marcada, os israelitas celebrarão a Páscoa.
3Devereis celebrá-la no tempo estabelecido: no dia catorze deste mês, ao entardecer. Segundo todos os ritos e normas a celebrareis?.
4Moisés deu ordem aos israelitas para celebrarem a Páscoa,
5e eles a celebraram no dia catorze do primeiro mês, ao entardecer, no deserto do Sinai. Os israelitas fizeram exatamente como o Senhor havia ordenado a Moisés.
6Ora, alguns homens se encontravam em estado de impureza, por terem tocado num morto, e não podiam celebrar a Páscoa nesse dia. Apresentaram-se naquele mesmo dia diante de Moisés e Aarão
7e disseram: ?Estamos impuros por termos tocado num morto. Por que seríamos impedidos de apresentar nossa oferta ao Senhor, no devido tempo,com os outros israelitas??
8Moisés respondeu-lhes: ?Aguardai para que eu vá ouvir o que o Senhor ordena a vosso respeito?.
9O Senhor falou a Moisés:
10?Dize aos israelitas: Se alguém de vós ou de vossos descendentes estiver impuro por causa de um cadáver, ou estiver numa viagem distante, poderá celebrar a Páscoa do Senhor.
11Deverá celebrá-la no segundo mês, no dia catorze, ao entardecer. Deverão comê-la com pão sem fermento e ervas amargas.
12Não deixarão nada para o dia seguinte, nem lhe quebrarão osso algum. Celebrarão a Páscoa conforme todos os ritos.
13Mas se alguém estiver puro e, sem estar em viagem, deixar de celebrar a Páscoa, será eliminado do povo. Como não apresentou no devido tempo a oferta do Senhor, carregará as conseqüências do seu pecado.
14Se um estrangeiro morar convosco e celebrar a Páscoa do Senhor, guardará os ritos e normas a ela referentes. Haverá um único rito válido para vós, para os estrangeiros e para os nativos do país?.
15A NUVEM SOBRE A MORADA
No dia da inauguração da morada, a nuvem cobriu a morada, isto é, a tenda da aliança. Permanecia sobre a morada desde a tarde até a manhã seguinte, sob a aparência de fogo.
16Assim acontecia sempre: durante o dia, a nuvem cobria a Morada, e durante a noite tinha aparência de fogo.
17Sempre que a nuvem se elevava de cima da Tenda, os israelitas partiam; e no lugar onde a nuvem parava, ali eles acampavam.
18À ordem do Senhor os israelitas partiam e à ordem do Senhor acampavam; e, enquanto a nuvem ficava pousada sobre a Morada, permaneciam acampados.
19Mesmo quando a nuvem se detinha muitos dias sobre a Morada, os israelitas aguardavam a ordem do Senhor e não se punham em movimento.
20Se acontecia que a nuvem parasse alguns dias sobre a Morada, era ao comando do Senhor que acampavam e ao comando do Senhor que partiam.
21E se a nuvem se detinha apenas da tarde até a manhã seguinte, partiam logo de manhã, quando ela se levantava. Quer de dia, quer de noite, sempre que a nuvem se levantava, eles partiam.
22Fosse por dois dias, um mês ou um ano que a nuvem se detinha sobre a Morada, os israelitas continuavam acampados e não se moviam. Punham-se em movimento só quando ela se levantava.
23Ao comando do Senhor acampavam e ao comando do Senhor punham-se em movimento, aguardando a ordem do Senhor a ser dada por meio de Moisés.