Livro do Gênesis (Gn) - Capítulo 43

1SEGUNDA VIAGEM AO EGITO
Ora, a fome grassava pela terra.
2Acabadas as provisões trazidas do Egito, o pai lhes disse: ?Voltai para comprar para nós alguns mantimentos?.
3Mas Judá respondeu-lhe: ?Aquele homem nos jurou: ?Não me apareçais sem vosso irmão?.
4Se deixas ir conosco nosso irmão, desceremos para te comprar as provisões.
5Se não o mandas, não vamos descer, pois aquele homem nos disse: ?Não apareçais sem o vosso irmão??.
6E Israel disse: ?Por que me fizestes esse mal, contando àquele homem que tínheis outro irmão??
7E eles lhe responderam: ?Aquele homem nos interrogou insistentemente sobre nós e nossa família e nos perguntou: ?Vosso pai ainda está vivo? Tendes algum outro irmão?? E nós respondemos segundo as perguntas. Podíamos acaso saber que ele ia nos dizer: ?Trazei vosso irmão???
8E Judá disse ao pai Israel: ?Deixa ir comigo o menino para que possamos pôr-nos a caminho e conservar-nos vivos; do contrário, morreremos nós, tu e nossos filhos.
9Responsabilizo-me por ele, de mim tu o reclamarás. Se não o trouxer de volta, colocando-o em tua presença, serei culpado para sempre diante de ti.
10Se não nos tivéssemos atrasado tanto, já estaríamos de volta pela segunda vez?.
11Disse-lhes o pai Israel: ?Sendo assim, fazei o seguinte: escolhei para bagagem alguns dos melhores produtos desta terra e levai-os como presente a esse homem: um pouco de bálsamo, um pouco de mel, especiarias, resina, terebinto e amêndoas.
12Levai convosco o dobro de dinheiro para devolver o que foi posto nos sacos, pois talvez tenha sido um engano.
13Tomai vosso irmão e retornai para junto desse homem.
14E o Deus Poderoso faça que esse homem vos mostre compaixão, para que deixe voltar convosco o irmão que ficou ali e também Benjamim. Quanto a mim, se tiver de ser privado de meus filhos, que seja?.
15Levaram consigo presentes, o dobro de dinheiro e Benjamim, desceram para o Egito e apresentaram-se a José.
16Assim que José viu Benjamim com eles, disse ao mordomo: ?Faze entrar estes homens em casa; mata um animal e prepara-o, pois estes homens comerão comigo ao meio-dia?.
17O mordomo fez o que José lhe tinha ordenado e os introduziu na casa de José.
18Enquanto entravam na casa de José, cheios de temor diziam entre si: ?É por causa do dinheiro da outra vez, colocado em nossos sacos, que nos trazem aqui. É um pretexto para nos espoliar e cair sobre nós, fazendo-nos escravos com nossos jumentos?.
19Aproximando-se do mordomo, falaram-lhe à entrada da casa,
20dizendo: ?Perdão, Senhor! Nós já viemos aqui uma vez para comprar mantimentos.
21Ao chegarmos ao lugar onde na volta passamos a noite, abrimos os sacos e vimos que o dinheiro de cada um estava na boca do respectivo saco. Nós o trouxemos de volta,
22com outra quantia igual para comprar provisões. Não sabemos quem pôs o dinheiro no saco?.
23?Ficai tranqüilos ? disse-lhes o mordomo ? não temais! Foi vosso Deus, o Deus de vosso pai quem vos pôs este tesouro nos sacos. Eu recebi vosso dinheiro?. E mandou trazer-lhes Simeão.
24Depois de fazê-los entrar na residência de José, deu-lhes água para lavarem os pés e deu também ração aos jumentos.
25Eles prepararam os presentes, esperando que José viesse ao meio-dia, pois haviam sido avisados de que comeriam ali.
26Quando José chegou em casa, eles lhe apresentaram os presentes que haviam trazido consigo, prostrando-se por terra diante dele.
27Perguntou-lhes se estavam bem e lhes disse:? Vosso velho pai, de quem me falastes, está bem? Ainda vive??
28Eles lhe responderam: ?Teu servo está bem, nosso pai ainda vive?, e inclinaram-se profundamente.
29José ergueu os olhos e viu Benjamim, seu irmão, filho de sua mãe, e disse: ?É este vosso irmão mais novo do qual me falastes?? E acrescentou: ?Deus te seja favorável, meu filho?.
30Ficou todo comovido por causa do irmão e estava prestes a chorar. Entrou por isso apressadamente nos aposentos, onde desatou em prantos.
31Depois de lavar o rosto, reapareceu, fazendo esforços para se conter e disse: ?Servi a comida?.
32Serviram separadamente a José, aos irmãos e também aos egípcios que com ele comiam, pois os egípcios não podem comer com os hebreus, por ser isso coisa abominável para eles.
33Assentaram-se diante dele por ordem de idade, desde o mais velho até o mais novo, olhando espantados uns para os outros.
34José mandou servir- lhes porções de sua mesa, mas a porção de Benjamim era cinco vezes maior do que a dos outros. Eles beberam e ficaram muito alegres em sua companhia.

Capítulos