Primeiro Livro de Samuel (1Sm) - Capítulo 3
O jovem Samuel servia ao Senhor sob as ordens de Eli. Naquele tempo a palavra do Senhor era rara e as visões não eram freqüentes.
2Certo dia, Eli estava dormindo no seu quarto. Seus olhos começavam a enfraquecer e já não conseguia enxergar.
3A lâmpada de Deus ainda não se tinha apagado e Samuel estava dormindo no santuário do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus.
4Então o Senhor chamou: ?Samuel, Samuel!? ? ?Estou aqui?, respondeu,
5e correu para junto de Eli: ?Tu me chamaste, aqui estou?. Eli respondeu: ?Eu não te chamei. Volta a dormir!? E ele foi deitar-se.
6O Senhor chamou de novo: ?Samuel, Samuel!? E Samuel levantou-se, foi ter com Eli e disse: ?Tu me chamaste, aqui estou?. Eli respondeu: ?Não te chamei, meu filho. Volta a dormir!?
7(Samuel ainda não conhecia o Senhor, pois, até então, a palavra do Senhor não se tinha manifestado a ele.)
8O Senhor chamou pela terceira vez: ?Samuel, Samuel!? Ele levantou-se, foi para junto de Eli e disse: ?Tu me chamaste, aqui estou?. Eli compreendeu então que era o Senhor que estava chamando o menino
9e disse a Samuel: ?Volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás: ?Fala, Senhor, que teu servo escuta!? E Samuel voltou a seu lugar para dormir.
10O Senhor veio, pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: ?Samuel! Samuel!? E ele respondeu: ?Fala, que teu servo escuta?.
11O Senhor disse a Samuel: ?Vou fazer uma coisa em Israel que fará tinir os ouvidos de todos os que a ouvirem.
12Naquele dia, farei cumprir-se contra Eli tudo o que disse acerca de sua casa. Começarei e cumprirei.
13Eu lhe predisse que sua casa seria condenada para sempre por causa da iniqüidade, pois ele sabia que seus filhos ofendiam a Deus e não os repreendeu.
14Por isso jurei à casa de Eli que a iniqüidade de sua casa jamais será perdoada, nem com sacrifícios nem com oferendas?.
15Samuel dormiu até de manhã e abriu as portas da casa do Senhor. Samuel temia contar a visão a Eli.
16Mas Eli o chamou e disse: ?Samuel, meu filho!? E ele respondeu, dizendo: ?Eis-me aqui!?
17Eli perguntou-lhe: ?Qual a palavra que te foi dita? Peço-te que não me ocultes nada! Que Deus te faça o mesmo mal e mais outro tanto, se me esconderes uma só palavra de tudo o que ele te disse?.
18Então Samuel lhe contou tudo, sem lhe ocultar coisa alguma. Eli respondeu: ?Ele é o Senhor! Que faça o que lhe parecer bom!?
19Samuel crescia, e o Senhor estava com ele. E não deixava sem efeito nenhuma de suas palavras.
20Todo o Israel, de Dã a Bersabéia, reconheceu que Samuel era um profeta do Senhor.
21O Senhor continuou a aparecer em Silo. O Senhor se manifestava a Samuel em Silo, segundo a palavra do Senhor. E a palavra de Samuel se fez ouvir a todo o Israel.