Livro do Gênesis (Gn) - Capítulo 17

1ALIANÇA SELADA PELA CIRCUNCISÃO
Abrão tinha noventa e nove anos, quando o Senhor lhe apareceu e lhe disse: ?Eu sou o Deus Poderoso. Anda na minha presença e sê íntegro.
2Quero estabelecer contigo minha aliança e multiplicar sobremaneira a tua descendência?.
3Abrão prostrou-se com o rosto em terra, e Deus lhe disse:
4?De minha parte, esta é a minha aliança contigo: tu serás pai de uma multidão de nações.
5Já não te chamarás Abrão: Abraão será teu nome, porque farei de ti o pai de uma multidão de nações.
6Eu te tornarei extremamente fecundo. De ti farei nações e terás reis como descendentes.
7Estabeleço minha aliança entre mim e ti e teus descendentes para sempre, uma aliança eterna, para que eu seja Deus para ti e para teus descendentes.
8A terra em que vives como estrangeiro, toda a terra de Canaã, eu a darei como propriedade perpétua a ti e a teus descendentes. Eu serei o Deus deles?.
9Deus disse a Abraão: ?De tua parte, guardarás a minha aliança, tu e tua descendência, para sempre.
10Esta é a minha aliança que devereis observar, aliança entre mim e vós e tua descendência futura: todo varão entre vós deverá ser circuncidado.
11Circuncidareis a carne do prepúcio: esse será o sinal da aliança entre mim e vós.
12No oitavo dia do nascimento serão circuncidados todos os meninos, de cada geração, mesmo os filhos dos escravos nascidos em casa ou comprados de algum estrangeiro, e que não fazem parte de tua descendência.
13Seja circuncidado tanto o escravo nascido em casa como o comprado a dinheiro. Assim trareis em vossa carne o sinal de minha aliança para sempre.
14O incircunciso, porém, aquele que não circuncidar a carne de seu prepúcio, seja eliminado do povo, porque violou minha aliança?.
15PROMESSA A RESPEITO DE SARA
Deus disse ainda a Abraão: ?Quanto à tua mulher, Sarai, já não a chamarás Sarai, mas Sara, Princesa.
16Eu a abençoarei e também dela te darei um filho. Eu a abençoarei, e ela será mãe de nações; dela nascerão reis de povos?.
17Abraão prostrou-se com o rosto em terra e começou a rir, dizendo consigo mesmo: ?Será que um homem de cem anos vai ter um filho e que, aos noventa anos, Sara vai dar à luz??
18E, dirigindo-se a Deus, disse: ?Quem dera que ao menos Ismael pudesse viver em tua presença?.
19Mas Deus respondeu: ?Na verdade é Sara, tua mulher, que te dará um filho, a quem chamarás Isaac. Com ele estabelecerei minha aliança, uma aliança perpétua para sua descendência.
20E também a respeito de Ismael atendo a teu pedido: eu o abençoarei e o tornarei fecundo e extremamente numeroso. Será pai de doze chefes, e dele farei uma grande nação.
21Quanto à minha aliança, porém, eu a estabelecerei com Isaac, o filho que Sara te dará no ano que vem, por este tempo?.
22Tendo acabado de falar com Abraão, Deus subiu e o deixou.
23A CIRCUNCISÃO DE ISMAEL E DE ABRAÃO
Abraão tomou o filho Ismael, bem como todos os escravos nascidos em sua casa ou comprados a dinheiro, todos os varões de sua casa, e circuncidou-lhes a carne do prepúcio naquele mesmo dia, como Deus lhe tinha ordenado.
24Abraão tinha noventa e nove anos quando circuncidou a carne de seu prepúcio.
25Seu filho Ismael tinha treze anos quando foi circuncidado.
26Naquele mesmo dia foram circuncidados Abraão e seu filho Ismael,
27juntamente com todos os homens de sua casa, tanto os que nela nasceram como os comprados de estrangeiro.

Capítulos