Primeiro Livro de Samuel (1Sm) - Capítulo 9
Havia um homem de Benjamim, chamado Cis, filho de Abiel, filho de Seror, filho de Becorat, filho de Afia ? um nobre guerreiro de Benjamim.
2Ele tinha um filhochamado Saul, de boa apresentação. Entre os israelitas não havia outro melhor do que ele: dos ombros para cima sobressaía a todo o povo.
3Ora, aconteceu que se perderam umas jumentas de Cis, pai de Saul. E Cis disse a seu filho Saul: ?Toma contigo um dos criados, põe-te a caminho e vai procurar as jumentas?.
4Eles atravessaram a montanha de Efraim e a região de Salisa, mas não as encontraram. Passaram também pela região de Salim, sem resultado; e ainda pela terra de Benjamim, sem encontrá-las.
5Quando iam chegando à terra de Suf, Saul disse ao criado que o acompanhava: ?Vamos voltar! Receio que meu pai já não pensa nas jumentas, mas está preocupado por causa de nós?.
6Mas o criado respondeu: ?Há um homem de Deus nesta cidade, um homem honrado. Tudo o que ele diz acontece com certeza. Vamos até lá: talvez nos possa ajudar quanto ao caminho que devemos seguir?.
7Saul disse ao criado: ?Vamos, então. Mas o que ofereceremos ao homem? O pão já se acabou no alforje, e nada temos para presenteara o homem de Deus. O que mais temos??
8O criado tomou a palavra: ?Ocorre que tenho comigo um pouco de prata. Vamos dá-lo ao homem de Deus para que nos mostre o caminho?.
9(Antigamente, em Israel, quando alguém ia consultar a Deus, dizia: ?Vamos ao vidente?, pois em vez de ?profeta?, como hoje se diz, dizia-se ?vidente?.)
10Saul disse ao criado: ?Falaste bem. Vamos?. Chegaram à cidade onde estava o homem de Deus.
11Subindo a ladeira da cidade, encontraram duas jovens que saíam para buscar água e perguntaram-lhes: Há um vidente aqui??
12?Sim?, responderam, ?bem na tua frente. Apressa-te: ele veio hoje à cidade para oferecer um sacrifício pelo povo no lugar alto.
13Entrando na cidade haveis de encontrá-lo, antes que suba ao lugar alto para o banquete. O povo não comerá antes que ele chegue, porque é ele que tem que abençoar o sacrifício. Só depois comem os convidados. Subi já. Logo o achareis?.
14ENCONTRO COM SAMUEL
Subiram então à cidade. Quando iam entrando na cidade, apareceu Samuel saindo em direção a eles para subir ao lugar alto.
15Ora, um dia antes da chegada de Saul, o Senhor havia se manifestado a Samuel, dizendo:
16?Amanhã, a esta mesma hora, vou te enviar um homem da terra de Benjamim. Unge-o como príncipe do meu povo Israel: ele salvará o meu povo das mãos dos filisteus, pois voltei meus olhos para o meu povo, porque seu clamor chegou até mim?.
17Quando Samuel avistou Saul, o Senhor lhe disse: ?Este é o homem de quem te falei. Ele governará o meu povo?.
18Saul aproximou-se de Samuel, na soleira da porta, e disse-lhe: ?Peço-te que me informes onde é a casa do vidente?.
19Samuel respondeu a Saul: ?Sou eu mesmo o vidente. Sobe à minha frente ao lugar alto. Hoje comereis comigo, e amanhã cedo te deixarei partir, depois de te haver revelado tudo o que tens no coração.
20Quanto às jumentas que perdeste há três dia, não te preocupes, porque já foram encontradas. Aliás, não pertence a ti e a toda a casa do teu pai tudo o que há de precioso em Israel??
21Saul respondeu: ?Não sou por acaso um benjaminita, da menor tribo de Israel? E meu clã não é o mais modesto de todos os clãs da tribo de Benjamim? Por que me dizes tais coisas??
22Samuel tomou consigo a Saul e o criado, introduziu-os na sala e deu-lhes o primeiro lugar entre os convidados, uns trinta homens.
23Samuel disse ao cozinheiro: ?Serve a porção que te dei para a reservar?.
24Então o cozinheiro trouxe o pernil e o rabo e os pôs diante de Saul. Samuel comentou: ?Eis o que ficou guardado. Põe diante de ti e come, porque foi reservado de propósito para ti quando convidei o povo?. Assim, Saul comeu à mesa de Samuel naquele dia.
25Depois desceram do lugar alto para a cidade. Prepararam para Saul uma cama no terraço, e ele se deitou.
26SAUL UNGIDO PRÍNCIPE POR SAMUEL
Ao raiar do dia, Samuel chamou Saul no terraço e disse: ?Levanta-te, vim despedir-me de ti?. Saul levantou-se e ambos, Samuel e ele, saíram.