Primeiro Livro de Samuel (1Sm) - Capítulo 11

1VITÓRIA SOBRE AMON. SAUL PROCLAMADO REI
Então Naás, o amonita, iniciou uma campanha contra Jabes de Galaad. Todos os habitantes de Jabes disseram a Naás: ?Faze uma aliança conosco, e nós te serviremos?.
2Respondeu- lhes Naás, o amonita: ?Farei aliança convosco com esta condição: todos vós tereis vazado o olho direito,pois assim farei uma afronta a todo o Israel?.
3Os anciãos de Jabes disseram-lhe: ?Espera sete dias; vamos enviar mensageiros a todo o território de Israel; se não houver quem nos defenda, sairemos para render-nos a ti?.
4Os mensageiros chegaram a Gabaá de Saul e contaram tudo ao povo, e todo o povo se pôs a gritar e a chorar.
5Naquele momento Saul chegava do campo conduzindo os bois. Perguntou: ?Que há com o povo, que chora tanto?? Contaram-lhe então o que haviam dito os homens de Jabes.
6Ao ouvir essas palavras, Saul foi tomado pelo Espírito de Deus e encheu-se de indignação.
7Tomou uma junta de bois e os fez em pedaços, que mandou a todo o território de Israel por mensageiros que diziam: ?Assim se fará aos bois de todo aquele que não seguir a Saul e a Samuel?. O temor de Deus abateu-se sobre o povo, e eles partiram como se fossem um só homem.
8Em Besec, Saul os contou: eram trezentos mil de Israel e trinta mil de Judá.
9Disse então aos mensageiros que tinham chegado de Galaad: ?Assim falareis aos homens que estão em Jabes de Galaad: Amanhã, quando o sol se aquecer, virá o vosso socorro?. Os mensageiros foram então dar a notícia aos homens de Jabes, os quais se alegraram,
10enquanto disseram a Naás: ?Amanhã sairemos até vós, e então fareis conosco tudo o que quiserdes?.
11Ora, no dia seguinte, Saul dispôs o povo em três partes. Ao raiar do dia invadiram o acampamento, e atacaram os amonitas até à hora mais quente do dia. Os sobreviventes se dispersaram; não houve dois que ficaram juntos.
12º povo disse então a Samuel: ?Quem é que disse: ?Saul não reinará sobre nós?? Dá-nos esses homens, vamos matá-los?.
13Mas Saul disse: ?Ninguém será morto hoje, porque hoje o Senhor realizou a salvação de Israel?.
14Depois, Saul disse ao povo: ?Vinde, vamos a Guilgal e renovemos ali o reinado?.
15Todo o povo se reuniu em Guilgal, e proclamaram Saul rei na presença do Senhor em Guilgal. Imolaram sacrifícios de paz na presença do Senhor, e Saul alegrou-se muito ali com todos os homens de Israel.

Capítulos