Segundo Livro dos Reis (2Rs) - Capítulo 10

1JEÚ EXTERMINA A FAMÍLIA REAL DE ISRAEL
Acab tinha setenta filhos em Samaria. Jeú escreveu uma carta e enviou-a a Samaria, aos chefes da cidade, aos anciãose aos tutores dos filhos de Acab. Ele comunicou:
2?Estais recebendo agora esta carta. Tendes a tutela dos filhos do vosso Senhor, tendes carros, cavalos, cidade fortificada e armas.
3Escolhei, pois, o melhor e o mais reto dentre os filhos de vosso senhor e ponde-o sobre o trono de seu pai. E combatei pela casa de vosso senhor?.
4Eles ficaram com muito medo e ponderaram: ?Se dois reis não puderam resistir diante de Jeú, como quereremos nós resistir??
5O prefeito do palácio, o comandante da cidade, os anciãos e os tutores mandaram um mensageiro a Jeú, dizendo: ?Somos teus servos. Faremos o que nos ordenares. Não constituiremos um rei. Faz o que te parecer melhor?.
6Ele escreveu-lhes uma segunda carta, dizendo: ?Se vós sois meus e me obedeceis, tomai a cabeça dos homens que são filhos do vosso senhor e vinde a mim, amanhã a esta hora, em Jezrael?. Ora, os filhos do rei, setenta homens, eram criados nas casas dos grandes da cidade.
7Quando chegou a carta, tomaram os filhos do rei, mataram os setenta homens, colocaram suas cabeças em cestas e enviaram a Jezrael.
8Chegou então um mensageiro e avisou-lhe: ?Trouxeram as cabeças dos filhos do rei?. Ele respondeu: ?Colocai-as em dois montes junto à porta de entrada até amanhã?.
9Quando amanheceu, saiu, parou e disse a todo o povo: ?Vós sois justos. Eu fiz uma conjuração contra o meu senhor e o matei, mas quem matou todos estes?
10Vede, pois, agora, como não ficou sem efeito nenhuma das palavras que o Senhor pronunciou sobre a casa de Acab. O Senhor executou o que tinha falado por meio de seu servo Elias?.
11Jeú matou então todos os que restavam da casa de Acab em Jezrael e todos os seus notáveis, homens de confiança e sacerdotes, até que não restasse nenhum deles. Massacre dos príncipes de Judá
12Jeú pôs-se a caminho e foi a Samaria. Quando estava no caminho perto de Bet- Eced-dos-Pastores,
13encontrou os irmãos de Ocozias, rei de Judá, e disse-lhes: ?Vós, quem sois?? Eles responderam: ?Somos irmãos de Ocozias e descemos para saudar os filhos do rei e os filhos da senhora rainha?.
14Ele disse: ?Prendei-os vivos!? Prenderam-nos vivos e os degolaram junto à cisterna de Bet-Eced, quarenta e dois homens, e não sobrou nenhum deles.
15JONADAB E OS RECABITAS
Ao partir dali, encontrou Jonadab filho de Recab, que lhe veio ao encontro e o abençoou.Jeú perguntou: ?Vais ser leal comigo como eu contigo?? Jonadab respondeu: ?Sim?. ? ?Se é assim, dá-me tua mão!? Ele deu a mão. Jeú o fez subir no carro
16e lhe disse: ?Vem comigo e vê o meu zelo pelo Senhor?. E, levando-o no seu carro,
17entrou em Samaria. Matou todos os de Acab que tinham restado em Samaria, até o último, conforme a palavra do Senhor pronunciada por Elias.
18A FESTA DE BAAL, ARMADILHA DE JEÚ
Jeú reuniu todo o povo e lhe disse: ?O culto que Acab prestou a Baal foi pouco, eu vou fazer bem mais.
19Mandai-me todos os profetas de Baal, todos os seus servos e todos os seus sacerdotes. Nenhum pode faltar. Vou oferecer um grande sacrifício a Baal. Quem faltar, não vai ficar com vida!? Jeú fazia isto insidiosamente, para exterminar os adoradores de Baal.
20Ele ordenou: ?Proclamai uma festa solene para Baal!? E fizeram uma convocação.
21Jeú enviou mensageiros a todos os cantos de Israel, e todos os servos de Baal vieram,não faltando nenhum. Entraram no templo de Baal, e a casa de Baal ficou cheia de ponta a ponta.
22Jeú disse ao que guardava as vestimentas: ?Leva vestes a todos os servos de Baal?. Ele levou-lhes as vestes.
23Jeú e Jonadab filhode Recab entraram no templo de Baal. Jeú disse aos adoradores de Baal: ?Examinai e vede bem se não está, talvez, entre vós algum dos servos do Senhor. Deve haver somente servos de Baal?.
24Entraram para oferecer vítimas e holocaustos. Ora, Jeú tinha posto em prontidão, do lado de fora, oitocentos homens. Ele lhes tinha ordenado: ?Qualquer um que deixar escapar um desses homens que eu trouxe às vossas mãos, pagará a vida dele com a própria?.
25Ao terminar o holocausto, Jeú ordenou aos seus guardas e escudeiros: ?Entrai e matai-os. Que nenhum escape!? Os guardas e os escudeiros matavam-nos ao fio da espada e os lançavam fora. Dirigiram-se então ao santuário do templo de Baal,
26retiraram a estátua de Baal e atearam-lhe fogo.
27Pulverizaram a estatua e destruíram o templo de Baal, e no seu lugar fizeram latrinas, que existem até hoje.
28REINADO DE JEÚ EM ISRAEL
Jeú apagou Baal de Israel.
29Contudo, não se afastou dos pecados de Jeroboão filho de Nabat, que induzira Israel a pecar. Não retirou-os bezerros de ouro que estavam em Betel e em Dã.
30O Senhor disse a Jeú: ?Porque fizeste cuidadosamente o que era reto aos meus olhos e fizeste tudo que estava em meu coração contra a casa de Acab, teus filhos sentarão até a quarta geração sobre o trono de Israel?.
31Mas Jeú não teve o cuidado de andar na lei do Senhor, Deus de Israel, de todo o coração. Não se afastou dos pecados de Jeroboão, que induzira Israel a pecar.
32Em seus dias, o Senhor começou a retalhar Israel. Hazael infligiu derrotas a Israel em todas as fronteiras,
33desde o rio Jordão até a região oriental, em toda a terra de Galaad, Gad, Rúben e Manassés, desde Aroer, sobre a torrente do Arnon, e Galaad e Basã.
34Os demais feitos de Jeú e tudo que fez, suas façanhas, está tudo escrito no livro dos anais dos reis de Israel.
35Ele adormeceu junto de seus pais e o sepultaram em Samaria. Joacaz, seu filho, tornou-se rei em seu lugar.
36Jeú reinou sobre Israel durante vinte e oito anos, em Samaria.