Primeiro Livro de Samuel (1Sm) - Capítulo 4

1CAPTURA DA ARCA PELOS FILISTEUS
Por aquele tempo, os filisteus reuniram-se para fazer guerra a Israel. Israel saiu ao encontro dos filisteus, acampando perto de Ebenezer, enquanto os filisteus, avançaram até Afec
2e se puseram em linha de combate diante de Israel. Travada a batalha, Israel foi derrotado pelos filisteus. Morreram naquele combate, em campo aberto, cerca de quatro mil homens.
3O povo voltou ao acampamento, e os anciãos de Israel disseram: ?Por que fez o Senhor que hoje fôssemos vencidos pelos filisteus? Vamos a Silo buscar a arca da aliança do Senhor, para que ela esteja no meio de nós e nos salve das mãos dos nossos inimigos?.
4Então o povo mandou trazer de Silo a arca da aliança do Senhor dos exércitos, aquele que está sentado sobre os querubins. Os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, acompanhavam a arca da aliança do Senhor.
5Quando a arca da aliança do Senhor chegou ao acampamento, todo o Israel rompeu em grande clamor, até a terra retumbar.
6Ao ouvir o clamor, os filisteus disseram: ?Que gritaria é essa tão grande no campo dos hebreus?? Quando souberam que a arca do Senhor tinha chegado ao acampamento,
7os filisteus tiveram medo e disseram: ?Deus chegou ao acampamento!? E lamentavam-se:
8?Ai de nós! Essa alegria toda não houve ontem nem anteontem. Ai de nós! Quem nos salvará da mão desses deuses tão poderosos? Foram eles que afligiram o Egito com toda espécie de pragas no deserto.
9Coragem, portai-vos como homens filisteus, para que não vos torneis escravos dos hebreus como eles o foram de vós! Sede homens e combatei!?
10Então os filisteus lançaram-se à luta, Israel foi derrotado e cada um fugiu para sua tenda. O massacre foi grande: do lado de Israel tombaram trinta mil homens.
11A arca de Deus foi capturada, e morreram os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias. Morte de Eli e de sua nora
12No mesmo dia chegou a Silo um benjaminita que vinha correndo da linha de batalha. Tinha as vestes rasgadas e a cabeça coberta de pó.
13Quando chegou, Eli estava sentado numa cadeira junto à porta, olhando para a estrada, tomado de receio pela arca de Deus. O benjaminita entrou e deu a notícia à cidade, a qual se levantou em grande clamor.
14Eli ouviu os gritos e disse: ?Que significa esse tumulto?? O homem apressou-se em dar a notícia a Eli.
15Eli tinha noventa e oito anos e seus olhos estavam cegos; ele já não enxergava.
16O homem disse a Eli: ?Eu sou um que venho do combate, eu escapei hoje da batalha?. Eli perguntou-lhe: ?O que aconteceu, meu filho??
17O que trazia a notícia respondeu: ?Israel fugiu diante dos filisteus, e foi grande a derrota do povo; além disto, teus dois filhos, Hofni e Finéias, também foram mortos, e a arca de Deus foi capturada?.
18Quando ele se referiu à arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, junto à porta, quebrou o pescoço e morreu, pois era um homem velho e pesado. Ele foi juiz de Israel por quarenta anos.
19Ora, a sua nora, mulher de Finéias, estava grávida, próxima do parto. Quando ouviu a notícia da captura da arca de Deus e da morte de seu sogro e de seu marido, encurvou-se e deu à luz, porque de repente lhe vieram as dores.
20Como estivesse morrendo, as mulheres que a assistiam disseram-lhe: ?Não temas, deste à luz um filho?. Ela, porém, não respondeu nem lhes deu atenção.
21Deu ao menino o nome de Icabod, dizendo: ?Foi banida a glória de Israel?, por causa da captura arca de Deus e da morte do sogro e do marido.
22?Sim ? disse ela ? foi banida a glória de Israel, pois a arca de Deus foi capturada?.

Capítulos