Primeiro Livro de Samuel (1Sm) - Capítulo 17
Os filisteus mobilizaram suas tropas para a guerra, reuniram-se em Soco de Judá, e acamparam entre Soco e Azeca, em Efes-Domim.
2Saul e os homens de Israel reuniram-se e assentaram acampamento no vale do Terebinto, pondo-se em linha de combate contra os filisteus.
3Separados por um vale, os filisteus tomaram posição sobre um monte de um lado, e Israel sobre outro monte, do lado oposto.
4Saiu então das fileiras dos filisteus um campeão, chamado Golias, natural de Gat, com uns três metros de altura.
5Trazia na cabeça um capacete de bronze e vestia uma couraça de escamas de bronze, que pesava mais de cinqüenta quilos.
6Usava perneiras de bronze e um dardo de bronze pendurado entre os ombros.
7A haste de sua lança era grossa como um cilindro de tear e a ponta de ferro pesava seis quilos. À sua frente andava seu escudeiro.
8Ele tomou posição e gritou para as fileiras de Israel: ?Por que viestes dispostos para a batalha? Não sou eu filisteu e vós os escravos de Saul? Escolhei um dentre vós para me enfrentar numa luta a dois!
9Se ele conseguir lutar comigo até matar- me, seremos vossos escravos. Mas se eu o vencer e matar, então sereis vós os nossos escravos e nos servireis?.
10E o filisteu acrescentou: ?Lanço hoje este desafio ao exército de Israel: Dai-me um homem para lutarmos juntos!?
11Quando Saul e todos os israelitas ouviram as palavras dos filisteus, ficaram consternados e cheios de medo.
12Havia, pois, Davi, filho do acima mencionado efraimita de Belém de Judá, chamado Jessé, que tinha oito filhos e que era já, nos dias de Saul, ancião de idade avançada.
13Seus três filhos mais velhos tinham seguido Saul para a guerra; o primogênito chamava-se Eliab, o segundo, Abinadab, e o terceiro, Sama.
14Davi era o mais novo. Como os três mais velhos tinham seguido Saul,
15Davi ia e vinha, visitando o acampamento de Saul e voltando para cuidar do rebanho de seu pai, em Belém.
16Entretanto, cada manhã e cada tarde, o filisteu fazia sua apresentação, e isso, durante quarenta dias.
17Disse Jessé a seu filho Davi: ?Toma para teus irmãos uma vasilha de grãos torrados e estes dez pães, e leva-os correndo aos teus irmãos no acampamento.
18E estes dez queijos, entrega-os ao chefe de mil. Informa-te se teus irmãos vão bem e traz um sinal de que cumpriste tua missão?.
19Eles estavam com Saul e todos os israelitas no vale do Terebinto, a lutar contra os filisteus.
20No dia seguinte, Davi se levantou de madrugada, confiou o rebanho a um guarda, tomou sua carga e partiu, como Jessé tinha ordenado. Chegou ao acampamento quando as tropas estavam saindo para a batalha, bradando o grito de guerra.
21Os israelitas e os filisteus puseram-se em linha de combate frente a frente.
22Davi descarregou sua carga e deixou-a com o guarda da bagagem, correu para o lugar da batalha e foi perguntar a seus irmãos se estavam bem.
23Enquanto lhes falava, veio saindo das fileiras dos filisteus aquele campeão chamado Golias, filisteu de Gat. Davi ouviu-o proferir as provocações de sempre.
24Todos os israelitas, ao ver o homem, fugiram dele, pois tinham muito medo dele.
25Um dos israelitas disse: ?Não vistes este homem que sai das fileiras? Ele vem insultar Israel. Aquele que o matar, o rei o cumulará de muitas riquezas, lhe dará sua filha e deixará a casa de seu pai livre de impostos em Israel?.
26Davi perguntou aos homens que estavam com ele: ?Que recompensa terá aquele que matar aquele filisteu e tirar essa afronta de Israel? Quem é esse filisteu incircunciso para insultar as fileiras do Deus vivo??
27Os soldados deram a mesma resposta: ?A quem o matar se dará tudo isso?.
28Eliab, seu irmão mais velho, ouvindo como falava com os outros, irritou-se contra Davi e disse: ?Para que vieste aqui? Com quem deixaste aquele punhado de ovelhas no deserto? Eu conheço tua presunção e tua malícia. Foi para ver a batalha que vieste?.
29Davi disse: ?Que fiz eu? Fiz apenas uma pergunta!?
30Desviou-se dele para outro, para fazer a mesma pergunta, e as pessoas deram-lhe a mesma resposta de antes.
