Segundo Livro de Samuel (2Sm) - Capítulo 20

1A REBELIÃO DE SEBA. MORTE DE AMASA
Havia ali um desordeiro, chamado Seba filho de Bocri, da tribo de Benjamim. Tocou a trombeta e disse: ?Não temos parte com Davi, nem herança com o filho de Jesse! Cada um à sua tenda, Israel!?
2E todos os homens de Israel separaram-se de Davi e seguiram Seba filho de Bocri. Os homens de Judá aderiram ao seu rei, do Jordão até Jerusalém.
3Ao chegar à sua casa em Jerusalém, o rei tomou as dez concubinas que deixara cuidando da casa e as confinou. Cuidava de que tivessem alimento, mas não ia para junto delas. Ficaram confinadas até o dia da morte, vivendo como se fossem viúvas.
4Disse o rei a Amasa: ?Convoca-me todos os homens de Judá dentro de três dias, e tu também estejas presente?.
5Amasa saiu para concovar Judá, mas levou mais tempo do que lhe fora estabelecido.
6Disse Davi a Abisai: ?Agora Seba filho de Bocri nos causará maior preocupação do que causou Absalão. Toma, pois, os servos de teu senhor e persegue-o, para que não chegue às cidades fortificadas e nos escape?.
7Saíram com ele os homens de Joab, também os cereteus e os feleteus e todos os homens valentes. Saíram de Jerusalém para perseguir Seba filho de Bocri.
8Quando chegaram à grande pedra em Gabaon, encontraram Amasa que já estava ali. Joab usava no traje um cinto do qual pendurava uma espada na bainha. Ao adiantar-se, a espada deslizou.
9Joab disse a Amasa: ?Tudo bem, meu irmão??, e tomou com a mão direita a barba de Amasa para beijá-la.
10Amasa não percebera a espada na mão de Joab. Este o feriu no ventre, lançando por terra suas entranhas, sem ser necessário um segundo golpe, e ele morreu. Então, Joab e Abisai, seu irmão, foram ao encalço de Seba filho de Bocri.
11Entretanto, alguém do pessoal de Joab pôs-se junto ao cadáver de Amasa e disse: ?Quem é amigo de Joab e a favor de Davi, siga Joab!?
12Amasa jazia no meio do caminho, banhado em sangue. Vendo que todos paravam para vê-lo, o homem retirou Amasa do caminho para o campo e cobriu-o com uma roupa, porque viu que todos que passavam se detinham por causa dele.
13Depois que o retiraram do caminho, todos passaram a seguir Joab na perseguição de Seba filho de Bocri.
14Seba percorreu todas as tribos de Israel até Abel-Bet-Maaca; os de Bocri reuniramse e seguiram-no todos.
15Então chegaram as tropas e cercaram-no em Abel-Bet-Maaca. Construíram uma rampa até os muros. Toda a tropa que estava com Joab esforçava-se em destruir os muros.
16Uma mulher sábia da cidade exclamou: ?Escutai! Escutai! Dizei a Joab que se aproxime, pois eu quero falar com ele?.
17Ele aproximou-se, e ela lhe disse: ?És tu Joab?? Ele respondeu: ?Sou?. Ela então falou-lhe: ?Ouve as palavras da tua serva?. Ele respondeu: ?Ouvirei?.
18Ela continuou: ?Dizia um provérbio antigo: ?Quem procurar conselho, pergunte em Abel, e o assunto se resolve?.
19Eu sou pacífica e estou entre os fiéis de Israel. E tu queres destruir uma cidade, uma mãe em Israel. Por que queres destruir a herança do Senhor??
20Joab respondeu: ?Longe, longe de mim que eu destrua e arruine.
21Não é esta a minha intenção. Mas um homem das montanhas de Efraim, chamado Seba filho de Bocri, levantou sua mão contra o rei Davi. Basta entregar esse homem, e deixarei a cidade?. Disse a mulher a Joab: ?Jogaremos sua cabeça para ti por cima do muro?.
22Dirigiu- se ao povo todo e falou-lhe sabiamente. Cortaram então a cabeça de Seba filho de Bocri e lançaram-na a Joab. Ele tocou a trombeta, e retiraram-se da cidade, indo cada um para sua tenda. Joab também voltou ao rei em Jerusalém.
23FUNCIONÁRIOS DE DAVI
Joab comandava todo o exército de Israel. Bananias filho de Joiada comandava os cereteus e os feleteus.
24Adoniram controlava os impostos. Josafá filho de Ailud era cronista.
25Siva era escriba, Sadoc e Abiatar, sacerdotes.
26Ira filho de Jair também era sacerdote de Davi.

Capítulos