Livro do Gênesis (Gn) - Capítulo 3

1O PECADO
a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. Ela disse à mulher: ?É verdade que Deus vos disse: ?Não comais de nenhuma das árvores do jardim???
2A mulher respondeu à serpente: ?Nós podemos comer do fruto das árvores do jardim.
3Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus nos disse: ?Não comais dele nem sequer o toqueis, do contrário morrereis??.
4Mas a serpente respondeu à mulher: ?De modo algum morrereis.
5Pelo contrário, Deus sabe que, no dia em que comerdes da árvore, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecedores do bem e do mal?.
6A mulher viu que seria bom comer da árvore, pois era atraente para os olhos e desejável para obter conhecimento. Colheu o fruto, comeu dele e o deu ao marido a seu lado, que também comeu.
7Então os olhos de ambos se abriram, e, como reparassem que estavam nus, teceram para si tangas com folhas de figueira.
8Quando ouviram o ruído do Senhor Deus, que passeava pelo jardim à brisa da tarde, o homem e a mulher esconderam-se do Senhor Deus no meio das árvores do jardim.
9Mas o Senhor Deus chamou o homem e perguntou: ?Onde estás??
10Ele respondeu: ?Ouvi teu ruído no jardim. Fiquei com medo, porque estava nu, e escondi-me?.
11Deus perguntou: ?E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer??
12O homem respondeu: ?A mulher que me deste por companheira, foi ela que me fez provar do fruto da árvore, e eu comi?.
13Então o Senhor Deus perguntou à mulher: ?Por que fizeste isso?? E a mulher respondeu: ?A serpente enganou-me, e eu comi?.
14E o Senhor Deus disse à serpente: ?Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e entre todos os animais selvagens. Rastejarás sobre teu ventre e comerás pó todos os dias de tua vida.
15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar?.
16À mulher ele disse: ?Multiplicarei os sofrimentos de tua gravidez. Entre dores darás à luz os filhos. Teus desejos te arrastarão para teu marido, e ele te dominará?.
17Ao homem ele disse: ?Porque ouviste a voz da tua mulher e comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer, amaldiçoado será o solo por tua causa. Com sofrimento tirarás dele o alimento todos os dias de tua vida.
18Ele produzirá para ti espinhos e ervas daninhas, e tu comerás das ervas do campo.
19Comerás o pão com o suor do teu rosto, até voltares ao solo, do qual foste tirado. Porque tu és pó e ao pó hás de voltar?.
20O homem chamou à sua mulher ?Eva?, porque ela se tornou a mãe de todos os viventes.
21E o Senhor Deus fez para o homem e sua mulher roupas de pele com as quais os vestiu.
22Então o Senhor Deus disse: ?Eis que o homem tornou-se como um de nós, capaz de conhecer o bem e o mal. Não ponha ele agora a mão na árvore da vida, para dela comer e viver para sempre?.
23E o Senhor Deus o expulsou do jardim de Éden, para que cultivasse o solo do qual fora tirado.
24Tendo expulso o ser humano, postou a oriente do jardim de Éden os querubins, com a espada fulgurante a cintilar, para guardarem o caminho da árvore da vida.

Capítulos