Primeiro Livro de Samuel (1Sm) - Capítulo 6
A arca do Senhor esteve por sete meses na região dos filisteus.
2Os filisteus chamaram sacerdotes e adivinhos e perguntaram: ?Que vamos fazer com a arca do Senhor? Dizei-nos como devolvê-la a seu lugar?. Eles responderam:
3?Se devolverdes a arca do Deus de Israel, não a devolvais vazia, mas enviai uma reparação por vosso pecado, e sereis curados; então sabereis por que a sua mão fica pesando sobre vós?.
4Eles perguntaram: ?O que devemos dar-lhe por nosso delito?? Eles responderam: ?De acordo com o número dos príncipes dos filisteus, cinco tumores de ouro e cinco ratos de ouro, porque foi a mesma praga que atingiu a vós e a vossos príncipes.
5Fazei imagens dos vossos tumores e também dos vossos ratos, que devastam a terra, e daí glória ao Deus de Israel. Talvez ele retire sua mão que pesa sobre vós e sobre vossos deuses e vossa terra.
6Por que endurecestes vossos corações como fizeram os egípcios e o faraó? Depois que o Senhor os tratou com severidade, não mandaram embora os israelitas, de modo que partiram?
7Agora, pois, procurai e preparai um carro novo e duas vacas com cria, que ainda não tenham sido postas sob a canga, atrelai as vacas ao carro e mandai os bezerros de volta ao curral.
8Tomai a arca do Senhor e instalai-a no carro. E as imagens de ouro que lhe pagais como reparação, colocai-as num cofre ao lado da arca e deixai-a partir.
9E ficai observando: se tomar o caminho da sua terra, por Bet- Sames, foi o Senhor quem nos causou este grande mal; se não, saberemos que não foi a sua mão que nos atingiu, mas aconteceu por acaso?.
10Assim fizeram: tomaram duas vacas que amamentavam seus bezerros e atrelaram nas ao carro, mas deixaram os bezerros no curral.
11Puseram a arca do Senhor no carro e também o cofre com os ratos de ouro e as imagens dos seus tumores.
12As vacas tomaram diretamente o caminho de Bet-Sames. Seguiam esse mesmo caminho, mugindo, sem desviar-se nem para a direita nem para a esquerda. Os príncipes dos filisteus as seguiram até os confins de Bet-Sames.
13Os habitantes de Bet- Sames estavam fazendo a colheita do trigo no vale. Quando olharam, avistaram a arca e alegraram-se ao vê-la.
14O carro chegou ao campo de Josué de Bet-Sames e ali parou. Havia naquele lugar uma grande pedra. Racharam a madeira do carro, oferecendo sobre ela as vacas em holocausto ao Senhor.
15Os levitas tinham descido a arca do Senhor e, a seu lado, o cofre que continha as imagens de ouro; haviam depositado tudo sobre a grande pedra. Naquele dia, o povo de Bet-Sames ofereceu holocaustos e sacrifícios ao Senhor.
16Quando os cinco príncipes dos filisteus viram isso, voltaram a Acaron no mesmo dia.
17Estes são os tumores de ouro que os filisteus pagaram ao Senhor em reparação pelo seu delito: um por Azoto, um por Gaza, um por Ascalon, um por Gat e um por Acaron.
18Os ratos de ouro são em número de todas as cidades dos filisteus pertencendo aos cinco príncipes, tanto das cidades muradas como das aldeias sem muro. E a grande pedra, sobre a qual colocaram a arca do Senhor, está até o dia de hoje como testemunha no campo de Josué de Bet-Sames.
19O CASTIGO DOS RECALCITRANTES
Os filhos de Jeconias não se alegraram com as pessoas de Bet-Sames que tinham visto a arca do Senhor. O Senhor castigou setenta homens do povo. O povo ficou de luto, porque o Senhor lhe tinha dado tão grande castigo.
20Os habitantes de Bet-Sames disseram: ?Quem poderá ficar de pé na presença do Senhor, desse Deus santo? E ao sair daqui, para quem irá??
21Enviaram mensageiros aos habitantes de Cariat-Iarim, dizendo: ?Os filisteus restituíram a arca do Senhor. Descei e fazei-a subir até vós?.