Primeiro Livro de Samuel (1Sm) - Capítulo 7
Os homens de Cariat-Iarim vieram e fizeram subir a arca do Senhor. Conduziram-na à casa de Aminadab, no morro, e consagraram Eleazar, seu filho, para guardar a arca do Senhor.
2Transcorreu um longo tempo, cerca de vinte anos, desde o dia em que a arca foi instalada em Cariat-Iarim. Então, toda a casa de Israel se lamentou diante do Senhor.
3E Samuel falou a toda a casa de Israel, dizendo: ?Se voltardes, de todo o coração, para o Senhor, tirai do vosso meio os deuses estrangeiros e as estátuas de Astarte; dirigi os vossos corações para o Senhor e servi somente a ele. Então ele vos livrará das mãos dos filisteus?.
4E os israelitas afastaram os ídolos de Baal e de Astarte e serviram somente ao Senhor.
5Samuel falou: ?Reuni todo o Israel em Masfa para que eu ore por vós ao Senhor?.
6Reuniram-se em Masfa, tiraram água e derramaram-na diante do Senhor, jejuaram naquele dia e disseram: ?Pecamos contra o Senhor!? Samuel foi juiz dos israelitas em Masfa.
7VITÓRIA SOBRE OS FILISTEUS
Os filisteus ouviram que os israelitas estavam reunidos em Masfa. Os príncipes dos filisteus então marcharam contra Israel. Sabendo disso, os israelitas tiveram medo dos filisteus
8e disseram a Samuel: ?Não cesses de invocar o Senhor, nosso Deus, para que nos salve das mãos dos filisteus?.
9Então Samuel tomou um cordeirinho que ainda mamava e ofereceu-o em holocausto ao Senhor. E Samuel clamava ao Senhor por Israel, e o Senhor o atendeu.
10Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus iniciaram o combate contra Israel. O Senhor, porém, naquele dia trovejou com grande fragor sobre os filisteus, aterrorizando-os, e foram vencidos por Israel.
11As forças de Israel saíram de Masfa e perseguiram os filisteus, destroçando-os, até abaixo de Bet-Car.
12Então Samuel tomou uma pedra e a pôs entre Masfa e Sen; deu àquele lugar o nome de Ebenezer (isto é, Pedra do Socorro), dizendo: ?Até aqui o Senhor nos socorreu?.
13Assim os filisteus foram humilhados e nunca mais voltaram ao território de Israel, porque a mão do Senhor pesou sobre os filisteus enquanto Samuel viveu.
14As cidades que os filisteus haviam tomado a Israel foram-lhe restituídas, de Acaron a Gat. Israel libertou os territórios delas da mão dos filisteus. E houve paz entre Israel e os amorreus.
15Samuel foi juiz em Israel durante toda a sua vida.
16Cada ano, visitava Betel, Guilgal e Masfa, e atuava como juiz de Israel em cada um desses lugares.
17Depois voltava a Ramá, onde se encontrava sua casa. Ali julgava Israel, e ali ele construiu um altar ao Senhor.