Livro do Êxodo (Ex) - Capítulo 10
Senhor disse a Moisés: ?Apresenta-te ao faraó, porque eu endureci o coração do faraó e de seus ministros para realizar no meio deles os meus prodígios.
2Assim poderás contar a teus filhos e netos a maneira implacável como tratei os egípcio se os prodígios que realizei no meio deles. Assim sabereis que eu sou o Senhor?.
3Moisés e Aarão apresentaram-se ao faraó e lhe disseram: ?Assim diz o Senhor, o Deus dos hebreus: Até quando recusarás submeter-te a mim? Deixa partir o meu povo para me prestar culto.
4Se recusares deixar o meu povo partir, amanhã trarei gafanhotos para o teu território.
5Eles encobrirão de tal modo a superfície do solo que não se poderá ver o chão. Comerão o resto que sobrou, poupado pelo granizo, devorando todas as árvores que crescem no campo.
6Encherão tuas casas, as casas dos ministros e de todos os egípcios, como nunca o viram teus pais, nem teus avós, desde que começaram a existir sobre a terra até hoje?. Moisés voltou as costas e saiu da presença do faraó.
7Os ministros do faraó disseram-lhe: ?Até quando este indivíduo será para nós uma armadilha? Deixa essa gente sair para que prestem culto ao Senhor seu Deus. Ainda não vês que o Egito está sendo arruinado??
8Mandaram pois Moisés e Aarão voltar à presença do faraó, que lhes disse: ?Ide prestar culto ao Senhor vosso Deus. Quem são os que vão??
9Moisés respondeu: ?Iremos com as crianças e os velhos, com nossos filhos e filhas, com as ovelhas e os bois, pois é uma festa do Senhor para nós?.
10E o faraó respondeu: ?Pudesse o Senhor estar convosco, bem como eu vos deixar sair com os filhos! Vê-se que tendes más intenções.
11Não será assim! Ide somente vós, os homens, e prestai culto ao Senhor, pois foi isso que pedistes?. E assim foram expulsos da presença do faraó.
12Então o Senhor disse a Moisés: ?Estende a mão sobre o Egito, para que os gafanhotos invadam a terra e devorem toda a vegetação do país, tudo o que o granizo poupou?.
13Moisés estendeu a vara sobre o Egito, e o Senhor fez soprar o vento oriental sobre o país durante o dia todo e a noite inteira. De manhã, o vento oriental tinha trazido os gafanhotos.
14Os gafanhotos invadiram todo o Egito, pousando sobre todo o território do Egito em tão grande quantidade como nunca havia acontecido antes, nem jamais acontecerá.
15Encobriram de tal modo a superfície do solo que escureceu. Devoraram toda a vegetação do país, os frutos das árvores e tudo o que o granizo havia deixado. Em todo o Egito não ficou nada de verde nas árvores e nas pastagens.
16O faraó mandou chamar com urgência Moisés e Aarão e disse: ?Pequei contra o Senhor vosso Deus e contra vós.
17Perdoai só mais esta vez o meu pecado e suplicai ao Senhor vosso Deus que afaste de mim ao menos esta praga mortal?.
18Moisés saiu da presença do faraó e suplicou ao Senhor.
19O Senhor mudou a direção do vento, que começou a soprar muito forte do ocidente, arrastando os gafanhotos e lançando-os no mar Vermelho. Não ficou um só gafanhoto em todo o território do Egito.
20O Senhor, porém, endureceu o coração do faraó, que não deixou os israelitas partir.
21AS TREVAS DO EGITO (9ª PRAGA)
O Senhor disse a Moisés: ?Estende a mão para o céu, e faça-se tal escuridão sobre a terra do Egito, que se possa apalpá-la?.
22Moisés estendeu a mão para o céu, e fez-se densa escuridão em todo o Egito durante três dias.
23Um não podia ver o outro e, durante três dias, ninguém se moveu do lugar onde estava. Mas onde moravam os israelitas havia luz.
24O faraó mandou chamar Moisés e disse: ?Ide prestar culto ao Senhor. Também as crianças podem ir convosco, contanto que fiquem aqui as ovelhas e os bois?.
25Moisés respondeu: ?Mesmo que nos desses as vítimas dos sacrifícios e os holocaustos para oferecer ao Senhor nosso Deus,
26ainda assim o nosso gado deveria ir conosco. Não ficará nenhum animal, porque precisamos deles para prestar culto ao Senhor nosso Deus. Pois enquanto não chegarmos lá, nós nem sequer sabemos o que deveremos oferecer ao Senhor?.
27Mas o Senhor endureceu o coração do faraó, e este negou-se a deixá-los partir.
28O faraó disse a Moisés: ?Afasta-te de mim e cuida-te de não tornar a ver a minha face, pois no dia em que vires minha face morrerás?.
29Moisés respondeu: ?Falaste bem! Nunca mais verei a tua face!?