Primeiro Livro de Samuel (1Sm) - Capítulo 15
Samuel disse a Saul: ?Foi a mim que o Senhor enviou para ungir-te rei sobre seu povo Israel. Ouve, agora, a voz do Senhor.
2Assim fala o Senhor dos exércitos: Vou pedir contas a Amalec daquilo que fez a Israel, barrando-lhe o caminho quando estava subindo do Egito.
3Vai, pois, investe contra Amalec e vota ao interdito tudo o que lhe pertence, sem nada poupar. Matarás homens e mulheres, crianças e recém-nascidos, e também bois, ovelhas, camelos e jumentos?.
4Saul convocou e contou o povo em Telem. Eram duzentos mil infanteristas, mais dez mil homens de Judá.
5Saul avançou até a cidade de Amalec e se emboscou no vale.
6Então ordenou aos quenitas da região: ?Retirai-vos. Separai-vos dos amalecitas, para que não aconteça perecerdes com eles. Tivestes misericórdia para com todos os israelitas quando subiram do Egito?. E os quenitas se apartaram dos amalecitas.
7DESRESPEITO AO INTERDITO
Saul bateu os amalecitas desde Hévila até Sur, que está a oriente do Egito.
8Capturou vivo Agag, rei de Amalec, e passou o restante do povo ao fio da espada.
9Mas Saul e seus homens pouparam Agag, assim como o melhor do rebanho miúdo e do graúdo, os animais cevados e os cordeiros, enfim, tudo o que havia de melhor. Não quiseram votá-lo ao interdito. Só aniquilaram o que era ordinário e sem valor.
10A palavra do Senhor veio então a Samuel:
11?Arrependo-me de ter feito a Saul rei. Ele afastou-se de mim e não executou as minhas ordens?. Samuel entristeceu-se e clamou ao Senhor durante toda a noite.
12Cedo pela manhã, Samuel levantou-se para ir aonde estava Saul. Disseram-lhe que Saul tinha erigido um monumento para si em Carmel e daí descera de volta para Guilgal.
13Quando Samuel se encontrou com Saul, disse-lhe este: ?Bendito sejas da parte do Senhor. Cumpri as ordens do Senhor?.
14Observou, porém, Samuel: ?Mas que balidos e mugidos são estes que ressoam em meus ouvidos??
15Saul explicou: ?É o que foi trazido de Amalec. O povo poupou o melhor das ovelhas e dos bois para imolar ao Senhor, teu Deus. O resto foi votado ao interdito?.
16Samuel falou então a Saul: ?Basta! Deixa-me dizer-te o que o Senhor me revelou esta noite?. ? ?Fala!? disse Saul.
17Então Samuel começou: ?Por menor que sejas aos teus próprios olhos, acaso não és o chefe das tribos de Israel? O Senhor ungiu-te rei sobre Israel
18e te enviou em expedição com a ordem de votar ao interdito os amalecitas, esses malfeitores, combatendo-os até que fossem exterminados.
19Por que não obedeceste à voz do Senhor e te precipitaste sobre os despojos, fazendo o que desagrada ao Senhor??
20Saul respondeu a Samuel: ?Mas eu obedeci ao Senhor! Realizei a expedição a que ele me enviou. Trouxe Agag, rei de Amalec, para cá e apliquei o interdito aos amalecitas.
21Quanto aos despojos, o povo reteve, das ovelhas e dos bois, o melhor do que devia ser aniquilado, para sacrificar ao Senhor, teu Deus, em Guilgal?.
22Samuel, porém, replicou: ?O Senhor, o que quer? Holocaustos e sacrifícios, ou obediência à sua palavra? A obediência vale mais que o sacrifício, a docilidade mais que oferecer gordura de carneiros.
23A rebelião eqüivale a um pecado de magia, e a desobediência, a um crime de idolatria. Assim, porque rejeitaste a palavra do Senhor, ele te rejeitou: tu não és mais rei?.
24Saul disse a Samuel: ?Pequei, pois transgredi a ordem do Senhor e as tuas palavras; foi porque temia o povo e obedeci a sua voz.
25Peço-te, pois, que perdoes meu pecado e voltes comigo, para que eu me prostre em adoração ao Senhor?.
26Disse Samuel a Saul: ?Não voltarei contigo, pois rejeitaste a palavra do Senhor, e o Senhor te rejeitou, para que não sejas mais rei sobre Israel?.
27Samuel voltou- se para ir embora, mas Saul segurou-o pela orla do manto, que se rasgou.
28Disse-lhe Samuel: ?Assim o Senhor arrancou de ti hoje o reinado sobre Israel e o deu a um teu próximo, que é melhor do que tu.
29Entretanto, aquele que é a ?Glória de Israel? não mente e nem se arrepende, pois não é um homem para arrepender-se?.
30Saul disse então: ?Pequei, mas honram e agora diante dos anciãos do meu povo e diante de Israel. Volta comigo para que eu me prostre em adoração ao Senhor, teu Deus?.
31Samuel, pois, voltou com Saul, e este adorou o Senhor.
32Samuel ordenou: ?Trazei-me Agag, rei de Amalec!? Agag chegou a ele, ainda a tremer. Agag pensou: ?Com certeza, dispersou-se a amargura da morte?.
33Mas Samuel disse: ?Assim como a tua espada arrancou das mulheres os seus filhos, assim ficará entre as mulheres a tua mãe sem o seu filho?. E Samuel fez Agag em pedaços na presença do Senhor, em Guilgal.
34Então Samuel partiu para Ramá. Saul foi para sua casa em Gabaá de Saul.
35E Samuel não viu Saul até o dia de sua morte. Samuel, de fato, afligia-se por Saul, porque o Senhor se arrependera de tê-lo feito rei de Israel.