Segundo Livro dos Reis (2Rs) - Capítulo 21

1MANASSÉS, REI DE JUDÁ
Manassés tinha doze anos quando se tornou rei. Ele reinou durante cinqüenta e cinco anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Hafsiba.
2Ele fez o que era mau aos olhos do Senhor, imitando as abominações das nações que o Senhor expulsara diante dos filhos de Israel.
3Desviou-se e reconstruiu lugares altos que Ezequias, seu pai, tinha destruído, e erigiu altares a Baal e instalou o tronco sagrado, como o fizera Acab, rei de Israel. Ele adorava toda a milícia celeste e lhe prestava culto.
4Construiu altares idolátricos na Casa do Senhor, da qual o Senhor dissera: ?Em Jerusalém porei o meu nome?.
5Ergueu altares a todas as milícias celestes e construiu dois átrios da Casa do Senhor.
6Passou seu filho pelo fogo, praticou adivinhação e agouros, mandou evocar os mortos e multiplicou os leitores de sorte, em suma, fez o que é mau diante do Senhor e suscitou a sua ira.
7Ele fez também um tronco sagrado de Asera e instalou-o no templo, do qual o Senhor tinha falado a Davi e a seu filho Salomão: ?Nesta Casa e em Jerusalém, que escolhi dentre todas as tribos de Israel, estabelecerei meu nome para sempre,
8e não permitirei que Israel deva vaguear fora da terra que dei a seus pais, se observarem as obras que lhes prescrevi e todas as leis que lhes ordenou meu servo Moisés?.
9Eles, porém, não deram ouvidos, mas foram seduzidos por Manassés, para fazerem pior do que as nações que o Senhor havia aniquilado à vista dos israelitas.
10O Senhor falou por meio de seus servos, os profetas, dizendo:
11?Manassés, rei de Judá, praticou essas abominações, pioresdo que tudo que os amorreus tinham feito antes dele, e fez Judá pecar com seus ídolos.
12Por isso, diz o Senhor, Deus de Israel,farei cair sobre Jerusalém e Judá uma desgraça que fará tinir os ouvidos de quem ouvir falar.
13Vou medir Jerusalém com a medida que usei para Samaria e pesá-la com o peso que usei para a casa de Acab. Limparei Jerusalém como quem limpa um prato: limpa e vira para baixo.
14Vou abandonar o resto da minha herança e a entregarei nas mãos de seus inimigos,
15pois fizeram o que é mau a meus olhos e suscitaram sem cessar a minha ira, desde o dia em que seus pais saíram do Egito até hoje?.
16Além disso, Manassés derramou o sangue de muitos inocentes, a ponto de inundar Jerusalém até a borda, sem falar do pecado que ele levou Judá a cometer, fazendo o que é mau aos olhos do Senhor.
17Os demais feitos de Manassés, tudo que fez e o pecado que cometeu, está escrito no livro dos anais dos reis de Judá.
18Manassés adormeceu com seus pais e foi sepultado no jardim de sua casa, no jardim de Oza. Seu filho Amon tornou-se rei em seu lugar.
19AMON, REI DE JUDÁ
Amon tinha vinte e dois anos quando se tornou rei. Reinou durante dois anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Mesalemet e era filha de Harus de Jeteba.
20Fez o que é mau aos olhos do Senhor, assim como o fizera Manassés, seu pai;
21seguiu em tudo os caminhos nos quais seu pai tinha andado. Serviu aos ídolos aos quais seu pai servira e os adorou.
22Abandonou o Senhor, Deus de seus pais, e não andava no caminho do Senhor.
23Seus servos armaram-lhe uma emboscada e mataram-no em sua casa.
24Mas o povo da terra matou todos os que tinham conspirado contra o rei Amon e, em seu lugar, constituíram para si Josias, seu filho, como rei.
25Os demais feitos de Amon, o que fez, está escrito no livro dos anais dos reis de Judá.
26Sepultaram-no no túmulo do jardim de Oza. Seu filho Josias tornou- se rei em seu lugar.