Primeiro Livro de Samuel (1Sm) - Capítulo 12
Então Samuel disse a todo o Israel: ?Eis que vos atendi em tudo o que me pedistes e constituí um rei sobre vós.
2Agora será o rei que marchará à vossa frente. Eu já envelheci, meus cabelos estão brancos, meus filhos estão no meio de vós. Tenho caminhado à vossa frente desde a minha adolescência até hoje.
3Aqui estou. Testemunhai contra mim diante do Senhor e do seu ungido. A quem tomei um boi? A quem tomei um jumento? A quem defraudei e a quem oprimi? De quem tenho recebido presentes para fechar os meus olhos em seu favor? Eu vos restituirei?.
4Disseram eles: ?Tu não nos prejudicaste nem nos oprimiste, nem tiraste coisa alguma de ninguém?.
5E ele lhes disse: ?O Senhor é testemunha contra vós, e seu ungido é hoje testemunha de que nada achaste em minhas mãos?. E o povo disse: ?Ele é testemunha?.
6Então Samuel disse ao povo: ?O Senhor é testemunha, ele que suscitou a Moisés e a Aarão e fez sair nossos pais da terra do Egito.
7Agora, pois, ponde-vos de pé, e contenderei em juízo contra vós diante do Senhor sobre todos os benefícios que o Senhor fez por vós e por vossos pais.
8Quando Jacó foi para o Egito, os egípcios o oprimiram. Vossos pais clamaram ao Senhor, e ele enviou Moisés e Aarão, fez sair vossos pais do Egito e os instalou neste lugar.
9Eles, porém, esqueceram-se do Senhor, seu Deus, e ele os entregou às mãos de Sísara, general do exército de Hasor, às mãos dos filisteus e do rei de Moab, e tiveram de lutar contra eles.
10Depois disso, clamaram ao Senhor, dizendo: ?Pecamos, porque abandonamos o Senhor e servimos aos ídolos de Baal e de Astarte. Agora, livra-nos das mãos dos nossos inimigos, e te serviremos?.
11E o Senhor enviou Jerobaal, Badã, Jefté e Samuel, que vos livraram das mãos dos inimigos que vos cercavam, e assim pudestes habitar com segurança.
12Quando, porém, vistes que Naás, rei dos amonitas, vinha contra vós, dissestes-me: ?Não! É preciso que um rei impere sobre nós!? ? embora vosso rei seja o Senhor, vosso Deus.
13Eis agora o rei que escolhestes e pedistes: Deus vos deu um rei.
14Se temerdes a Deus e o servirdes, se lhe obedecerdes e não vos opuserdes ao que ele vos disser, vós e o vosso rei seguireis ao Senhor, vosso Deus.
15Se, porém, não lhe obedecerdes, mas vos revoltardes contra sua vontade, então a mão do Senhor pesará sobre vós e sobre o vosso rei, e vos esmagará.
16Também agora, assisti ao grande prodígio que o Senhor realiza diante de vós.
17Não é agora a colheita do trigo? Pois bem, invocarei o Senhor, e ele fará trovejar e chover. Reconhecei claramente como foi grave o pecado que cometestes para com o Senhor, ao pedir um rei para vós?.
18Então Samuel invocou o Senhor, que mandou trovoadas e chuvas naquele mesmo dia,
19e todo o povo se encheu de medo do Senhor e de Samuel. Suplicou-lhe todo o povo: ?Intercede por nós, teus servos, ao Senhor, teu Deus, para que não morramos, pois a todos os nossos pecados acrescentamos o mal de ter pedido um rei para nós?.
20Samuel disse então ao povo: ?Não tenhais medo! É verdade que cometestes um grande erro. Somente não vos afasteis do Senhor, mas servi-o de todo o coração.
21E não vos desvieis para entregar-vos a ídolos de nada, sem utilidade e incapazes de salvar, pois nada são.
22Certamente o Senhor não se esquecerá do seu povo, em consideração a seu grande nome, pois o Senhor decidiu fazer de vós o seu povo.
23Quanto a mim, longe de mim que eu venha a pecar contra o Senhor deixando de orar por vós e de vos mostrar o caminho bom e reto.
24Temei somente ao Senhor e servi-o na verdade e de todo o coração, pois vistes as coisas grandiosas que realizou entre vós.
25Mas se perseverardes no mal, vós e o vosso rei perecereis?.