Segundo Livro dos Reis (2Rs) - Capítulo 17

1OSÉIAS, ÚLTIMO REI DE ISRAEL. QUEDA DE SAMARIA
No ano doze do reinado de Acaz, rei de Judá, Oséias filho de Ela tornou-se rei de Israel em Samaria, reinando durante nove anos.
2Ele fez o que é mau aos olhos do Senhor, mas não tanto quanto os reis de Israel que o tinham precedido.
3Salmanasar, rei dos assírios, marchou contra Oséias, que ficou sendo seu vassalo, obrigado a pagar-lhe tributo.
4Mas Oséias tentou rebelar-se e mandou mensageiros a Sais, rei do Egito, para não ter de pagar o tributo ao rei dos assírios , como costumava fazer todos os anos. Quando o rei da Assíria soube disso prendeu-o e lançou-o na prisão.
5Em seguida, o rei da Assíria invadiu todo o país. Chegando a Samaria, sitioua durante três anos.
6No ano nove do reinado de Oséias, o rei da Assíria tomou Samaria e deportou os habitantes de Israel para a Assíria, estabelecendo-os em Hala, nas margens do rio Habor em Gozã e nas cidades da Média.
7REFLEXÃO SOBRE A QUEDA DE SAMARIA
Isso aconteceu porque os israelitas pecaram contra o Senhor, seu Deus, que os fizera sair do Egito, libertando-os da opressão do faraó, rei do Egito. Eles se puseram a adorar outros deuses
8e seguiram os costumes dos povos que o Senhor havia expulsado diante deles, como também as leis introduzidas pelos reis de Israel.
9Os israelitas ofenderam o Senhor com práticas iníquas e edificaram para si altares nos lugares altos, em todas as suas cidades, desde as torres de vigia até às cidades fortificadas.
10Ergueram colunas e troncos sagrados em cada colina elevada e à sombra de toda a árvore verdejante.
11Ali queimaram incenso sobre os altares, segundo os ritos dos povos que o Senhor tinha desterrado para longe deles, e praticaram ações criminosas, irritando o Senhor.
12Prestaram culto aos ídolos, embora o Senhor lhes tivesse proibido essas práticas.
13O Senhor tinha advertido seriamente Israel e Judá por meio de todos os profetas e videntes, dizendo: ?Voltai dos vossos maus caminhos e observai meus mandamentos e preceitos, conforme todas as leis que prescrevi a vossos pais e que vos comuniquei por meio de meus servos, os profetas?.
14Eles, porém, não prestaram ouvidos, mostrando-se tão obstinados como seus pais, que não tinham acreditado no Senhor, seu Deus.
15Desprezaram as suas leis e a aliança que tinha feito com seus pais, como também seus decretos, para correrem atrás de nulidades, convertendo-se eles mesmos em nada. Seguiram as nações de que estavam rodeados, embora o Senhor lhes tivesse proibido imitá-las.
16Transgrediram todos os preceitos do Senhor, seu Deus, fundiram para si dois bezerros e ergueram um tronco sagrado. Adoraram toda a milícia celeste e serviram a Baal.
17Chegaram a sacrificar seus filhos e filhas no fogo. Serviam-se de adivinhações e mágicas e entregaram-se a fazer o que é mau aos olhos do Senhor, a ponto de irritá-lo.
18O Senhor ficou profundamente indignado contra os israelitas e rejeitou-os para longe da sua face, restando apenas a tribo de Judá.
19E nem mesmo Judá observava os mandamentos do Senhor, seu Deus. Andava nos erros que Israel cometera.
20O Senhor rejeitou toda a descendência de Israel, os afligiu e os entregou nas mãos de saqueadores até que os atirou longe de sua presença.
21Isso começou no tempo em que Israel foi separado da casa de Davi e constituiu para si o rei Jeroboão filho de Nabat. Jeroboão separou Israel do Senhor e os fez cometer um grande pecado.
22Os filhos de Israel imitaram todos os pecados que Jeroboão cometera e não se afastaram deles,
23até que o Senhor afastou Israel de sua presença, como tinha falado por meio de todos os seu servos, os profetas. Israel foi transportado de sua terra para a Assíria, até hoje.
24COLONIZAÇÃO E SINCRETISMO NA REGIÃO SAMARITANA
O rei dos assírios trouxe gente de Babilônia, de Cuta, de Ava, de Emat e de Sefarvaim e os instalou nas cidades de Samaria, no lugar dos israelitas. Eles tomaram posse de Samaria e passaram a habitar suas cidades.
25Quando começaram a habitar ali, não veneravam o Senhor. E o Senhor mandou contra eles leões, causando mortes no meio deles.
26Noticiaram ao rei dos assírios: ?A gente que trouxeste e fizeste habitar nas cidades de Samaria ignora as leis do deus do país. Como ignoravam o culto do deus do país, ele mandou contra eles leões, que os mataram.
27O rei dos assírios ordenou então: ?Enviai para lá um dos sacerdotes que trouxestes cativos e que ele vá com eles e lhes ensine as leis do deus do país?.
28Assim veio um dos sacerdotes que tinham sido levados cativos, foi morar em Betel e ensinava como venerar o Senhor.
29Mas cada nação fabricava o seu próprio deus, instalando-o nos santuários dos lugares altos feitos pelos samaritanos. Assim fazia cada nação, na cidade em que habitava.
30Os babilônios fizeram Socot-Benot, os cutenitas, Nergel, os ematitas, Asima,
31os avitas, Nebaaz e Tartac, e os de Sefarvaim queimaram seus filhos para Adramalec e Anamelec, os deuses de Sefarvaim.
32E entretanto veneravam o Senhor. Constituíram para si sacerdotes dos lugares altos dentre sua própria gente, atribuindo-lhes os santuários dos lugares altos.
33Ainda que prestassem culto ao Senhor, serviam também a seus próprios deuses, segundo o costume da nação da qual foram trazidos para a Samaria.
34Até o presente dia seguem o costume antigo. Não veneram o Senhor, nem observam suas cerimônias e suas disposições, as leis e os mandamentos que o Senhor ordenou aos filhos de Jacó, a quem deu o nome de Israel.
35Contudo, o Senhor tinha firmado com eles uma aliança e lhes tinha ordenado: ?Não venerareis deuses estrangeiros e não os adorareis, nem os servireis, nem lhes oferecereis sacrifícios,
36mas venerai e adorai ao Senhor, que vos fez sair da terra do Egito com grande poder e com braço estendido; a ele oferecereis sacrifícios.
37Observai suas cerimônias, suas disposições, suas leis e seus mandamentos que vos prescreveu, e cumpri-os todos os dias. Não venereis deuses estrangeiros.
38Não esqueçais a aliança que firmei convosco, nem venereis deuses estrangeiros,
39mas venerai o Senhor, vosso Deus, e ele vos salvará da mão dos vossos inimigos?.
40Eles, porém, não deram ouvidos, e continuaram conforme seu antigo costume.
41Assim, estas nações foram tementes ao Senhor, contudo, serviam aos próprios ídolos. E seus filhos e netos fazem como fizeram os seus pais, até hoje.

Capítulos