Livro dos Números (Nm) - Capítulo 18
2Admite perto de ti também teus irmãos da tribo de Levi, tua tribo patriarcal, para que te auxiliem e te sirvam quando estiveres junto com teus filhos diante da Tenda da Aliança;
3eles estarão a teu serviço e a serviço da Tenda em geral. Apenas não poderão aproximar-se dos utensílios do santuário nem do altar. Do contrário morreriam eles e vós também.
4Serão teus auxiliares e estarão a serviço da Tenda do Encontro para qualquer tarefa relacionada com a Tenda. Nenhum que não seja levita deverá aproximar-se de vós.
5Vós cuidareis do serviço do santuário e do altar. Assim a ira não se voltará mais contra os israelitas.
6Fui eu mesmo que escolhi vossos irmãos, os levitas, do meio dos israelitas, como um dom de vossa parte ao Senhor, para fazerem o serviço da Tenda do Encontro.
7Mas tu exercerás com teus filhos o sacerdócio, servindo em tudo o que se refere ao altar e o que está por trás do véu de separação. Confio a vós o sacerdócio como um serviço e como um privilégio. O não-levita que se aproximar será morto?.
8O Senhor falou a Aarão: ?A ti eu confio o cuidado de minhas oferendas em tudo o que se refere às coisas que os israelitas consagram. Entrego isto a ti e a teus filhos por direito perpétuo em razão da unção.
9Eis o que te caberá das coisas santíssimas que não são queimadas: qualquer oferenda, oblação, sacrifício pelo pecado e sacrifício de expiação que me trouxerem, são todas coisas santíssimas que pertencem a ti e a teus filhos.
10Deverás comê- las em lugar santíssimo. Toda pessoa do sexo masculino poderá comê-las. Serão para ti coisa sagrada.
11Também será tua a parte reservada de qualquer dom oferecido pelos israelitas com um gesto. Eu a dou a ti e a teus filhos e filhas por direito perpétuo. Poderá comê-la qualquer um de tua casa que estiver puro.
12Dou-te o melhor azeite fresco, o melhor vinho e trigo, os primeiros frutos oferecidos ao Senhor.
13Os primeiros frutos que trouxerem para o Senhor de qualquer produto da terra serão teus. Qualquer um de tua casa, que estiver puro, poderá comê-los.
14Tudo o que em Israel for consagrado a Deus te pertence.
15Qualquer criatura viva nascida de primeiro parto, tanto de homens como de animais, que vierem oferecer ao Senhor, será tua. Mas os primogênitos dos homens e os primogênitos dos animais impuros deverás resgatar.
16Efetuarás o resgate deles quando tiverem um mês de idade, avaliando-os em cinco moedas de prata, conforme o peso usado no santuário (que corresponde a dez gramas).
17Mas não aceitarás resgate pelos primogênitos de vacas, ovelhas ou cabras. São consagrados. Deverás derramar-lhes o sangue sobre o altar e queimar as partes gordas ao fogo como oferta de suave odor ao Senhor.
18A carne, porém, será tua. Igualmente teus serão o peito oferecido com um gesto e a coxa direita.
19Todo o tributo das coisas sagradas que os israelitas oferecem ao Senhor, eu o dou a ti e a teus filhos e filhas por direito perpétuo. É uma aliança inviolável, perene, válida diante do Senhor para ti e para tua descendência?.
20O Senhor disse a Aarão: ?Tu não terás herança na terra dos israelitas, nem haverá parte para ti em seu meio. Eu sou tua parte e tua herança no meio deles.
21Aos levitas dou como herança os dízimos em Israel em troca do serviço que cumprem, o serviço da Tenda do Encontro.
22Os israelitas já não deverão aproximar-se da Tenda do Encontro, para não incorrerem em pecado e morrerem.
23Só os levitas farão o serviço da Tenda do Encontro e só eles serão responsáveis pelas suas faltas. É uma lei perene, válida para vossos descendentes. Os levitas não terão herança entre os israelitas,
24porque lhes dou por herança os dízimos que os israelitas devem entregar ao Senhor. É por isso que lhes digo: não terão herança entre os israelitas?.
25O Senhor falou a Moisés:
26?Fala aos levitas e dize-lhes: Quando receberdes dos israelitas o dízimo, que vos dou como herança,descontareis um tributo para o Senhor, correspondente à décima parte do dízimo.
27Será considerada como vosso tributo, como se fosse trigo tirado do vosso terreiro ou vinho do vosso tanque de pisar.
28Dessa forma também vós descontareis o tributo do Senhor de todos os dízimos que receberdes dos israelitas. Dareis esse tributo do Senhor ao sacerdote Aarão.
29De qualquer dom recebido descontareis o tributo do Senhor, isto é, sempre a melhor parte do que foi consagrado.
30Dize-lhes também: Uma vez descontada a parte melhor, o dízimo será para os levitas como o produto do terreiro ou o produto do lagar.
31Podereis comê-lo em qualquer lugar, tanto vós como vossas casas, porque é o salário que recebeis pelo serviço que prestais na Tenda do Encontro.
32Uma vez descontada a parte melhor como tributo, já não incorrereis em culpa. Não profaneis o que os israelitas consagraram, para não morrerdes?.