Segundo Livro dos Reis (2Rs) - Capítulo 9
O profeta Eliseu chamou um dos discípulos dos profetas e disse-lhe: ?Cinge-te, toma esta vasilha com azeite em tuas mãos e vai a Ramot de Galaad.
2Chegando ali, procura Jeú filho de Josafá, filho de Namsi. Entra, chama-o do meio de seus irmãos e o leva-o para dentro de um quarto.
3Pega então a vasilha com azeite, derrrama-o sobre sua cabeça e dize: ?Assim diz o Senhor: Eu te ungi rei sobre Israel?. Depois abre a porta e foge sem demora?.
4O jovem discípulo de profeta foi a Ramot de Galaad.
5Quando entrou, encontrou ali sentados os chefes do exército. Ele disse: ?Tenho algo a dizer-te, chefe?. Disse Jeú: ?A quem dentre nós todos?? E ele disse: ?A ti, chefe?.
6Ele levantou-se e entrou no quarto. Então o jovem derramou o azeite sobre sua cabeça e disse: ?Assim declara o Senhor, Deus de Israel: Eu te ungirei sobre o povo do Senhor, sobre Israel.
7Destruirás a casa de Acab, teu senhor, para que eu vingue o sangue de meus servos, os profetas, e o sangue de todos os servos do Senhor, da mão de Jezabel.
8Destruirei toda a casa de Acab e matarei todos os varões da casa de Acab, de qualquer categoria em Israel.
9Farei à casa de Acab o que fiz à casa de Jeroboão filho de Nabat e à casa de Baasa filho de Aías.
10Os cães devorarão Jezabel no campo de Jezrael, e não haverá quem a sepulte?. Então abriu a porta e fugiu.
11Jeú então saiu em direção aos oficiais do seu senhor. Eles lhe perguntaram: ?Está tudo bem? Por que veio a ti esse louco?? Ele lhes disse: ?Já conheceis esse homem e suas palavras?.
12Eles responderam: ?Isso é subterfúgio! Conta-nos!? Então disse: ?Ele me falou isto e aquilo, dizendo: ?Assim declara o Senhor: Eu te ungi rei sobre Israel??.
13Imediatamente cada um tomou seu manto e estendeu sobre os degraus, debaixo dos pés de Jeú. Fizeram soar a trombeta e anunciaram: ?Jeú tornou- se rei!?
14ASSASSINATO DE JORÃO E DE OCOZIAS
Jeú filho de Josafá, filho de Namsi, armou uma conspiração contra Jorão. Jorão havia defendido Ramot de Galaad com todo o Israel contra Hazael, rei de Aram.
15Havia retornado para curar-se em Jezrael por causados ferimentos que lhe tinham causado os arameus por ocasião do combate contra Hazael, rei de Aram. Jeú disse: ?Se vos parece bem, não deixamos ninguém escapar da cidade, que possa levar a notícia a Jezrael?.
16Subiu no carro e foi para Jezrael, onde Jorão estava enfermo. Também Ocozias, rei de Judá, tinha descido para visitar Jorão.
17O vigia na torre de Jezrael viu a tropa de Jeú chegar e disse: ?Vejo uma tropa?. Jorão disse: ?Manda um cavaleiro ao encontro deles, para perguntar: ?Tudo em paz??
18Ao chegar a eles, o cavaleiro disse: ?Assim diz o rei: ?Tudo em paz??? Disse-lhe Jeú: ?Que te interessase estamos em paz? Passa para trás, segue-me?. Entretanto, o vigia anunciou: ?Chegou a eles e não voltou?.
19Mandou o rei um segundo cavaleiro. Chegou a eles e disse: ?Assim diz o rei: ?Tudo em paz??? E disse Jeú: ?Que te interessa se estamos em paz? Passa para trás, segue-me!?
20E o vigia anunciou: ?Chegou a eles e não voltou. Ora, o andar parece o andar de Jeú filho de Namsi, com passo apressado?.
21Disse Jorão: ?Preparem o carro!? Prepararam o carro e Jorão, rei de Israel, e Ocozias, rei de Judá, saíram, cada um no seu carro. E foram em direção a Jeú, encontrando-o no campo de Nabot, o jezraelita.
22Quando viu Jeú, Jorão disse: ?Tudo em paz, Jeú?? Ele respondeu: ?Que paz haveria, enquanto vigoram as prostituições de Jezabel, tua mãe, e seus inúmeros feitiços!?
23Jorão voltou as rédeas e, fugindo, gritou a Ocozias: ?Traição, Ocozias!?
24Mas Jeú pegou o arco, retesou e atingiu Jorão entre as espáduas. A flecha atravessou-lhe o coração, e ele caiu morto em seu carro.
25Jeú disse ao escudeiro Badacer: ?Toma-o e lança-o no campo de Nabot, o jezraelita! Lembra-te: eu e tu estávamos com ele, ambos conduzindo o carro atrás de Acab, seu pai, quando o Senhor mandou pronunciar sobre ele esta carga:
26?Pelo sangue de Nabot e pelo sangue de seus filhos, que ontem eu vi ? oráculo do Senhor ?, neste campo te retribuirei ? oráculo do Senhor?. Agora, toma-o e lança-o no campo, conforme a palavra do Senhor?.
27Ao ver aquilo, Ocozias, rei de Judá, fugiu pelo caminho de Bet-Gã. Jeú o perseguiu e disse: ?Matai também a esse!? E o feriram em seu carro na subida para Gaver, perto de Jeblaam. Ele fugiu para Magedo e lá morreu.
28Seus servos puseram-no em seu carro e o levaram para Jerusalém. Sepultaram-no com seus pais no sepulcro na cidade de Davi.
29Ocozias tinha se tornado rei sobre Judá no ano onze do reinado de Jorão filho de Acab.
30ASSASSÍNIO DE JEZABEL
Jeú chegou a Jezrael, e Jezabel ficou sabendo de sua chegada. Ela pintou os olhos, adornou a cabeça e inclinou-se para olhar pela janela. Quando viu
31Jeú entrar pelo portão, gritou para ele: ?Tudo em paz, Zambri, matador de seu senhor??
32Jeú levantou o rosto para a janela e exclamou: ?Quem aí está comigo? Quem?? E dois ou três eunucos inclinaram-se para ele.
33Ele lhes disse: ?Lançai-a daí abaixo!? E lançaram-na, e seu sangue respingou nas paredes e nos cavalos, que a pisotearam.
34Então Jeú entrou para comer e beber. E disse: ?Ide ver aquela maldita e sepultai-a, pois é filha do rei?.
35Mas quando foram sepultá-la, nada encontraram a não ser o crânio, os pés e as palmas das mãos.
36Voltaram para avisar o rei. E Jeú disse: ?Essa é palavra do Senhor, que foi pronunciada por seu servo Elias, o tesbita: No campo de Jezrael os cães devorarão as carnes de Jezabel,
37e o cadáver de Jezabel ficará como esterco sobre o campo de sua propriedade em Jezrael, para que não se possa dizer: ?Não é esta Jezabel???.