Segundo Livro dos Reis (2Rs) - Capítulo 24

1Por aquele tempo, Nabucodonosor, rei da Babilônia, entrou em campanha. Por três anos, Joaquim lhe foi submisso, mas depois rebelou-se contra ele.
2O Senhor enviou contra Joaquim bandos de caldeus, de arameus, de moabitas e de amonitas; enviou-as a Judá para destruí-lo, segundo a palavra do Senhor pronunciada por seus servos, os profetas.
3Isto aconteceu por causa da ira do Senhor contra Judá; decidira rejeitá-lo de sua face por causa de todos os pecados que Manassés cometera
4e por causa do sangue inocente que derramou, inundando Jerusalém com o sangue dos inocentes. Por isso o Senhor não quis ser propício.
5Os demais feitos de Joaquim, tudo que fez, está escrito no livro dos anais dos reis de Judá. E Joaquim adormeceu com seus pais.
6Joiaquin, seu filho, tornou-se rei em seu lugar.
7O rei do Egito não fez mais campanhas fora de seu país, pois o rei da Babilônia havia tomado tudo que pertencera ao rei do Egito, desde a torrente do Egito até o rio Eufrates.
8JOIAQUIN (JECONIAS), REI DE JUDÁ. 1ª DEPORTAÇÃO À BABILÔNIA
Joiaquin tinha dezoito anos quando se tornou rei. Ele reinou durante três meses em Jerusalém; sua mãe chamava-se Noesta e era filha de Elnatã, natural de Jerusalém.
9Ele fez o que é mau aos olhos do Senhor, imitando tudo que seu pai tinha feito.
10Naquele tempo, os oficiais de Nabucodonosor, rei da Babilônia, marcharam contra Jerusalém e sitiaram a cidade.
11Nabucodonosor, rei da Babilônia, veio em pessoa atacara cidade, enquanto seus soldados a sitiavam.
12Então Joiaquin, rei de Judá, apresentou-se ao rei da Babilônia, com sua mãe, seus servos, seus príncipes e seus eunucos, e o rei da Babilônia os fez prisioneiros. Isso foi no oitavo ano do seu reinado.
13Nabucodonosor levou todos os tesouros da Casa do Senhor e do palácio real, e quebrou todos os objetos de ouro que Salomão, rei de Israel, havia fabricado para a Casa do Senhor, conforme o Senhor havia anunciado.
14De toda a cidade de Jerusalém levou para o cativeiro todos os chefes e todos os valentes do exército, num total de dez mil exilados, e todos os ferreiros e serralheiros; do povo da terra só deixou os mais pobres.
15Deportou Joiaquin para Babilônia, e do mesmo modo exilou de Jerusalém para a Babilônia a rainha-mãe, as mulheres do rei, seus eunucos e todos os nobres do país.
16Todos os homens de valor, num total de sete mil, os ferreiros e os serralheiros, em número de mil, todos os homens capazes de empunhar armas foram conduzidos para o exílio pelo rei da Babilônia.
17Em lugar de Joiaquin, nomeou um tio paterno dele, Matanias, mudando-lhe o nome para Sedecias.
18MATANIAS-SEDECIAS, REI DE JUDÁ. QUEDA DE JERUSALÉM. 2ª DEPORTAÇÃO
Sedecias tinha vinte e sete anos de idade quando se tornou rei. Ele reinou durante onze anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Amital e era filha de Jeremias, natural de Lebna.
19Ele fez o que é mau aos olhos do Senhor, imitando tudo que Joiaquin fizera.

Capítulos