Livro dos Números (Nm) - Capítulo 30
2VALIDADE E ANULAÇÃO DE VOTOS
Moisés falou aos chefes tribais dos israelitas: ?Eis o que o Senhor ordenou:
3Se um homem fizer um voto ao Senhor, ou um juramento impondo a si mesmo qualquer obrigação, não deverá violar sua palavra. Cumprirá exatamente o que prometeu.
4Se uma mulher, enquanto ainda solteira na casa do pai, fizer um voto ao Senhor ou assumir qualquer obrigação,
5e o pai, sabendo do voto ou da obrigação contraída, nada diz, qualquer voto ou obrigação que ela tiver contraído serão válidos.
6Se, porém, ao tomar conhecimento, o pai a desaprovar, qualquer voto ou obrigação que ela tiver contraído serão nulos. O Senhor lhe perdoará, porque o pai a desaprovou.
7Se, ao casar, estiver ligada por algum voto ou por alguma palavra precipitada que deixou escapar dos lábios,
8os votos e as obrigações que tiver contraído serão válidos, caso o marido, ao tomar conhecimento do fato, ficar calado.
9Mas, se o marido, ao tomar conhecimento do fato, a desaprovar, anula o voto que ela se impôs e a palavra precipitada que deixou escapar dos lábios e com a qual se vinculou, e o Senhor lhe perdoará.
10O voto de uma viúva, ou de uma mulher repudiada, e qualquer obrigação que contrair serão válidos.
11Se uma mulher, vivendo na casa do marido, fizer um voto, ou por juramento se obrigara alguma coisa,
12qualquer voto ou obrigação que tiver contraído serão válidos, caso o marido, ao saber do fato, ficar calado e não a desaprovar.
13Mas, se o marido, ao tomar conhecimento, os anular, ficará invalidado tudo o que verbalmente tiver prometido em seus votos e obrigações. Seu marido os anulou, e o Senhor lhe perdoará.
14Qualquer voto ou juramento que fizer, obrigando-se a jejuar, o marido os poderá ratificar ou anular.
15Mas se o marido ficar calado por vários dias, ratifica todos os votos que tiver feito e as obrigações que tiver contraído; ratifica-os porque, tendo deles conhecimento, calou-se.
16Se os anular algum tempo depois, será ele o responsável pela culpa da mulher?.
17São essas as leis que o Senhor deu a Moisés, válidas entre marido e mulher, entre pai e filha, enquanto esta viver solteira na casa do pai.