31Quando ouviram as palavras de Davi, comunicaram-nas a Saul, e ele mandou buscá-lo.
32Davi disse a Saul: ?Ninguém deve desanimar por causa desse filisteu! Eu, teu servo, vou lutar contra ele?.
33Mas Saul ponderou: ?Não és capaz de enfrentar esse filisteu. Tu és ainda um menino, e ele, um homem de guerra desde a sua juventude?.
34Davi disse a Saul: ?Teu servo cuidava do rebanho do pai. Quando vinha um leão ou um urso e tomava um carneiro do rebanho,
35eu os perseguia e matava, tirando-lhes a presa da boca. E se eles me atacavam, agarrava-os pela goela e os matava a golpes.
36Assim como teu servo matou leão e urso, assim fará a esse filisteu incircunciso, como se fosse um desses animais, pois atreveu-se a insultar as fileiras do Deus vivo?.
37Davi acrescentou: ?O Senhor me livrou das garras do leão e do urso. Ele me salvará também das mãos desse filisteu?. Então Saul disse a Davi: ?Vai, e que o Senhor esteja contigo?.
38Saul revestiu Davi com sua própria armadura, pôs-lhe na cabeça um capacete de bronze e armou-o com uma couraça.
39Davi cingiu a espada de Saul sobre a armadura e tentou caminhar armado, pois não estava acostumado. E disse a Saul: ?Assim não posso andar, não estou acostumado a isso?. E tirou a armadura.
40Tomou então seu cajado na mão, escolheu no riacho cinco pedras bem lisas e guardou-as no seu bornal de pastor, que lhe servia de bolsa. Depois, com sua funda na mão, avançou contra o filisteu.
41O filisteu, precedido do seu escudeiro, vinha aproximando-se mais e mais de Davi.
42Quando pôde ver bem Davi, desprezou-o, porque era muito jovem, ruivo e de bela aparência.
43Disse-lhe: ?Sou por acaso um cão, para vires a mim com um cajado??, e amaldiçoou Davi em nome de seus deuses.
44E acrescentou: ?Vem, eu vou dar tuas carnes às aves do céu e às feras da terra!?
45Mas Davi respondeu: ?Tu vens a mim com espada, lança e dardo; eu, porém, vou a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus das fileiras de Israel, que tu insultaste!
46Hoje mesmo, o Senhor te entregará em minhas mãos, e eu te abaterei e te cortarei a cabeça, e darei o teu cadáver e os do exército dos filisteus às aves do céu e às feras da terra, para que toda a terra saiba que há um Deus em Israel.
47E toda esta assembléia aqui vai saber que não é pela espada nem pela lança que o Senhor concede a vitória; pois a guerra pertence ao Senhor, e ele vos entregará em nossas mãos?.
48Logo que o filisteu se ergueu e marchou em direção a Davi, este saiu prontamente correndo para enfrentar o filisteu.
49Davi meteu a mão no bornal, apanhou uma pedra e arremessou-a com a funda, atingindo o filisteu na fronte com tanta força, que a pedra se encravou na sua testa e o gigante tombou com o rosto em terra.
50E assim Davi venceu o filisteu com uma funda e uma pedra. Feriu o filisteu e matou-o, sem ter espada na mão.
51Em seguida, correu para o filisteu, parou perto dele, arrancou-lhe a espada da bainha e arrematou-o, cortando-lhe a cabeça. Vendo morto o seu guerreiro mais valente, os filisteus fugiram.
52Os homens de Israel e de Judá levantaram-se e, bradando gritos de guerra, perseguiram os filisteus até a entrada de Gat e até as portas de Acaron. Os cadáveres dos filisteus juncavam o caminho desde Saarim até Gat e até Acaron.
53Voltando da perseguição aos filisteus, os israelitas saquearam seu acampamento.
54Davi apanhou a cabeça do filisteu e levou-a a Jerusalém, mas as armas dele, guardou-as na sua tenda.
55Quando Saul viu Davi partir ao encontro do filisteu, disse a Abner, o chefe do exército: ?Esse jovem é filho de quem, Abner?? E Abner disse: ?Por tua vida, ó rei, eu juro: não sei?.
56O rei disse: ?Informa-te, pois, de quem ele é filho?.
57Quando Davi voltou da vitoria sobre o filisteu, Abner levou-o à presença de Saul. Ele tinha ainda na mão a cabeça de Golias.
58Saul perguntou-lhe: ?Quem é o teu pai, moço?? Davi respondeu: ?Eu sou filho de Jessé de Belém, teu servo?.