Livro do Gênesis (Gn) - Capítulo 16
Sarai, mulher de Abrão, não lhe havia dado filhos. Mas ela tinha uma escrava egípcia chamada Agar.
2Sarai disse a Abrão: ?Já que o Senhor me fez estéril, une-te à minha escrava, para ver se, por meio dela, eu possa ter filhos?. Abrão atendeu ao pedido de Sarai.
3(Isso foi quando Abrão habitava na terra de Canaã fazia dez anos.) Sarai, esposa de Abrão, tomou a escrava egípcia, Agar, e deu-a como mulher a Abrão, seu marido.
4Ele uniu-se a Agar e ela concebeu. Percebendo-se grávida, começou a olhar com desprezo para a sua Senhora.
5Sarai disse a Abrão: ?Tu és responsável pela injúria que estou sofrendo. Fui eu mesma que pus minha escrava em teus braços, mas ela, assim que ficou grávida, começou a desprezar-me. O Senhor seja juiz entre mim e ti?.
6Abrão disse para Sarai: ?Olha, a escrava é tua. Faze dela o que bem entenderes?. Então Sarai a maltratou tanto que ela fugiu.
7Um anjo do Senhor encontrou-a junto à fonte do deserto, no caminho de Sur,
8e disse-lhe: ?Agar, escrava de Sarai, de onde vens e para onde vais?? Ela respondeu: ?Estou fugindo de Sarai, minha Senhora?.
9E o anjo do Senhor lhe disse: ?Volta para tua Senhora e põe-te sob as suas ordens?.
10E o anjo do Senhor acrescentou: ?Multiplicarei a tua descendência de tal forma que ninguém a poderá contar?.
11Por fim o anjo do Senhor disse: ?Olha, estás grávida, darás à luz um filho e o chamarás Ismael, porque na tua aflição o Senhor te escutou.
12Ele será semelhante a um jumento selvagem, sua mão estará contra todos, e a mão de todos contra ele. Ele habitará separado de todos os seus irmãos?.
13Ela invocou, então, o nome do Senhor que lhe havia falado: ?Tu, o Deus que olha para mim?, pois ela disse: ?Aqui cheguei a ver Aquele que olha para mim?.
14Por isso aquele poço se chamou poço de Laai-Roí (isto é, ?d?Aquele que vive e olha para mim?). Fica entre Cades e Barad.
15Agar deu a Abrão um filho. Abrão pôs o nome de Ismael ao filho que Agar lhe deu.
16Abrão tinha oitenta e seis anos quando Agar deu à luz Ismael.