Segundo Livro de Samuel (2Sm) - Capítulo 10

1INÍCIO DA GUERRA AMONITA
Depois disso morreu o rei dos amonitas e seu filho Hanon tornou-se rei em seu lugar.
2Disse Davi: ?Serei misericordioso para com Hanon filho de Naás, assim como seu pai foi misericordioso para comigo?. Davi enviou embaixadores para consolá-lo na morte de seu pai. Chegando os servos de Davi à terra de Amon,
3os príncipes amonitas disseram a Hanon, seu senhor: ?Pensas que foi em honra de teu pai que Davi enviou estes homens para te consolar? Não foi antes para fazer espionagem na cidade e depois destruí-la que Davi enviou seus servos a ti??
4Hanon tomou os servos de Davi, rapou-lhes metade da barba e cortou suas vestes pela metade, até as nádegas, e mandou-os embora.
5Quando Davi ficou sabendo disto, mandou gente ao encontro deles ? pois estavam muito envergonhados, ? e para lhes dizer: ?Ficai em Jericó até que cresça a vossa barba, então voltai?.
6Quando perceberam que se tornaram odiosos a Davi, os amonitas mandaram mensageiros para contratar mercenários: vinte mil homens a pé das regiões araméias de Betroob e de Soba, mil homens do rei de Maaca e doze mil homens da gente de Tob.
7Tomando conhecimento disso, Davi enviou Joab com todo o exército, valentes guerreiros.
8Os amonitas saíram e dispuseram-se em linha de combate à entrada da porta. Os arameus de Soba e de Roob e os homens de Tob e de Maaca ficavam à parte, no campo.
9Ao perceber que o ataque estava preparado contra ele tanto pela frente quanto pelas costas, Joab escolheu os melhores de Israel e formou uma linha de combate contra os arameus.
10Deixou o restante das tropas com seu irmão Abisai, que os colocou em linha de combate contra os amonitas.
11Disse Joab: ?Se os arameus tiverem vantagem sobre mim, vem em meu auxílio. Se os amonitas estiverem em vantagem sobre ti, virei ajudar-te.
12Sê forte! Mostremo-nos fortes, pelo nosso povo e pelas cidades do nosso Deus. E que Senhor faça o que parecer bom a seus olhos?.
13Avançou então Joab com as tropas que estavam com ele contra os arameus, que fugiram diante dele.
14Os amonitas, vendo que os arameus bateram em fuga, também fugiram diante de Abisai e entraram na cidade. Joab voltou da batalha contra os amonitas e entrou em Jerusalém.
15Vendo-se derrotados diante de Israel, os arameus reuniram suas forças.
16Adadezer mandou trazer os arameus do outro lado do rio Eufrates para Helam, sob o comando de Sobac, chefe do exército de Adadezer.
17Quando isso foi comunicado a Davi, reuniu todo o Israel e atravessou o Jordão e chegou a Helam. Os arameus dispuseramse em linha de combate em frente de Davi e lutaram contra ele,
18mas tiveram de fugir diante de Israel. Davi destruiu setecentos carros e matou quarenta mil homens dos arameus, bem como a Sobac, chefe das tropas, que tombou ali mesmo.
19Assim que todos os reis vassalos de Adadezer viramse vencidos por Israel, fizeram paz com Israel e tornaram-se vassalos dele. Depois, os arameus ficaram com medo de vir em auxílio dos amonitas.

Capítulos