Primeiro Livro de Samuel (1Sm) - Capítulo 13

1PRIMEIROS FEITOS DE SAUL COMO REI DE ISRAEL
Saul subiu ao trono e reinou dois anos sobre Israel.
2Saul escolheu para si três mil homens de Israel: dois mil estavam com Saul em Macmas e na montanha de Betel, e mil com Jônatas em Gabaá de Benjamim. Depois, Saul despediu o resto do povo, cada um para sua tenda.
3Jônatas matou o prefeito dos filisteus que estava em Gabaá, e os filisteus souberam disso. Saul fez então soar a trombeta por toda a terra, dizendo: ?Que o saibam os hebreus!?
4Todo o Israel soube da notícia: ?Saul matou o prefeito dos filisteus e Israel se tornou odioso aos filisteus?. O povo foi convocado para seguir Saul, em Guilgal.
5Os filisteus se concentraram para combater Israel: três mil carros, seis mil cavaleiros e uma multidão de soldados tão numerosa quanto a areia na beira do mar. Eles vieram acampar em Macmas, a leste de Bet- Áven.
6Os homens de Israel se viram em apuros, pois o exército ficara encurralado. Por isso esconderam-se em grutas, cavernas, penhascos, covas e cisternas.
7SAUL REPROVADO POR SAMUEL
Alguns hebreus atravessaram também o Jordão, para o território de Gad e de Galaad. Saul estava ainda em Guilgal e todo o povo que o seguia estava apavorado.
8Saul esperou sete dias, de acordo com o que Samuel havia combinado. Mas Samuel não veio a Guilgal, e o povo começou a abandonar Saul e a se dispersar.
9Disse então Saul: ?Trazei-me o holocausto e os sacrifícios de comunhão?, e ofereceu o holocausto.
10Quando ele acabava de oferecer o holocausto, chegou Samuel. Saul saiu ao seu encontro para saudá-lo.
11Samuel disse: ?O que fizeste?? Saul respondeu: ?O povo começava a me abandonar e a se dispersar, e tu não chegavas conforme fora combinado, enquanto os filisteus estavam concentrados em Macmas.
12Por isso, eu disse a mim mesmo: ?Agora os filisteus vão descer e atacar-me em Guilgal, sem que eu tenha aplacado o Senhor?. Então, vi-me forçado a oferecer o holocausto?.
13Samuel disse a Saul: ?Agiste como um insensato! Não guardaste o mandamento que o Senhor, teu Deus, te havia prescrito! O Senhor teria confirmado tua realeza sobre Israel para sempre,
14mas agora o teu reino não subsistirá. O Senhor procurou para si um homem conforme seu coração e o constituiu como chefe sobre o seu povo, porque tu não observaste o que o Senhor prescrevera?.
15Samuel levantou-se e partiu de Guilgal, seguindo seu caminho; o que restava do povo de Israel subiu atrás de Saul ao encontro dos guerreiros. Quando chegaram de Guilgal a Gabaá de Benjamim, Saul passou em revistaas tropas que estavam com ele: eram cerca de seiscentos homens.
16JÔNATAS E O COMBATE DE MACMAS
Saul, seu filho Jônatas e o exército que estava com ele ficaram em Gabaá de Benjamim. Os filisteus estavam acampados em Macmas.
17O comando de ataque saiu do acampamento dos filisteus em três grupos. O primeiro tomou a direção de Efra, na terra de Sual.
18O segundo tomou a direção de Bet-Horon. O terceiro se dirigiu para a fronteira que domina o vale das Hienas, para o lado do deserto.
19(Não havia ferreiro em parte alguma da terra de Israel, porque os filisteus cuidaram para que os hebreus não fabricassem espadas ou lanças.
20Por isso, todos os israelitas desciam aos filisteus para amolar cada qual sua relha, enxada, machado ou foice.
21Pagava-se uma diária de lavrador para amolar as relhas e os machados e meia diária para amolar as enxadas e endireitar os aguilhões.
22Por isso, no dia do combate, a tropa de Saul e de Jônatas estava desprovida de espadas e de lanças, exceto Saul e Jônatas, seu filho.)

Capítulos