Segundo Livro de Samuel (2Sm) - Capítulo 3
2A CASA DE DAVI EM HEBRON
Davi teve vários filhos em Hebron: o primogênito foi Amnon, nascido de Aquinoam de Jezrael;
3O segundo, Queleab, nascido de Abigail, viúva de Nabal do Carmelo; o terceiro, Absalão, nascido de Maaca, filha de Tolmai, rei de Gessur;
4O quarto foi Adonias, nascido de Hagit; o quinto, Safatias, nascido de Abital,
5e o sexto, Jetraam, nascido de Egla, esposa de Davi. Foram estes os filhos que nasceram a Davi em Hebron. Rompimento de Abner e Isbaal
6Enquanto durou a guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi, Abner filho de Ner exercia seu poder sobre a casa de Saul.
7Ora, Saul tivera uma concubina chamada Resfa, filha de Aia. Isbaal disse a Abner:
8?Por que te aproximaste da concubina de meu pai?? Abner ficou irado com essas palavras e disse: ?Sou eu por acaso algum cachorro de Judá? Eu hoje uso de misericórdia para com a casa de Saul, teu pai, e para com teus irmãos e teus próximos, e não te entreguei nas mãos de Davi. E tu hoje pretendes acusar-me alegando o caso dessa mulher?
9Que Deus castigue Abner com todo rigor, se eu não executar o que o Senhor jurou a Davi,
10a saber, transferir a realeza da casa de Saul e estabelecer o trono de Davi sobre Israel e sobre Judá, desde Dã até Bersabéia?.
11E Isbaal não tinha como responder-lhe, pois tinha medo dele.
12ABNER COM DAVI
Então Abner enviou a Davi mensageiros para que lhe perguntassem: ?A quem pertence o país?? E depois deviam propor-lhe: ?Se fazes aliança comigo, minha mão estará contigo e entregarei a ti todo o Israel?.
13Davi respondeu: ?Ótimo. Vou aliar-me a ti, mas com uma condição: não apareças na minha presença antes que me tragas Micol, filha de Saul. Depois poderás aparecer na minha presença?.
14Davi mandou então mensageiros a Isbaal filho de Saul, para dizer: ?Devolve-me Micol, minha mulher, pela qual paguei cem prepúcios de filisteus para desposá-la?.
15Isbaal mandou tirá-la de seu marido Faltiel filho de Lais.
16Seu marido a seguiu, chorando, até Baurim. Disse-lhe Abner: ?Volta para casa?. E ele voltou.
17Abner começou a falar aos anciãos de Israel: ?Há muito tempo que desejais ter a Davi por vosso rei.
18Agora, pois, executai o que desejais, pois o Senhor falou a Davi: ?Pelas mãos de meu servo Davi salvarei meu povo Israel das mãos dos filisteus e de todos seus inimigos??.
19Abner falou também aos benjaminitas, e depois, partiu para dizer a Davi, em Hebron, tudo o que fora aprovado por Israel e por toda a casa de Benjamim.
20Ele foi, com vinte homens, encontrar Davi em Hebron, e este ofereceu um banquete a Abner e à sua comitiva.
21Disse Abner a Davi: ?Deixa que eu vá embora para reunir em torno de ti, meu senhor e rei, todo o Israel, e farei aliança contigo, e serás o rei de todos, segundo o desejo de teu coração?. Davi despediu Abner, que foi embora em paz.
22ABNER ASSASSINADO
Pouco depois, os servos de Davi e de Joab chegaram de uma expedição, trazendo ricos despojos. Abner já não estava em Hebron, pois Davi o havia despedido, e ele se retirara em paz.
23Joab e todas as tropas que estavam com ele chegaram depois disso. Contaram então a Joab: ?Abner filho de Ner veio ao rei, que o despediu, e ele foi em paz?.
24Joab foi ter com o rei e disse: ?O que fizeste? Eis que Abner veio ter contigo. Por que o despediste e o deixaste ir embora?
25Não conheces Abner filho de Ner? Com certeza veio enganar-te e saber de tuas idas e vindas e de tudo o que fazes?.
26Joab deixou Davi e mandou mensageiros atrás de Abner. Eles o fizeram voltar, da cisterna de Sira, sem que Davi o soubesse.
27Quando Abner chegou de volta a Hebron, Joab chamou-o à parte na porta interior, com o pretexto de lhe falar tranqüilamente. Então golpeou-o no ventre e o matou, para vingar o sangue de seu irmão Asael.
28Quando, depois, Davi soube do ocorrido, disse: ?Eu e meu reino somos para sempre, diante do Senhor, inocentes do sangue de Abner filho de Ner.
29Que seu sangue caia sobre a cabeça de Joab e sobre toda a casa de seu pai! Que nunca falte na casa de Joab quem sofra de corrimento ou de lepra, quem trabalhe no tear, quem caia sob a espada e quem mendigue o pão?.
30Assim, Joab e seu irmão Abisai mataram Abner, porque na batalha de Gabaon matara Asael, o irmão deles.
31Então Davi disse a Joab e a todo o povo que estava com ele: ?Rasgai vossas vestes e vesti-vos de luto. Ide chorar nos funerais de Abner?. O próprio rei Davi ia atrás do esquife.
32Quando Abner foi enterrado, em Hebron, Davi levantou sua voz e chorou sobre o túmulo de Abner. Também todo o povo chorou.
33O rei então entoou um lamento para Abner: ?Precisava Abner morrer como morrem os insensatos?
34Tuas mãos não estavam amarradas, teus pés, não presos em grilhões, mas caíste, como se tomba diante dos filhos da iniqüidade?. E todo o povo, repetindo, chorava sobre ele.
35Depois, toda a gente se aproximou de Davi para dar-lhe de comer, enquanto ainda era dia. Mas Davi jurou: ?Que Deus me trate com toda severidade, se antes do pôr do sol eu provar pão ou qualquer outra coisa?.
36Todo o povo ouviu e aprovava tudo o que o rei fizera à vista de todo o povo.
37E todo o povo, todo o Israel soube, naquele dia, que o rei não tivera parte na morte de Abner filho de Ner.
38Disse então o rei a seus servos: ?Não sabeis que um grande líder morreu hoje em Israel?
39Eu, porém, ainda estou fraco, embora ungido rei. Esses homens, os filhos de Sárvia, são mais violentos do que eu. Que o Senhor retribua ao malfeitor segundo a sua maldade?.