Primeiro Livro de Samuel (1Sm) - Capítulo 18
Assim que Davi acabou de falar com Saul, Jônatas apegou-se profundamente a Davi; amou- o como a si mesmo.
2Naquele mesmo dia, Saul guardou Davi consigo e não permitiu que voltasse à casa de seu pai.
3Jônatas fez uma aliança com Davi, que ele amava como a si mesmo.
4Tirando a túnica com que estava vestido, deu-a a Davi, bem como suas vestes, e mesmo sua espada, seu arco e até seu cinturão.
5Nas expedições, onde quer que Saul o enviasse, Davi tinha êxito. Saul nomeou-o chefe dos guerreiros. Ele era bem visto por todo o povo, inclusive pelos membros da corte de Saul.
6INVEJA DE SAUL. ATENTADO A DAVI
Na chegada das tropas, quando Davi retornou do massacre dos filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, dançando e cantando alegremente ao som de tamborins e címbalos.
7E, enquanto dançavam, diziam em coro: ?Saul matou aos milhares, Davi, às dezenas de milhares?.
8Saul ficou muito zangado com isso e não gostou nada do que diziam. ?A Davi deram dezenas de milhares, e a mim somente milhares?, disse. ?Que lhe falta ainda, senão a realeza??
9E, a partir daquele dia, não olhava mais Davi com bons olhos.
10No dia seguinte, o espírito deprimente enviado por Deus apoderou-se dele, e teve um delírio em meio à sua casa. Davi pôs-se a tocar a cítara como nos outros dias. Saul tinha uma lança na mão.
11Arremessou-a contra Davi, dizendo: ?Vou cravar Davi na parede?. Mas Davi, por duas vezes, se esquivou.
12Saul ficou com medo de Davi, porque o Senhor estava com ele, enquanto se tinha retirado de Saul.
13Por isso, Saul o afastou e fê-lo chefe de mil. Davi saía e voltava à frente do povo.
14Tinha êxito em todas as suas expedições, e o Senhor estava com ele.
15Saul via como Davi tinha êxito em tudo e começou a temê-lo,
16mas todo o Israel e Judá o amavam, e ele saía e voltava à frente deles.
17DAVI SE CASA COM MICOL
Saul disse a Davi: ?Aqui está minha filha mais velha, Merab. Eu vou dá-la a ti como esposa, contanto que sejas um valente guerreiro para mim e combatas nas guerras do Senhor?. Saul pensava: ?Levante-se contra ele não a minha mão, mas a dos filisteus?.
18Disse então Davi a Saul: ?Quem sou eu? Ou qual é a minha linhagem ou a minha família, para que eu me torne genro do rei??
19Ora, quando chegou o tempo de ser dada a Davi, Merab foi dada como esposa a Adriel de Meola.
20Entretanto, Micol, a outra filha de Saul, se apaixonou por Davi. Quando o contaram a Saul, ele ficou contente, pois pensava consigo:
21?Vou dar-lhe Micol, para que lhe seja uma cilada, e ele caia nas mãos dos filisteus?. Disse, pois, a Davi pela segunda vez: ?Hoje vais te tornar o meu genro?.
22E ordenou a seus ministros que dissessem em segredo a Davi: ?Achaste graça aos olhos do rei e todos os seus ministros gostam de ti. Portanto, aceita ser o genro do rei?.
23Os ministros de Saul repetiram essas palavras aos ouvidos de Davi, mas este respondeu: ?Porventura, vos parece pouca coisa ser genro do rei? Tanto mais que sou pobre e de condição humilde?.
24Os ministros comunicaram a Saul essa resposta de Davi.
25Saul replicou: ?Assim falareis a Davi: ?Como dote, o rei quer apenas cem prepúcios de filisteus, para se vingar de seus inimigos??. Deste modo, Saul tencionava fazer cair Davi nas mãos dos filisteus.
26Quando os ministros transmitiram as palavras de Saul a Davi, este achou boa a proposta de se tornar genro do rei. Antes que expirasse o prazo fixado,
27Davi partiu com seus homens, matou duzentos filisteus, levou seus prepúcios e apresentou o número completo ao rei, a fim de se tornar seu genro. Então Saul deu-lhe como esposa sua filha Micol.
28Mas Saul compreendeu muito bem que o Senhor estava com Davi, e que Micol, sua filha, o amava.
29Por isso Saul teve ainda mais medo de Davi, tornando-se seu inimigo para sempre.
30Os chefes dos filisteus fizeram incursões, mas todas as vezes que se punham em campo, Davi tinha mais êxito que os demais oficiais de Saul, de modo que seu nome se tornou muito famoso.