Primeiro Livro de Samuel (1Sm) - Capítulo 19

1JÔNATAS INTERVÉM EM FAVOR DE DAVI
Saul falou a Jônatas, seu filho, e a todos os de sua corte sobre sua intenção de matar Davi. Mas Jônatas filho de Saul amava profundamente Davi
2e preveniu-o a respeito disso, dizendo: ?Saul, meu pai, procura matar-te; portanto, toma cuidado amanhã cedo e fica oculto em um esconderijo.
3Eu mesmo sairei em companhia de meu pai, no campo, onde estiveres, e lhe falarei de ti, para ver o que ele diz, e depois te avisarei de tudo o que eu souber?.
4Então Jônatas falou bem de Davi a Saul, seu pai, e acrescentou: ?Não faças mal algum a teu servo Davi, pois ele nunca te ofendeu. Ao contrário, o que ele tem feito foi muito proveitoso para ti.
5Arriscou sua vida, matando o filisteu, e o Senhor deu uma grande vitória a todo o Israel. Tu mesmo foste testemunha e te alegraste. Por que, então, pecarias, derramando sangue inocente e mandando matar Davi sem motivo??
6Saul, ouvindo isto e aplacado com as razões de Jônatas, jurou: ?Pela vida do Senhor, ele não será morto!?
7Então Jônatas chamou Davi e contou-lhe tudo. Levou-o em seguida a Saul, para que retomasse o seu lugar como antes.
8MICOL SALVA DAVI DE NOVO ATENTADO DE SAUL
Como a guerra recomeçasse, Davi saiu a combater contra os filisteus, infligindo-lhes uma grande derrota. Eles fugiram diante dele.
9Um espírito maligno, mandado pelo Senhor, acometeu novamente Saul. Ele estava sentado em sua casa, com uma lança na mão, enquanto Davi tocava harpa.
10Saul, então, arremessou a lança, procurando cravar Davi na parede; este, porém, desviou-se, e a lança foi cravar-se na parede sem atingi-lo. Davi esquivou-se e fugiu naquela mesma noite.
11Saul mandou emissários à casa de Davi para vigiá-lo e matá-lo pela manhã. Mas Micol, sua esposa, avisou-o: ?Se não fugires esta noite, amanhã morrerás?.
12Fê-lo descer pela janela, e ele fugiu, pondo-se a salvo.
13Micol então tomou uma estátua de ídolo, deitou-a sobre a cama, cobriu a cabeça com uma pele de cabra bem peluda e vestiu-a com um manto.
14Saul mandou emissários para prender Davi, mas Micol respondeu que ele estava doente.
15Saul mandou-os novamente, com a ordem de vê-lo. ?Trazeio a mim com cama e tudo?, mandou, ?para que seja morto?.
16Quando os emissários chegaram, encontraram na cama apenas a estátua com a pele de cabra sobre a cabeça.
17Saul disse a Micol: ?Por que me enganaste assim e deixaste escapar meu inimigo?? Micol respondeu: ?Porque ele me ameaçou: ?Deixa-me ir, senão te mato??.
18SAUL ENTRE OS PROFETAS
Davi fugiu e pôs-se a salvo. Foi ter com Samuel, em Ramá, e contou-lhe tudo o que Saul lhe fizera. E foram ambos residir em Naiot.
19Saul foi informado de que Davi estava em Naiot de Ramá.
20Então Saul mandou emissários com a ordem de prender Davi. Mas, ao ver a comunidade dos profetas em transe, com Samuel à frente, foram tomados pelo espírito de Deus e começaram também a cair em transe.
21Quando isto foi relatado a Saul, mandou outros emissários, e também esses caíram em transe. Novamente, enviou um terceiro grupo, os quais também caíram em transe.
22Foi então pessoalmente a Ramá. Chegou à grande cisterna que está em Soco e perguntou: ?Onde se encontram Samuel e Davi?? Disseram-lhe: ?Estão em Naiot de Ramá?.
23Foi então para Naiot em Ramá. Sobreveio-lhe o espírito de Deus, e ele começou a caminhar em estado de transe até chegar a Naiot em Ramá.
24Despiu também suas vestes, estando em transe com os outros, na presença de Samuel; ficou caído por terra, nu, durante todo o dia e toda a noite ? de onde o ditado: ?Também Saul está entre os profetas??

Capítulos