Segundo Livro de Samuel (2Sm) - Capítulo 12

1O PROFETA NATÃ CENSURA DAVI
O Senhor mandou o profeta Natã a Davi. Chegando a ele disse-lhe: ?Numa cidade havia dois homens, um rico e outro pobre.
2O rico possuía ovelhas e bois em grande número.
3O pobre só possuía uma ovelha pequenina, que tinha comprado e criado. Ela crescera em sua casa junto com seus filhos, comendo do seu pão, bebendo do mesmo copo, dormindo no seu regaço. Era para ele como uma filha.
4Chegou um hóspede à casa do homem rico. Este não quis tomar uma das suas ovelhas ou um dos seus bois para preparar um banquete e dar de comer ao hóspede que chegara. Pegou a ovelhinha do pobre e preparou-a para o visitante?.
5Davi ficou indignado contra esse homem e disse a Natã: ?Pela vida do Senhor, o homem que fez isso merece a morte!
6Pagará quatro vezes o valor da ovelha, por tal falta de consideração?.
7Natã disse a Davi: ?Esse homem és tu! Assim fala o Senhor, o Deus de Israel: Eu te ungi como rei de Israel e salvei-te das mãos de Saul.
8Dei-te a casa do teu senhor e pus nos teus braços as mulheres do teu senhor. Entreguei-te a casa de Israel e de Judá. E, se isso te parecer pouco, vou acrescentar outros favores.
9Por que desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o que lhe desagrada? Feriste à espada Urias, o heteu, fazendo-o morrer pela espada dos amonitas, para fazer de sua mulher a tua esposa.
10Por isso, a espada jamais se afastará de tua casa, porque me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para fazer dela a tua esposa.
11Assim diz o Senhor: Da tua própria casa farei surgir o mal contra ti. Tomarei as tuas mulheres sob os teus olhos e as darei a um outro, que se aproximará das tuas mulheres à luz deste sol.
12Tu fizeste tudo às escondidas. Eu, porém, farei o que digo diante de todo o Israel, e o farei à luz do sol?.
13Davi disse a Natã: ?Pequei contra o Senhor?. Natã respondeu-lhe: ?De sua parte, o Senhor perdoou o teu pecado: não precisas morrer!
14Entretanto, por teres assim causado desprezo da parte dos inimigos do Senhor, o filho que te nasceu vai morrer?.
15E Natã voltou para a sua casa. Luto de Davi por seu filho O Senhor feriu o filho que a mulher de Urias tinha dado a Davi, e ele adoeceu gravemente.
16Davi implorou a Deus pelo menino e fez um grande jejum. Voltando para casa, passou a noite deitado no chão.
17Os anciãos do palácio insistiam com ele para que se levantasse do chão; mas ele não o quis fazer, nem tomar com eles alimento algum.
18Ora, no sétimo dia, a criança morreu. Os servos de Davi tinham medo de anunciar-lhe a morte do menino. Disseram-lhe: ?Quando a criança ainda vivia e nós queríamos falar com ele, nem nos ouvia. Como diremos agora que o menino está morto? Ele fará ainda pior!?
19Mas Davi percebeu os comentários de seus servos e entendeu que o menino estava morto. Disse-lhes: ?O menino está morto?? Eles responderam: ?Sim, está morto?.
20Davi então levantou-se do chão, lavou- se e se ungiu. Mudou de traje, entrou na casa do Senhor e prostrou-se. Depois voltou para sua casa e pediu que lhe servissem pão e comeu.
21Disseram-lhe os seus servos: ?Que estás fazendo? Enquanto a criança ainda vivia, jejuaste e choraste por ela. Agora que está morta, te levantaste e comeste pão?.
22Davi respondeu: ?Enquanto a criança ainda vivia jejuei e chorei, pois pensava: Quem sabe se talvez meu Senhor tenha piedade de mim e a criança viva?
23Agora, porém, que está morta, por que jejuaria? Poderei fazê-la voltar? Antes irei eu até ela do que ela volte para mim?.
24Depois Davi consolou sua mulher Betsabéia e deitou-se com ela. Ela concebeu um filho, que recebeu o nome de Salomão. E o Senhor mostrou amor por ele
25e enviou o profeta Natã para dar-lhe o nome de Jedidias, ?amável ao Senhor?.
26CONQUISTA DE RABÁ
Entretanto Joab lutou contra Rabá de Amon e tomou a cidadela do rei.
27Joab enviou mensageiros a Davi, dizendo: ?Ataquei Rabá e tomei a cidade das águas.
28Agora mobiliza o resto do exército, sitia a cidade e toma-a, para que não seja tomada por mim e atribuída a meu nome?.
29Davi mobilizou todo o exército e marchou contra Rabá. Lutou contra a cidade e tomou-a.
30Tomou o diadema da cabeça de Melcom, de trinta e cinco quilos de ouro e ornado de uma gema preciosíssima. O diadema foi posto sobre a cabeça de Davi. Levou da cidade muitos despojos.
31Retirou seus habitantes e condenou-os a serrar pedras nas pedreiras e a manejar o machado e a picareta de ferro. Também os pôs a fabricar tijolos. Assim fez a todas as cidades dos amonitas. E Davi e todo o exército voltaram a Jerusalém.

Capítulos