Livro de Ezequiel (Ez) - Capítulo 13

1O REBOCO DOS FALSOS PROFETAS
A palavra do SENHOR veio a mim nestes termos:
2?Profetiza, filho do homem, profetiza contra os profetas de Israel! Dirás aos que profetizam de própria cabeça: Ouvi a palavra do SENHOR.
3Assim diz o SENHOR Deus: Ai dos profetas insensatos, que seguem a própria inspiração, sem terem visto coisa alguma.
4Como raposas entre ruínas são teus profetas, Israel.
5Não subistes nas brechas, não construístes muro algum em torno da casa de Israel para resistir ao combate no dia do SENHOR.
6Vêem ilusões e têm previsões falsas os que dizem ?oráculo do SENHOR?, quando o SENHOR nem os enviou ? mas ficam esperando que ele lhes confirme a palavra.
7Não são porventura visões ilusórias o que vistes e previsões falsas o que proferistes, ao dizer ?oráculo do SENHOR?, sem que eu me tivesse pronunciado?
8Por isso, assim diz o SENHOR Deus: Uma vez que anunciastes ilusões e tivestes visões falsas, por isso aqui estou contra vós ? oráculo do SENHOR Deus.
9Estenderei a mão contra os profetas que têm visões ilusórias e os que vaticinam falsidades. Eles não farão parte do conselho do meu povo, não estarão inscritos no registro da casa de Israel, nem entrarão na terra de Israel. Assim sabereis que eu sou o SENHOR Deus.
10Porque desnorteiam o meu povo, anunciando ?paz?, quando não há paz. Basta alguém construir um muro, que eles logo o cobrem de reboco.
11Dize a estes que cobrem de reboco o muro, que ele vai cair. Virá uma tromba d?água, cairão pedras de granizo, um vendaval se desencadeará,
12e aí o muro vai cair! Será que não vos perguntarão: ?Onde está o reboco que passastes??
13Por isso, assim diz o SENHOR Deus: Desencadearei um vendaval com meu furor, na minha ira mandarei uma tromba d?água, e na minha cólera, uma chuva arrasadora de granizo.
14Demolirei o muro que cobristes de reboco e o nivelarei até o chão, para que apareçam os fundamentos. (A cidade ruirá e perecereis no meio dela.) Assim sabereis que eu sou o SENHOR.
15Quando saciar o meu furor no muro e nos que o cobriram de reboco, então vos direi: ?Já não há muro, nem os que o cobrem de reboco?,
16esses profetas de Israel que andam profetizando a respeito de Jerusalém, os que vêem para ela visões de paz, quando não há paz ? oráculo do SENHOR Deus.
17AS FALSAS PROFETISAS
?E tu, filho do homem, volta-te para as filhas de teu povo que profetizam de própria cabeça. Profetiza contra elas!
18Tu lhes dirás:Assim diz o SENHOR Deus: Ai daquelas que costuram faixas mágicas para todos os pulsos e confeccionam véus para cabeças de todo tamanho, a fim de assim capturarem as pessoas. Pretendeis capturar as pessoas do meu povo para garantir a própria subsistência?
19Por um punhado de cevada e um bocado de pão, vós me profanastes diante do meu povo, fazendo morrer pessoas que não deveriam morrer e fazendo viver pessoas que não deveriam viver. Enganais assim o meu povo, que gosta de mentiras.
20Por isso, assim diz o SENHOR Deus: Tomo posição contra as faixas com que capturais as pessoas como se fossem pássaros. Eu arrancarei as faixas de vossos braços e libertarei as pessoas que tentais capturar, caçando-as como se fossem pássaros.
21Vou rasgar vossos véus e libertar meu povo de vossa mão, e eles não serão mais presa em vossas mãos. Assim sabereis que eu sou o SENHOR.
22Por terdes afligido com mentiras o coração das pessoas justas, sem que eu as tenha inquietado, e encorajastes o malvado a não se desviar do mau caminho, de modo a conservar a vida,
23por isso não tereis mais visões ilusórias nem fareis adivinhações. Libertarei o meu povo de vossas mãos, e sabereis que eu sou o SENHOR?.

Capítulos