Primeiro Livro de Samuel (1Sm) - Capítulo 16

1SAUL , DAVI E JÔNATAS DAVI UNGIDO POR SAMUEL
O Senhor disse a Samuel: ?Até quando ficarás chorando por causa de Saul, se eu mesmo o rejeitei para que não seja mais rei de Israel? Enche o chifre de azeite. Vem , eu vou te enviar à casa de Jessé de Belém, pois escolhi um rei para mim dentre os filhos dele?.
2Samuel ponderou: ?Como irei? Se Saul o souber, vai matar-me?. O Senhor respondeu: ?Leva contigo uma novilha, e dize: ?Vim para oferecer um sacrifício ao Senhor?.
3Convida Jessé para o sacrifício. Eu te mostrarei o que deves fazer, e assim ungirás a quem eu te designar?.
4Samuel fez o que o Senhor lhe disse, e foi a Belém. Os anciãos da cidade, apavorados, vieram-lhe ao encontro e perguntaram: ?É de paz a tua vinda?? ?
5?Sim, é de paz?, respondeu Samuel. ?Vim para fazer um sacrifício ao Senhor. Purificai-vos e vinde comigo, para o sacrifício?. Ele purificou então Jessé e seus filhos e convidou-os para o sacrifício.
6Assim que chegaram, Samuel viu a Eliab, e disse consigo: ?Certamente é este o ungido do Senhor!?
7Mas o Senhor disse-lhe: ?Não te impressiones com a sua aparência, nem com a sua grande estatura; não é este que eu quero. .Meu olhar não é o dos homens:o homem vê a aparência, o Senhor vê o coração?.
8Então Jessé chamou Abinadab e apresentou-o a Samuel, que disse: ?Também não é este que o Senhor escolheu?.
9Jessé trouxe-lhe depois Sama, e Samuel disse: ?A este tampouco o Senhor escolheu?.
10Jessé fez vir seus sete filhos à presença de Samuel, mas Samuel disse: ?O Senhor não escolheu a nenhum deles?.
11Samuel perguntou a Jessé: ?Todos os teus filhos estão aqui?? Jessé respondeu: ?Resta ainda o mais novo, que está cuidando do rebanho?. E Samuel ordenou a Jessé: ?Manda buscá-lo, pois não nos sentaremos para comer enquanto ele não chegar?.
12Jessé mandou buscá-lo. Era ruivo, de belos olhos e de aparência formosa. E o Senhor disse: ?Levanta-te, unge-o: é este!?
13Samuel tomou o chifre com azeite e ungiu Davi na presença de seus irmãos. E a partir daquele dia, o espírito do Senhor começou a ser enviado a Davi. Samuel se pôs a caminho e partiu para Ramá.
14SAUL DEPRESSIVO. DAVI NA CORTE DE SAUL
O espírito do Senhor retirou-se de Saul. Entretanto veio sobre ele, da parte do Senhor, um espírito deprimente.
15Os oficiais de Saul disseram-lhe: ?Estás sofrendo de um espírito deprimente enviado por Deus.
16É só falar, nosso senhor, que teus servos, prontos a teu serviço, procurarão alguém que saiba tocar cítara. Assim, quando te acometer o espírito deprimente enviado por Deus, o músico se porá a tocar, e tu ficarás melhor?.
17Disse Saul a seus servos: ?Providenciai-me alguém que saiba tocar bem cítara e trazei-o a mim?.
18Alguém do pessoal disse: ?Eu vi o filho de Jessé de Belém, que sabe tocar muito bem: é um homem valente, hábil no combate, fala bem, de bela aparência, e o Senhor está com ele?.
19Então Saul mandou dizer a Jessé: ?Envia-me Davi, teu filho, que cuida do rebanho?.
20Jessé tomou um jumento, pão, um odre de vinho e um cabrito e mandou entregar a Saul por seu filho Davi.
21Davi chegou à casa de Saul e se pôs a seu serviço. Saul afeiçoou-se dele e o fez seu escudeiro.
22Saul mandou dizer a Jessé: ?Que Davi permaneça a meu serviço, pois ele me agrada?.
23E sempre que o espírito deprimente de Deus acometia Saul, Davi tomava a cítara e tocava. Saul se acalmava, sentia-se melhor e o espírito deprimente o deixava.

Capítulos