Segundo Livro de Samuel (2Sm) - Capítulo 16

1DAVI E SIBA
Tendo Davi passado um pouco adiante do cume, apareceu Siba, o servo de Meribaal, vindo em sua direção com dois asnos carregados com duzentos pães e cem cachos de uvas passas, cem pencas de frutas da estação e um odre de vinho.
2Disse o rei a Siba: ?Que queres fazer com isso?? Respondeu Siba: ?Os asnos servirão de montaria aos empregados do rei, os pães e as frutas da estação são para os teus servos, o vinho é para que o beba quem se achar fraco no deserto?.
3Disse o rei: ?Onde está o filho de teu senhor?? Siba respondeu ao rei: ?Ficou em Jerusalém, dizendo: ?Hoje a casa de Israel vai restituir-me o reino de meu pai??.
4Disse o rei a Siba: ?Tudo o que foi de Meribaal é teu?. Disse Siba: ?Prostro-me diante de ti. Que eu encontre graça diantede ti, meu rei?.
5SEMEI AMALDIÇOA DAVI
Quando o rei chegou a Baurim, saiu de lá um homem da parentela de Saul, chamado Semei filho de Gera. Ele se aproximava proferindo maldições
6e, a despeito de toda a tropa e os guerreiros de elite agrupados à direita e à esquerda do rei Davi, atirava pedras contra Davi e contra todos os servos do rei.
7Andava gritando suas maldições: ?Vai-te embora! Vai-te embora, assassino, vadio!
8O Senhor fez cair sobre ti todo o sangue da casa de Saul, cujo trono usurpaste, e entregou o trono a teu filho Absalão. És vítima da tua própria maldade, pois és um assassino?.
9Então Abisai filho de Sárvia disse ao rei: ?Por que esse cão morto continuaria amaldiçoando o senhor meu rei? Deixa-me passar para lhe cortar a cabeça?.
10Mas o rei respondeu: ?Não te intrometas, filho de Sárvia! Se ele amaldiçoa porque o Senhor o mandou maldizer a Davi, quem poderia dizer-lhe: ?Por que fazes isso??
11E Davi disse a Abisai e a todos os seus servos: ?Vede: se meu filho, que saiu das minhas entranhas, atenta contra a minha vida, com mais razão esse filho de Benjamim. Deixai-o amaldiçoar, conforme o Senhor lhe disse.
12Talvez o Senhor leve em conta a minha miséria, restituindo-me a ventura em lugar da maldição de hoje?.
13E Davi e seus homens seguiram adiante, enquanto Semei caminhava no flanco do monte e o acompanhava, proferindo maldições, atirando-lhe pedras e espalhando poeira no ar.
14O rei e todo o povo que estava com ele chegaram enfim, exaustos, às águas, onde se refizeram.
15CUSAI, AQUITOFEL E ABSALÃO
Absalão e todo o seu exército de israelitas entraram em Jerusalém, e Aquitofel com ele.
16Cusai, o araquita, amigo de Davi, foi a Absalão e disse-lhe: ?Viva o rei! Viva o rei!?
17Disse-lhe Absalão: ?É tal a tua gratidão para com teu amigo? Por que não foste com o teu amigo??
18?De modo algum?, respondeu Cusai a Absalão. ?Eu estarei com aquele que o Senhor e este povo e todo o Israel escolheram, e com ele ficarei.
19Além disso, a quem devo servir? Não é ao filho do rei? Como servi a teu pai, assim te servirei?.
20Disse Absalão a Aquitofel: ?Deliberai sobre o que devemos fazer?.
21Aquitofel disse a Absalão: ?Aproxima- te das concubinas de teu pai, que ele deixou para cuidarem da casa. Assim, sabendo todo o Israel que te tornaste odioso a teu pai, os que estão contigo sentirão mais firmeza?.
22Armaram uma tenda para Absalão no terraço. E ele aproximou-se das concubinas de seu pai diante de todo o Israel.

Capítulos