Primeiro Livro de Samuel (1Sm) - Capítulo 22

1DAVI EM ODOLAM E EM MOAB
Davi partiu dali e refugiou-se na caverna de Odolam. Quando seus irmãos e toda a casa de seu pai souberam disso,foram juntar-se a ele.
2Com Davi agruparam-se todos os miseráveis, todos os devedores insolventes e toda sorte de revoltados e descontentes. Ele tornou-se o seu chefe. Eram cerca de quatrocentos homens.
3De lá, Davi dirigiu-se para Masfa de Moab, e disse ao rei de Moab: ?Permite que meu pai e minha mãe fiquem convosco, até que eu saiba o que Deus quer de mim?.
4Então deixou-os junto do rei de Moab, e ficaram com ele durante todo o tempo em que Davi permaneceu no seu refúgio.
5Mas o profeta Gad disse a Davi: ?Não fiques no teu refúgio. Parte e vai para a terra de Judá?. E Davi partiu e foi para o bosque de Haret.
6MASSACRE DOS SACERDOTES DE NOB
Encontrando-se em Gabaá, Saul ouviu que haviam descoberto Davi e seus companheiros. Ele estava sentado debaixo de uma tamareira, lá no alto, com a lança na mão e rodeado por seus servos.
7Disse aos oficiais que estavam ao seu redor: ?Escutai, benjaminitas. Será que o filho de Jessé dará a todos vós campos e vinhas e fará de todos vós chefes de mil e de cem?
8Por que conjurastes, todos vós, contra mim? Nenhum de vós me avisou quando meu filho fez aliança com o filho de Jessé. Ninguém se preocupou com o risco que eu corria, nem me revelou que meu filho instigou meu servo contra mim, para armar-me emboscadas como hoje?.
9Doeg, o edomita, que estava entre os oficiais de Saul, respondeu: ?Eu vi o filho de Jessé em Nob, junto a Aquimelec filho de Aquitob.
10Aquimelec consultou para ele o Senhor e lhe deu provisões, entregando-lhe também a espada do filisteu Golias?.
11O rei mandou chamar o sacerdote Aquimelec filho de Aquitob, com toda a casa de seu pai, os sacerdotes de Nob. Todos eles compareceram diante do rei.
12Saul disse: ?Ouve, filho de Aquitob!? Ele respondeu: ?Aqui estou, senhor!?
13Disse-lhe Saul: ?Por que conspirastes contra mim, tu e o filho de Jessé? Por que lhe deste pães e espada e consultaste para ele o Senhor? Para que se insurgisse contra mim e me armasse uma emboscada, como hoje aconteceu?
14Aquimelec respondeu ao rei: ?Quem, entre todos os teus servos, é mais fiel que Davi, genro do rei, chefe de teus homens, estimado por toda a tua casa?
15Foi hoje que comecei a consultar o Senhor para ele? De modo algum! Que o rei não impute a seu servo e a toda a casa de meu pai tal acusação! Teu servo nada sabia daquilo que estás falando, nem pouco nem muito?.
16O rei disse: ?Tu morrerás, Aquimelec, tu e toda a casa de teu pai!?
17Disse o rei à escolta que o acompanhava: ?Voltai-vos e matai os sacerdotes do Senhor, pois ajudaram Davi. Sabendo que estava fugindo, não me avisaram?. Mas os oficiais do rei recusaram-se a levantar a mão contra os sacerdotes do Senhor.
18Disse então o rei a Doeg: ?Volta-te e lança-te sobre os sacerdotes!? Doeg, o edomita, voltou-se, lançou-se sobre eles e matou naquele dia oitenta e cinco homens que vestiam as insígnias sacerdotais.
19Também Nob, cidade sacerdotal, foi passada ao fio da espada: homens e mulheres, crianças e recém-nascidos, bois, asnos e ovelhas foram passados ao fio da espada.
20Somente escapou um filho de Abimelec filho de Aquitob, de nome Abiatar, e fugiu para onde estava Davi.
21Contou-lhe que Saul matara os sacerdotes do Senhor.
22Então Davi disse a Abiatar: ?Eu bem sabia, naquele dia em que, estando ali Doeg, o edomita, sem dúvida ele avisaria a Saul. Sou eu o culpado da morte de toda a casa de teu pai.
23Fica comigo, não temas. Quem quer a minha morte, quer também a tua. Comigo estarás seguro?.

Capítulos