Segundo Livro dos Reis (2Rs) - Capítulo 1
Depois que Acab morreu, Moab rebelou-se contra Israel.
2Ocozias ficara gravemente doente depois de cair da sacada de seu aposento em Samaria. Enviou mensageiros com este encargo: ?Ide consultar Beelzebub, deus de Acaron, se sobreviverei a esta minha doença?.
3Entretanto, um anjo do Senhor falou a Elias, o tesbita: ?Levanta-te, vai ao encontro dos mensageiros do rei da Samaria e dize-lhes: Não há, porventura, um Deus em Israel, para que vades consultar Beelzebub, deus de Acaron?
4Por isto diz o Senhor: Não sairás da cama na qual te deitaste, certamente morrerás!? E Elias foi embora.
5Os mensageiros voltaram a Ocozias, que lhes disse: ?Por que voltastes??
6Eles lhe responderam: ?Veio ao nosso encontro um homem que nos disse: ?Voltai ao rei que vos enviou e dizei-lhe: Assim diz o Senhor: Não há porventura um Deus em Israel para que mandes consultar Beelzebub, deus de Acaron? Por isto não sairás da cama na qual te deitaste, certamente morrerás??.
7Ele indagou: ?Como era a figura, como estava vestido esse homem que veio a vosso encontro e falou essas palavras??
8Eles responderam: ?Era um homem vestido de pêlos e com um cinto de couro em torno dos rins?. Ele disse: ?É Elias, o tesbita!?
9Enviou-lhe um chefe de cinqüenta, com os cinqüenta homens que estavam sob seu comando. Elias estava sentado no alto de uma montanha. O chefe subiu até ele e disse: ?Homem de Deus, o rei manda que desças?.
10Elias disse ao chefe dos cinqüenta: ?Se sou um homem de Deus, desça um fogo do céu e devore a ti e a teus cinqüenta homens?. Desceu então um fogo do céu e devorou a ele e aos cinqüenta, que estavam com ele.
11Novamente enviou até ele outro chefe de cinqüenta, e cinqüenta homens com ele. Este falou: ?Homem de Deus, assim disse o rei: ?Desce imediatamente!??
12Elias respondeu-lhes: ?Se sou um homem de Deus, desça fogo do céu e devore a ti e aos teus cinqüenta?. Desceu então um fogo do céu e devorou a ele e aos seus cinqüenta.
13Enfim enviou um terceiro chefe de cinqüenta com os cinqüenta homens que estavam sob seu comando. Chegando, caiu de joelhos diante de Elias e suplicou-lhe: ?Homem de Deus, não desprezes minha vida e a vida de teus servos que estão comigo.
14Um fogo descido do céu devorou os dois primeiros chefes de cinqüenta e os cinqüenta que estavam sob seu comando. Agora, porém, minha vida tenha valor a teus olhos?.
15Um anjo do Senhor falou a Elias, dizendo: ?Desce com ele. Não temas?. Ergueu-se, desceu com ele até o rei
16e falou-lhe: ?Assim diz o Senhor: Porque enviaste mensageiros para consultar Beelzebub, deus de Acaron, como se não houvesse Deus em Israel para consultares, não sairás da cama na qual te deitaste, certamente morrerás?.
17E ele morreu conforme a palavra que o Senhor tinha falado a Elias. Como não tinha filhos, seu irmão Jorão tornou-se rei em seu lugar, no segundo ano do reinado de Jorão filho de Josafá, rei de Judá.
18Os demais feitos de Ocozias, o que ele fez, isso está escrito no livro dos anais dos reis de Israel.