Segundo Livro dos Reis (2Rs) - Capítulo 6

1O FERRO FLUTUANDO
Os discípulos dos profetas disseram a Eliseu: ?Este lugar em que vivemos junto de ti é muito pequeno para nós.
2Vamos até o rio Jordão e cada um corte uma viga de madeira para construirmos aqui um lugar de moradia para nós?. Ele disse: ?Podeis ir!?
3E um deles disse: ?Vem tu também com teus servos?. Ele respondeu: ?Já vou?.
4E foi com eles. Chegando ao Jordão, cortavam madeira.
5Um deles, enquanto estava cortando a viga, deixou cair na água o ferro do machado. Gritou e disse: ?Ai, meu senhor. Bem este que eu peguei emprestado!?
6Disse então o homem de Deus: ?Onde caiu?? O discípulo mostrou-lhe o lugar. Eliseu cortou um pau, lançou-o ali, e o ferro apareceu boiando.
7?Pega!?, disse, e homem estendeu a mão e o pegou.
8OS ARAMEUS FERIDOS DE CEGUEIRA
O rei de Aram estava em guerra contra Israel, e cada vez que ele deliberava com seus oficiais a colocação de uma emboscada,
9O homem de Deus mandava um avisar ao rei de Israel: ?Cuidado! Não passes por aquele lugar, pois os arameus estão ali emboscados?.
10O rei de Israel enviava então gente ao lugar acerca do qual o homem de Deus o avisara e ficava espreitando. Isso aconteceu nem uma nem duas, mas várias vezes.
11O rei de Aram ficou perplexo com isso. Convocou seus oficiais e disse: ?Não me poderíeis indicar quem me trai junto do rei de Israel??
12Disse um de seus oficiais: ?Não é isto, senhor meu rei. É Eliseu, o profeta que está em Israel, que é capaz de transmitir ao rei de Israel tudo que for falado em quarto fechado?.
13Disse-lhes: ?Ide ver onde está, para que eu mande capturá-lo?. Comunicaram-lhe: ?Está em Dotain?.
14Mandou para lá cavalos e carros e a parte mais forte do exército. Chegaram à noite e cercaram a cidade.
15Levantando-se ao amanhecer, o criado do homem de Deus saiu e viu o exército cercando a cidade, e os cavalos e os carros, e comunicou-lhe: ?Ai, meu senhor, o que faremos??
16Ele respondeu: ?Não tenhas medo. Os que estão conosco são em maior número do que os que estão com eles?.
17Eliseu orou: ?Senhor, abre-lhe os olhos, para que veja?. E o Senhor abriu os olhos do criado, de modo que ele viu a montanha cheia de cavalos e carros de fogo em redor de Eliseu.
18Os inimigos desceram contra Eliseu, que orava ao Senhor: ?Fere esta gente com cegueira?. O Senhor os feriu, e eles não enxergavam mais, conforme a palavra de Eliseu.
19Disse-lhes Eliseu: ?Não é este o caminho, nem esta a cidade. Segui-me, e eu vos mostrarei o homem que procurais?. Conduziu-os a Samaria.
20Entrando em Samaria, Eliseu disse: ?Senhor, abre-lhes os olhos, para que vejam?. O Senhor abriu-lhes os olhos e viram-se no meio de Samaria.
21Ao vê-los, o rei de Israel disse a Eliseu: ?Devo matá-los, meu pai??
22Ele respondeu: ?Não! Acaso costumas matar os que capturaste com tua espada e com teu arco? Serve-lhes pão e água, para que comam e bebam e depois voltem a seu senhor?.
23Ofereceu-lhes um grande banquete. Comeram e beberam, e depois despediu-os. Foram para o seu senhor, e as tropas de Aram não vieram mais à terra de Israel.
24SEGUNDO CERCO DE SAMARIA. A FOME
Tempos depois, Ben-Adad, rei de Aram, reuniu todas as suas tropas e subiu para sitiar Samaria.
25Houve grande fome em Samaria, e o cerco foi tão prolongado, que vendiam uma cabeça de jumento por meio quilo de prata e um quarto de tigela de esterco de pomba valia trinta gramas de prata.
26Certa vez, o rei passava pela muralha, e uma mulher gritou-lhe: ?Salva-me, senhor meu rei!?
27O rei disse: ?Se o Senhor não te salva, onde vou encontrar salvação para ti em matéria de trigo ou de vinho??
28Mas então acrescentou: ?Qual é teu pedido?? Ela respondeu: ?Essa mulher aí me disse: ?Dá teu filho, para que o comamos hoje. E amanhã vamos comer o meu?.
29Cozinhamos então meu filho e o comemos. No outro dia, eu lhe disse: ?Dá teu filho para comermos?, mas ela escondeu seu filho?.
30Ao ouvir isso, o rei rasgou suas vestes. Ele caminhava sobre a muralha, e todo o povo via o cilício que ele vestia e que entrava em sua carne.
31Ele disse: ?Deus me cumule de castigos, se a cabeça de Eliseu filho de Safat continuar sobre ele hoje?.
32O FIM DO CERCO
Eliseu estava sentado em sua casa e os anciãos estavam sentados com ele. O rei mandou um mensageiro à sua frente. Mas antes do mensageiro chegar, Eliseu disse aos anciãos: ?Não sabeis que este filho de homicida mandou aqui um homem para cortar-me a cabeça? Vede! Quando chegar o mensageiro, fechai a porta e não permitais que ele entre. Já se ouvem os passos do seu amo logo atrás dele?.