Primeiro Livro de Samuel (1Sm) - Capítulo 28

1GUERRA CONTRA OS FILISTEUS. SAUL CONSULTA OS ESPÍRITOS
Por aquele tempo, os filisteus reuniram suas tropas para preparar um ataque a Israel. Aquis disse a Davi: ?Saibas que irás comigo para a guerra, tu e teus homens?.
2Disse Davi a Aquis: ?Tu verás do que é capaz o teu servo?. E Aquis disse a Davi: ?Confio a ti, para sempre, a guarda de minha pessoa?.
3Samuel já havia falecido, e todo o Israel tinha celebrado seus funerais. Fora sepultado em Ramá, sua cidade. Entretanto Saul havia banido do país toda magia e evocaçãode espíritos.
4Os filisteus reuniram-se e vieram acampar em Sunam. Saul e todo o Israel reuniram-se e acamparam em Gelboé.
5Quando Saul viu o acampamento dos filisteus, teve medo e seu coração ficou inquieto.
6Consultou o Senhor, mas este não lhe respondeu nem por sonho, nem pelas sortes, nem pelos profetas.
7Saul disse a seus servos: ?Procurai uma mulher que evoca os espíritos, que eu vou consultá-la?. Seus servos lhe disseram: ?Em Endor há uma evocadora de espíritos?.
8Então Saul, para se disfarçar, vestiu outros trajes e foi ali com dois de seus soldados. De noite, chegaram à mulher e pediram: ?Evoca um espírito para me dizer o futuro, faze-me aparecer quem eu te disser?.
9ª mulher respondeu: ?Tu bem sabes que Saul baniu a magia e a evocação de espíritos. Por que me armas uma cilada, para que eu seja morta??
10Saul jurou-lhe pelo Senhor, dizendo: ?Pela vida do Senhor, nada de mal te acontecerá por causa disso?.
11A mulher perguntou: ?A quem devo chamar?? Ele respondeu: ?Evoca Samuel para mim?.
12Quando a mulher teve a visão de Samuel, deu um grande grito e disse a Saul: ?Por que me enganaste? Tu és Saul!?
13?Não temas!?, disse o rei. ?O que viste?? A mulher respondeu a Saul: ?Vi um homem divino subindo à terra?.
14Perguntou ele: ?E qual sua aparência?? Ela respondeu: ?É um velho que vem subindo envolto num manto?. Saul entendeu que era Samuel, inclinou-se até no chão e prostrou-se.
15Samuel disse a Saul: ?Por que me perturbaste, por que me chamaste?? Disse Saul: ?Estou em grande angústia. Os filisteus fazem guerra contra mim, e Deus retirou-se para longe de mim. Não me responde mais, nem por profetas, nem por sonhos. Por isso te chamei, para que me digas o que devo fazer?.
16Disse Samuel: ?Por que me interrogas, se Deus se retirou de ti e tornou-se teu adversário?
17O Senhor fez conforme dissera por meio de mim: tirou a realeza da tua mão para dá-la a um outro, a Davi,
18pois não obedeceste à voz do Senhor nem fizeste Amalec sentir o furor de sua ira. Foi por isso que o Senhor te tratou hoje assim.
19º Senhor entregará Israel juntamente contigo nas mãos dos filisteus. Amanhã tu e teus filhos estarão comigo, e o Senhor entregará o exército de Israel aos filisteus.
20Em seguida, Saul caiu por terra. As palavras de Samuel aterrorizaram-no. Como nada comera naquele dia e naquela noite, ficou sem forças.
21A mulher aproximou-se de Saul e, vendo que estava muito conturbado, disse-lhe: ?Tua serva deu ouvido à tua voz. Arriscando a minha vida, obedeci ao que disseste.
22Dá ouvido tu agora à voz da tua serva: deixa-me servir-te um pedaço de pão. Come isso, e terás forças para retomar o caminho?.
23Ele recusou, dizendo: ?Não vou comer?. Seus servos, e também a mulher, insistiram. Então lhes deu ouvido, levantou-se e sentou-se sobre a cama.
24A mulher tinha em casa um bezerro cevado. Matou- o depressa, tomou farinha, amassou e fez pães sem fermento,
25serviu isso a Saul e a seus servos, e eles comeram. Em seguida, puseram-se a caminho e partiram naquela mesma noite.

Capítulos