Livro dos Números (Nm) - Capítulo 17

1OS INCENSÓRIOS
Senhor falou a Moisés:
2?Manda Eleazar, filho do sacerdote Aarão, tirar os incensórios o meio do incêndio e espalhar as brasas mais longe, pois estão consagrados.
3Quanto aos incensórios dos que pecaram e pagaram o pecado com a vida, manda reduzi-los a lâminas para revestir o altar. Assim os incensórios que foram apresentados diante do Senhor e ficaram consagrados servirão de lembrança para os israelitas?.
4O sacerdote Eleazar pegou os incensórios de bronze, que os homens que foram queimados tinham apresentado, e mandou reduzi-los a lâminas para revestir o altar.
5As lâminas serviam de advertência aos israelitas para que nenhum estranho à descendência de Aarão se aproximasse para oferecer incenso diante do Senhor e não lhe acontecesse o mesmo que a Coré e seu bando, conforme o Senhor tinha predito por meio de Moisés. Nova revolta do povo
6No dia seguinte, toda a comunidade dos israelitas se pôs a murmurar contra Moisés e Aarão, dizendo: ?Fostes vós que matastes o povo do Senhor?.
7Mas quando a comunidade se amotinou contra Moisés e Aarão e se dirigiu à Tenda do Encontro, a nuvem a envolveu e a glória do Senhor apareceu.
8Moisés e Aarão vieram para a frente da Tenda do Encontro.
9O Senhor falou a Moisés e Aarão:
10?Retirai-vos do meio desta comunidade, para que num instante eu acabe com eles?. Mas eles se prostraram com o rosto em terra.
11Então Moisés disse a Aarão: ?Toma o incensório, põe nele brasas tiradas do altar, deita o incenso e corre para junto da comunidade a fim de fazer a expiação, pois o Senhor desencadeou seu furor, e a mortandade já começou?.
12Aarão pegou o incensório conforme a ordem de Moisés e correu para o meio da multidão. Entrementes a mortandade já tinha começado entre o povo. Mas ele colocou o incenso e fez a expiação pelo povo,
13permanecendo de pé entre os mortos e os vivos até cessar a mortandade.
14As vítimas daquela mortandade foram catorze mil e setecentos, além dos que tinham morrido por causa de Coré.
15Terminada a mortandade, Aarão retornou para junto de Moisés à entrada da Tenda do Encontro.
16FLORESCE A VARA DE AARÃO
O Senhor disse a Moisés:
17?Fala aos israelitas e toma de cada casa patriarcal uma vara? doze varas, portanto, uma para cada chefe de casa patriarcal. Escreve o nome de cada uma sobre a respectiva vara.
18Na vara de Levi escreverás o nome de Aarão, pois cada vara representa o chefe da casa patriarcal.
19Colocarás as varas na Tenda do Encontro, diante da arca da Aliança, lá onde eu me encontro convosco.
20A vara daquele que eu escolher florescerá. Assim afastarei de mim as murmurações que os israelitas fazem contra vós?.
21Moisés pediu aos israelitas que os chefes lhe entregassem doze varas, uma vara para cada chefe, representando a respectiva casa patriarcal. Entre as varas estava a vara de Aarão.
22Moisés depositou as varas diante do Senhor na Tenda da Aliança.
23No dia seguinte, ao entrar na Tenda da Aliança, Moisés viu que a vara de Aarão, da casa de Levi, tinha produzido brotos e dado flores e amêndoas maduras.
24Moisés retirou todas as varas da presença do Senhor e as trouxe aos israelitas. Eles as viram e cada um pegou a sua.
25O Senhor disse a Moisés: ?Recoloca a vara de Aarão diante do documento da Aliança, para guardá-la como sinal para esses rebeldes. Assim terminarão as murmurações contra mim, e eles não morrerão?.
26Moisés fez assim como o Senhor lhe havia ordenado.
27DEVERES DOS SACERDOTES E LEVITAS
Os israelitas disseram a Moisés: ?Estamos morrendo! Estamos perdidos, todos perdidos!

Capítulos