Livro dos Juízes (Jz) - Capítulo 21
Os israelitas tinham feito, em Masfa, este juramento: ?Ninguém de nós dará a filha em casamento a um benjaminita?.
2O povo foi a Betel, onde ficou até à tarde diante do Senhor, elevando seu clamor e derramando muitas lágrimas.
3?Por que, Senhor Deus de Israel?, diziam, ?aconteceu tal coisa em Israel? Hoje está faltando uma tribo de Israel!?
4No dia seguinte o povo levantou-se bem cedo, construiu ali um altar e ofereceu holocaustos e sacrifícios pacíficos.
5Em seguida, os israelitas se perguntaram: ?Acaso alguém dentre todas as tribos de Israel não compareceu na assembléia diante do Senhor?? Pois tinham feito um solene juramento, declarando réu de morte quem não comparecesse diante do Senhor em Masfa.
6Os israelitas, com pena de seu irmão Benjamim, diziam: ?Foi descartada hoje uma tribo de Israel!
7Que podemos fazer pelos homens que restaram? Pois juramos pelo Senhor que não lhes daríamos nenhuma de nossas filhas em casamento.
8Há alguém de uma das tribos de Israel que não compareceu diante do Senhor em Masfa?? Ora, nenhum homem de Jabes de Galaad esteve no acampamento para a assembléia.
9Ao contarem a tropa, viram que não havia nenhum dos habitantes de Jabes de Galaad.
10Então a comunidade enviou para lá doze mil homens de guerra, ordenando: ?Ide, matai à espada os habitantes de Jabes de Galaad, inclusive mulheres e crianças,
11porém, deste modo: votai ao interdito todo homem e toda mulher já casada, mas poupai as solteiras?. Foi o que fizeram.
12Encontraram entre os habitantes de Jabes de Galaad quatrocentas moças jovens, ainda não casadas, e as conduziram até o acampamento de Silo, na terra de Canaã.
13Toda a comunidade enviou mensageiros para conversar com os benjaminitas que estavam no rochedo de Remon, propondo-lhes a paz.
14Quando os benjaminitas voltaram, deram-lhes as mulheres de Jabes de Galaad que tinham sido poupadas, mas não se encontrou número suficiente.
15O RAPTO DAS MOÇAS DE SILO
O povo continuou com pena de Benjamim, porque o Senhor causou um rombo entre as tribos de Israel.
16Os anciãos da comunidade disseram: ?Como vamos conseguir mulheres para os restantes, já que as mulheres de Benjamim foram exterminadas??.
17E acrescentaram: ?É preciso que sobrevivam herdeiros de Benjamim, para que não se elimine uma tribo de Israel.
18Nós, porém, não lhes podemos dar nossas filhas em casamento?. (Com efeito, os israelitas tinham jurado: ?Maldito quem der uma mulher a Benjamim?.)
19Por isso deliberaram: ?Há uma festa do Senhor celebrada anualmente em Silo, ao norte de Betel, a oeste do caminho de Betel a Siquém, a sul de Lebona?.
20Mandaram, pois, dizer aos benjaminitas: ?Ide emboscar-vos nas vinhas.
21Quando virdes as moças de Silo saindo para tomar parte nas danças, saireis das vinhas e cada um raptará uma mulher dentre as moças de Silo. Em seguida ireis à terra de Benjamim.
22Se os pais ou os irmãos vierem reclamar conosco, nós lhes diremos: ?Tende compaixão, pois não tomaram as jovens, cada qual a sua, Durante a guerra. E se vós as tivésseis dado, seríeis agora culpados?.
23Assim fizeram os benjaminitas. Levaram quantas mulheres precisavam, raptando-as entre as dançarinas. Voltaram às suas propriedades, reconstruíram as cidades e as povoaram.
24Também os israelitas se dispersaram naquela ocasião, cada qual segundo sua tribo e seu clã. Todos dirigiram-se para sua herança.