Livro dos Juízes (Jz) - Capítulo 18

1MIGRAÇÃO DOS DANITAS
Naquele tempo não havia rei em Israel. Naquele tempo também, a tribo dos danitas estava à procura de uma propriedade hereditária para morar, pois até aquela data não tinha recebido nenhuma herança entre as tribos de Israel.
2Por isso, os danitas mandaram cinco homens da tribo, homens de elite, guerreiros de Saraá e Estaol, para percorrer e examinar a região. Disseram-lhes: ?Ide examinar a terra!? Eles chegaram às montanhas de Efraim, até a casa de Micas, onde pernoitaram.
3Estando com a família de Micas reconheceram o sotaque do jovem levita. Dirigiram-se para lá e perguntaram: ?Quem te trouxe para cá? Que fazes por aqui? Por que estás aqui??
4O levita lhes contou o que Micas fez por ele e acrescentou: ?Micas me contratou para que lhe sirva como sacerdote?.
5Eles pediram: ?Consulta a Deus. Queremos saber se a viagem que estamos empreendendo será bem sucedida?.
6O sacerdote respondeu: ?Ide tranqüilos! A viagem que empreendeis está sob o olhar de Deus!?
7Os cinco homens partiram e chegaram a Lais. Viram que a população, à maneira dos sidônios, vivia tranqüila, sossegada e confiante. Não faltava nada à região, que era próspera. Viviam longe de Sidônia e não tinham a ver com ninguém.
8Retornaram, pois, a seus compatriotas em Saraá e Estaol, os quais lhes perguntaram como foi.
9Responderam: ?Avante! Vamos atacá-los, pois vimos que o país é ótimo! Não hesiteis em invadir o país e tomar posse dele.
10Encontrareis gente que vive tranqüila e um país muito vasto. Realmente, Deus vos entregou um lugar onde não falta nada do que existe na terra?.
11Seiscentos homens bem armados da tribo de Dã partiram de Saraá e Estaol.
12Subiram e acamparam em Cariat-Iarim, em Judá. Por isso o lugar foi chamado ?Arraial de Dã? até hoje; fica a oeste de Cariat-Iarim.
13De lá atravessaram as montanhas de Efraim. Quando chegaram à casa de Micas,
14os cinco exploradores da terra de Lais disseram aos compatriotas: ?Sabíeis por acaso que naquelas casas há um efod, ídolos domésticos e uma imagem de metal? Pensai, portando, o que deveis fazer?.
15Dirigiram-se então para lá, entraram na casa do jovem levita (a casa de Micas) e o saudaram.
16Os seiscentos homens armados da tribo de Dã estavam parados à entrada da porta.
17Entraram pois os cinco exploradores e pegaram a imagem de metal, o efod e os ídolos domésticos. Enquanto isso, o sacerdote estava parado à entrada da porta junto dos seiscentos homens armados.
18Quando entraram na casa de Micas e tomaram a imagem, o efod e os ídolos domésticos, o sacerdote lhes perguntou: ?Que estais fazendo??
19Eles responderam: ?Quieto! É segredo! Vem conosco, serás nosso pai e sacerdote! Ou preferes ser sacerdote de um santuário particular a ser sacerdote de uma tribo e um clã de Israel??
20Satisfeito, o sacerdote tomou o efod, os ídolos domésticos e a imagem e foi embora no meio da tropa.
21Continuaram caminho, colocando na frente as crianças, o gado e os bens.
22Já estavam longe da casa de Micas, quando seus vizinhos foram convocados e se puseram ao encalço dos danitas,
23gritando atrás deles. Os danitas voltaram-se e perguntaram a Micas: ?O que há contigo? Por que convocaste o povo??
24Ele respondeu: ?Roubaste os deuses que fiz para mim e levaste emborao sacerdote! Que me resta ainda? Como me podeis perguntar: ?Que há contigo???
25Mas os danitas lhe disseram: ?Não grites mais conosco! Do contrário alguns homens violentos poderiam cair sobre vós e perderíeis a vida, tu e tua família?.
26Assim os danitas prosseguiram a viagem. E Micas, percebendo que eram mais fortes do que ele, deu meia-volta e retornou para casa.
27Então levaram o objeto que Micas havia fabricado e aquele que fora seu sacerdote. Chegaram a Lais, àquela população sossegada e confiante, passaram-na à espada e incendiaram a cidade.
28Ninguém os socorreu, pois a cidade estava longe de Sidônia e os habitantes não mantinham relação com ninguém. A cidade estava situada no vale que se estende em direção a Bet-Roob. Os danitas reconstruíram a cidade e nela se estabeleceram.
29Chamaram-na Dã, segundo o nome de seu ancestral, filho de Israel. Anteriormente, a cidade chamava-se Lais.
30Os danitas entronizaram o ídolo. Jônatas, descendente de Gérson filho de Moisés, bem como seus filhos, foram sacerdotes da tribo dos danitas, até a deportação do país.
31Mantiveram instalado o ídolo que Micas havia feito, durante todo o tempo que durou o santuário de Deus em Silo. O levita de Efraim.

Capítulos