Segundo Livro de Samuel (2Sm) - Capítulo 17
2Cansado e com as mãos trêmulas como está, vou cair sobre ele e aterrorizá-lo, e todo o povo que está com ele vai fugir. Então matarei o rei abandonado.
3Reconduzirei todo o povo a ti como uma esposa que retorna ao seu marido. Tu mandas tirar a vida de apenas um homem, e todo o povo estará em paz?.
4A idéia agradou a Absalão e a todos os anciãos de Israel.
5Disse então Absalão: ?Chamai também Cusai, o araquita, para que ouçamos o que ele diz?.
6Chegando Cusai, Absalão lhe disse: ?Aquitofel falou desta maneira. Devemos fazer o que ele diz, ou não? Fala!?
7Cusai ponderou a Absalão: ?Não é bom o conselho que Aquitofel deu esta vez?.
8E acrescentou: ?Tu conheces teu pai e os homens que estão com ele. São de grande valentia e têm o coração amargurado, como uma ursa no bosque à qual tiraram os filhotes. Além disso, teu pai é guerreiro e não vai deixar sua tropa descansar de noite.
9Deve estar agora escondido em alguma caverna ou em algum outro lugar. Se ao primeiro choque perecer um dos teus, isso se tornará conhecido e dirão: ?Foi derrotada a gente que seguia Absalão?.
10E mesmo aquele que tem o coração forte como o do leão, desfalecerá de medo. Todo o povo de Israel sabe que teu pai é corajoso e que os homens que estão com ele são valentes.
11Eis o conselho que a mim parece certo: reúne ao teu redor todo o Israel, desde Dã até Bersabéia, inumerável como a areia do mar, e tu mesmo marcharás para a batalha.
12Poderemos abater-nos sobre ele onde quer que se encontre; cairemos sobre ele como o orvalho cai sobre a terra, e não restará nem um sequer de sua tropa e dos que estão com ele.
13E se ele se retirar em alguma cidade, levaremos cordas àquela cidade e a traremos até a torrente, para que dela não reste uma pedrinha sequer?.
14Absalão e todos os homens de Israel disseram: ?O conselho de Cusai, o araquita, é melhor que o de Aquitofel?. Pois o Senhor tinha determinado que o conselho útil de Aquitofel fosse abandonado, para trazer desgraça sobre Absalão.
15AJUDA DE SADOC E ABIATAR
Cusai disse aos sacerdotes Sadoc e a Abiatar: ?Aquitofel deu determinado conselho a Absalão e aos anciãos de Israel, mas eu aconselhei bem outra coisa.
16Mandai imediatamente alguém dizer a Davi: ?Não fiques esta noite nos vaus que dão acesso ao deserto, mas passa para o outro lado, para que não sejam tragados o rei e todos que estão com ele??.
17Jônatas e Aquimaas se encontravam perto da fonte do Pisoeiro. Uma criada foi dar-lhes a notícia, e eles partiram para comunicar a mensagem ao rei Davi. Não podiam entrar na cidade, para não serem vistos.
18Um jovem, porém, os viu e avisou Absalão. Mas eles apertaram o passo e entraram na casa de certo homem em Baurim, que tinha uma cisterna na entrada de sua casa, e nela se esconderam.
19A mulher pegou um pedaço de pano, estendeu-o sobre a boca do poço, espalhou cevada pilada por cima e assim os escondeu.
20Quando os servos de Absalão chegaram, disseram à mulher que estava na casa: ?Onde estão Aquimaas e Jônatas?? A mulher respondeu: ?Passaram por aqui em direção às águas?. E os que os procuravam, não os tendo encontrado, voltaram a Jerusalém.
21Depois que os investigadores foram embora, os dois saíram do poço e, seguindo caminho, levaram a mensagem ao rei Davi; disseram-lhe: ?Ponde-vos a caminho e e atravessai depressa o rio Jordão, porque Aquitofel armou tal plano contra vós?.
22Davi e todo o povo que estava com ele se puseram a caminho e atravessaram o Jordão antes do amanhecer. Não ficou um sequer que não atravessasse o rio.
23Aquitofel, vendo que seu conselho não era seguido, aparelhou seu asno, pôs se a caminho e foi para sua casa, em sua cidade, pôs ordem em seus negócios, enforcou-se e morreu. Foi sepultado no túmulo de seu pai.
24DAVI EM MAANAIM
Depois que Davi chegou a Maanaim, Absalão atravessou o rio Jordão, e todos os homens de Israel com ele.
25Absalão tinha constituído Amasa sobre o exército, no lugar de Joab. Amasa era filho de um homem chamado Jetra, ismaelita, que tinha se unido a Abigail, filha de Isai, irmã de Sárvia, mãe de Joab.
26Israel acampou com Absalão na terra de Galaad.
27Quando Davi chegou a Maanaim, Sobi filho de Naás, de Rabá-Amon, Maquir filho de Amiel, de Lodabar, e Berzelai, galaadita de Roguelim,
28ofereceram-lhe camas e tapetes, bacias e vasos de barro, trigo e cevada e farinha, grão torrado, favas e lentilhas,
29mel e manteiga, ovelhas e novilhos gordos. Deram tudo de comer a Davi e ao povo que estava com ele, pois achavam que o povo devia estar fatigado pela fome e sede no deserto.