Livro do Êxodo (Ex) - Capítulo 13
O Senhor falou a Moisés:
2?Consagra-me todo primogênito: todo o primeiro parto entre os israelitas, tanto de homens como de animais, será meu?.
3Moisés disse ao povo: ?Lembrai- vos do dia em que saístes do Egito, da casa da escravidão, quando, com mão poderosa, o Senhor vos tirou de lá. Não se comerá nada fermentado.
4O dia da saída é no mês de Abib, mes do Trigo novo.
5Quando o Senhor te introduzir na terra dos cananeus, heteus, amorreus, heveus e jebuseus, terra que jurou a teus pais te dar, terra onde corre leite e mel, observarás neste mesmo mês este rito:
6Durante sete dias comereis pão sem fermento, e no sétimo dia haverá uma festa em honra do Senhor.
7Durante os sete dias comer-se-á pão sem fermento, e não se verá pão fermentado, nem fermento em todo o território.
8Naquele dia explicarás a teu filho: ?Isto é pelo que o Senhor fez por mim ao sair do Egito?.
9Servirá para ti de sinal em tua mão e de lembrança em tua fronte, para que tenhas na boca a lei do Senhor, porque com mão poderosa o Senhor te fez sair do Egito.
10Observarás este decreto cada ano no tempo fixado.
11Quando o Senhor te houver introduzido na terra dos cananeus e a tiver dado a ti, conforme jurou a ti e aos teus pais,
12separarás para o Senhor todo o primeiro parto do ventre materno, e toda a primeira cria masculinados teus animais pertence ao Senhor.
13A primeira cria dos jumentos resgatarás por um cordeiro; se não a resgatares, deverás matá-la. Resgatarás também todo primogênito entre os teus filhos.
14E quando teu filho, amanhã, te perguntar:? Que significa isto?? tu lhe dirás: ?Com mão poderosa o Senhor nos tirou do Egito, da casada escravidão.
15Como o faraó teimasse em não nos deixar partir, o Senhor matou todos os primogênitos na terra do Egito, tanto os primogênitos dos homens como os primogênitos dos animais. Por isso eu sacrifico ao Senhor todo primogênito macho dos animais, enquanto resgato todo primogênito de meus filhos?.
16Isto servirá como sinal em tua mão e como faixa escrita em tua fronte; pois foi com mão poderosa que o Senhor nos tirou do Egito?.
17DEUS CONDUZ A SAÍDA
Quando o faraó deixou sair o povo, Deus não guiou o povo pelo caminho que passa pela terra dos filisteus, embora mais curto, pois achava que, diante de um combate, o povo poderia arrepender-se e voltar para o Egito.
18Deus fez o povo dar uma volta pela rota do deserto do mar Vermelho. E os israelitas saíram do Egito bem armados.
19Moisés levou consigo os ossos de José, pois este tinha feito jurar os filhos de Israel: ?Quando Deus vos visitar, levai embora convosco os meus ossos!?
20DE SUCOT A ETAM.
Partiram de Sucot e acamparam em Etam, na periferia do deserto.
21A NUVEM E O FOGO
O Senhor os precedia, de dia, numa coluna de nuvem, para lhes mostrar o caminho; de noite, numa coluna de fogo para iluminar, a fim de que pudesse mandar de dia e de noite.
22De dia não se afastava do povo a coluna de nuvem, nem de noite a coluna de fogo.